Google Meu Negócio: cadastro passo a passo

Google Meu Negócio: cadastro passo a passo

Confira o passo a passo de como cadastrar a sua empresa no Google Meu Negócio.

Segundo o próprio Google, empresas que possuem cadastro no Google Meu Negócio tem o dobro de chance de ser encontrada dentro da plataforma de busca.

Além de conquistar mais clientes e alcançar mais pessoas, você poderá divulgar informações que julga necessária para o seu público.

Por isso trouxemos o passo a passo de como cadastrar a sua empresa no Google Meu Negócio. Confira:

Como cadastrar sua empresa no Google Meu Negócio?

Primeiro passo

A primeira coisa que você deve fazer para cadastrar a sua empresa no Google Meu Negócio é clicar aqui com o seu e-mail institucional logado para acessar o link da página do Google Meu Negócio. Quando você fizer isso irá aparecer a seguinte tela:

Primeira aba Google meu negócio

Quando esta página abrir basta clicar no botão azul que diz "Gerenciar agora", para que então possamos passar para o próximo passo.

Segundo passo

Após clicar no botão azul indicado acima você verá a seguinte aba sendo aberta:

Cadastro Google Meu Negócio

Aqui se inicia o processo para cadastrar a sua empresa no Google Meu Negócio. No espaço que diz "Nome da empresa*" você irá adicionar o nome completo da sua organização. Será ele que ficará exposto para o cliente.

Após fazer isso basta clicar em continuar.

Terceiro Passo

Depois de inserir o nome da empresa, você será direcionado a próxima fase.

Tipo de empresa no Google Meu Negócio

Nesta etapa você irá selecionar o seu tipo de empresa.

O varejo online se refere a empreendimentos que fazem vendas dentro do digital, por meio de lojas virtuais, por exemplo.

Loja física é o negócio que possui um local físico que pode ser visitado para analisar produtos e fazer compras.

A opção serviços locais são as empresas que oferecem atendimentos nos locais selecionados por clientes, como casas e organizações.

Você deve selecionar uma ou mais opções que melhor se adequem ao seu empreendimento. Por exemplo, se o seu negócio é uma loja de roupa que vende em um espaço físico e na internet, você deve selecionar as duas primeiras opções.

Quarto passo

Dependendo do que você selecionou, irão aparecer etapas a mais ou a menos para serem preenchidas. Caso tenha selecionado varejo online, você será direcionado a seguinte etapa:

Loja Online no Google Meu Negócio

No espaço que diz "Site" você deve inserir o link do site onde você realiza a venda dos seus produtos e em seguida clicar no botão azul escrito "Próxima".

Caso você tenha selecionado alguma das opções Loja Física ou Serviços Locais, você irá pular diretamente para a seguinte etapa:

Categoria de negócios no Google Meu Negócio

Neste momento será necessário preencher o campo disponível de acordo com a categoria da sua empresa. Ao clicar no espaço em branco você poderá ver alguns tipos de negócio que vão te ajudar.

Quinto passo

No caso de ter selecionado Loja física, você também verá a seguinte etapa:

Endereço no Google Meu Negócio

Este será o endereço mostrado para os seus clientes quando pesquisarem a sua empresa no Google, por isso não deixe de adicionar. Quanto mais informações você adicionar ao seu cadastro no Google Meu Negócio, maior será o seu alcance.

Para confirmar a sua localização irá aparecer um mapa onde você pode posicionar o marcador. Confira:

Maps no Google Meu Negócio

Sexto passo

A próxima etapa pede um número para que seus clientes possam entrar em contato com você.

Contato no Google Meu Negócio

Este contato ficará exposto em sua conta para que os interessados possam ligar, o recomendado é adicionar um já utilizado.

Sétimo passo

Após adicionar todas as informações colocadas até aqui vem o momento de fazer a verificação.

Método de verificação no Google Meu Negócio

Aqui você deve selecionar um método de verificação para confirmar a existência do seu negócio. Desta forma o Google Meu Negócio poderá disponibilizar com segurança a sua empresa como resultado de pesquisas.

Você pode receber por correio ou selecionar "Mais opções" e conferir as demais maneiras de fazer essa verificação.

Não se preocupe, as informações disponibilizadas por você para fazer essa confirmação de identidade não serão divulgadas para o público.

Oitavo passo

Enfim estamos chegando as últimas etapas. Neste momento restam apenas algumas informações que devem ser dadas aos seus clientes. Confira:

Horário de funcionamento no Google Meu Negócio

Aqui você disponibiliza os dias que o seu negócio abre e quais os horários de abertura e fechamento.

Mensagens Google Meu Negócio

Nesta aba você apenas decide se deseja ou não aceitar mensagens enviadas pelos clientes através do Google.

Descrição da empresa no Google Meu Negócio

Em seguida você pode adicionar uma breve descrição de até 750 caracteres que ficará disponível para o consumidor. Fale sobre a empresa e especialmente sobre os produtos e serviços oferecidos.

Uma boa copy pode fazer a diferença.

Fotos no Google Meu Negócio

A penúltima etapa de personalização de perfil serve para adicionar fotos do seu negócio. Utilize primeiro imagens do seu logo e em seguida da sua loja física, caso tenha. Se trabalhar apenas com vendas online utilize fotos de catálogos online ou de produtos.

É importante que sejam imagens de qualidade para atrair confiança e desejo.

Domínio no Google Meu Negócio

Por fim, o Google Meu Negócio oferece nomes de domínio personalizados de acordo com o seu site, no caso de ter um. Por um determinado preço, você pode adquirir um domínio que irá ajudar ainda mais no seu engajamento.

Caso não não tenha interesse, basta pular.

Sua empresa no Google Meu Negócio

Após finalizar todas as etapas anteriores você terá uma pré-visualização do que será visto pelo seu público.

Para que seu perfil fique visível você não pode esquecer de fazer a verificação previamente solicitada. Ela é essencial para o processo.

Dicas para otimizar o seu perfil no Google Meu Negócio

Agora que você fez o seu cadastro no Google Meu Negócio , vamos falar sobre como otimizar o seu perfil. Afinal, não basta apenas estar presente dentro da internet, o seu empreendimento precisa se destacar.

Por isso trouxