Mobile Commerce (m-commerce): o que é e porque a sua empresa precisa

Mobile Commerce (m-commerce): o que é e porque a sua empresa precisa

Descubra tudo o que há para saber sobre M-commerce. Confira o que é Mobile Commerce, qual a sua importância e porque o seu negócio precisa dele imediatamente.

Você já parou para pensar em quantos celulares inteligentes são utilizados em território brasileiro atualmente? A resposta para essa pergunta irá mostrar a você porque a sua empresa precisa passar a fazer uso do Mobile Commerce ainda hoje!

Segundo um levantamento feito pelo FGV, existem mais de 240 milhões de smartphones sendo utilizados no Brasil. Este número por si só já é maior que a população do país.

Dispositivos móveis atualmente são o terceiro braço da humanidade. Uma ferramenta que se tornou parte de nós pois seu uso facilita muito as tarefas do dia a dia.

Seja para nos acordar de manhã, mostrar as horas, consultar dados bancários ou até mesmo fazer compras, esses pequenos itens de grande tecnologia são uma parte inegável da sociedade pós-moderna.

Contudo, este fenômeno digital acaba por exigir uma série de mudanças dentro de diversas empresas que presam por estar por dentro de todas as tendências do momento. E uma dessas mudanças é a aquisição do M-commerce.

Muitas organizações contam com a criação de sites responsivos para suprir essa nova necessidade latente do mercado.

Venha com a gente e confira tudo o que precisa saber sobre essa ferramenta de e-commerce.

Confira os tópicos que você encontrará nesse artigo abaixo:

O que é Mobile Commerce (M-commerce)

O que é mobile commerce

O Mobile Commerce é nada menos que um dos diversos canais de venda do e-commerce.

Mas o que seria um e-commerce? O e-commerce é uma metodologia de venda onde toda a negociação é feita dentro das plataformas digitais.

Essa metodologia de comércio se concentra única e especialmente em fazer vendas digitais. Ou seja, dentro da internet.

Mas onde na internet? Tudo depende da ferramenta de e-commerce que selecionada. Neste caso estamos falando sobre o M-commerce.

Este canal de venda se concentra especificamente em dispositivos móveis. O Mobile E-commerce utiliza de plataformas como lojas virtuais que se adaptam perfeitamente a smartphones e tablets.

Para conseguir esse feito é necessário um site com um design responsivo, isso significa que ele será programado de uma forma que irá permitir que ele se adapte ao receptor. Para isso você irá precisar de profissionais da área de programação e design.

O Mobile E-commerce também abraça a criação de aplicativos. Atualmente existe uma séries de aplicativos de venda que se tornaram febre entre o público, alguns deles são: Mercado Livre, Shopee, Amazon, Magazine Luiza, entre outros.

Por conta disso, muitas empresas estão expandindo seus negócios e se questionando "como vender pelo celular?". Afinal o que seria melhor para o seu negócio do que oferecer o seu produto diretamente na mão do cliente?

Por que ter um M-commerce?

Como já mencionamos acima, o uso dos smartphones é um fato cada vez mais recorrente. Afinal contamos com mais celulares sendo utilizados diariamente do que qualquer outro tipo de produto inteligente.

E um dos principais motivos para isso acontecer é a facilidade que vem junto a esses pequenos aparelhos. Em um telefone é possível realizar coisas que, a alguns anos, você precisaria sair de casa e gastar o dobro de tempo para fazer.

Ir ao banco, conversar com um familiar, realizar uma compra, acompanhar a música do momento. Tudo pode ser feito de um só cômodo, sem nem ao menos precisar se levantar para realizar tais tarefas.

Cada um desse elementos somado a rotina cada apertada do ser humano moderno apontam para somente um caminho: a praticidade oferecida pelo digital.

Imagine como seria se além de ter que trabalhar e estudar, ainda fosse necessário ter que sair toda vez que quiser comprar um presente, falar com alguém ou comer alguma coisa especial.

Hoje é necessário fazer uma super otimização do tempo, e é exatamente isso que as novas tecnologias estão oferecendo.

E o seu negócio deve estar totalmente pronto para isso!

Não se torne uma pedra no sapato do seu cliente. Você precisa ajuda-lo a encontrar o que precisa de maneira rápida e descomplicada, assim como o resto do mundo está fazendo.

E como isso é possível? Pelo E-commerce Mobile, claro!

Essa ferramenta permite que você esteja a disposição do seu cliente quando ele enfim decidir que chegou o momento de realizar uma compra.

O que poderia ser melhor que estar a apenas um clique de distância do seu consumidor, não é?

Como criar um Mobile Commerce?

Como criar um M-commerce

Chegamos a um ponto chave: o momento da criação do seu M-commerce.

O primeiro passo é pensar na sua empresa. Considere cada pequeno ponto: qual o porte do seu negócio? Esta é uma questão que será muito importante no momento de saber o quanto investir na sua ferramenta.

O segundo passo é observar o público. Onde ele está? Ele utiliza mais sites ou prefere aplicativos? Geralmente sua persona terá uma opinião formada sobre cada uma das opções. Você deve escolher o que for melhor para ela.

O próximo ponto, um dos mais importantes, é avaliar sua situação atual. Você já iniciou sua jornada dentro dos e-commerce e agora deseja expandir para um Mobile Commerce, ou esse será o seu primeiro envolvimento com o comércio digital?

Caso já tenha um site, faça a criação de um site responsivo. Ele será um bom inicio.

Se o seu negócio já contar com um, analise o cenário e crie um aplicativo. Ele pode ser o primeiro passo em direção a um sucesso ainda maior que sua empresa estava precisando.

Se for completamente novo nesse setor o ideal é considerar a criação de sites, especialmente a criação de sites responsivos.

Eles contam com um investimento um pouco mais baixo e serão o primeiro contato do seu público com o seu negócio dentro do espaço digital.

Quem faz um M-commerce?

Se uma das suas preocupações era o fato de que a sua empresa não conta com profissionais qualificados para criar e fazer a manutenção de uma ferramenta de e-commerce, não tem problema!

Para a sua segurança existem empresas focadas exclusivamente na criação de sites e e-commerce. Essas organizações são chamadas de agências de marketing digital.

Geralmente cada uma possui uma especialização especifica. Enquanto umas focam em marketing de conteúdo, outras trabalham diretamente com SEO, e algumas das demais tem como nicho as ferramentas de e-commerce.

Essas empresas contam com profissionais da área de T.I. para fazer a programação, do design para desenvolver layouts e peças gráficas e publicitários para cuidarem da redação e de campanhas.

3 Dicas para você começar seu novo e-commerce

Dicas para criar um Mobile Commerce

1 - Desenvolva um estratégia de marketing digital

Investir em marketing de atração é sempre uma boa opção. Será a partir dele que o seu M-commerce começará a traçar o caminho do seu cliente e ser encontrado por ele.

Faça uso do melhor do marketing de conteúdo, copywriting e SEO para encontrar, converter e encantar a sua persona.

2 - Tenha um processo eficiente

A logística é uma parte fundamental de qualquer e-commerce, inclusive do mobile, e deve funcionar de maneira eficiente.

Somente assim você irá garantir a satisfação completa do cliente. Esta etapa é extremamente importante, não a deixe por último. Afinal não adianta de nada você possuir uma boa loja, mas nenhum produto sendo entregue.

3 - Tenha uma equipe competente

Fundamental para o sucesso do seu mobile e-commerce, uma equipe responsável e bem capacitada deve ser o pilar do seu negócio.

Conte com profissionais capazes de fazer criação de sites responsivos e aplicativos, manutenção, otimização e design. Além de pessoas para logística e para o marketing digital.

Conclusão

Agora que você já está sabendo tudo sobre m-commerce, é a hora de fazer alguns estudos mercadológicos e descobrir a melhor forma de implementar essa ferramenta de comércio incomparável as estratégias da sua empresa.

Hora de levantar e colocar em prática tudo o que aprendeu sobre esta ferramenta super atual de e-commerce.

Caso ainda tenha qualquer dúvida sobre o tema, basta entrar em contato conosco clicando aqui! Ou se desejar saber ainda mais sobre e-commerce acesse os demais conteúdos disponíveis em nosso blog.

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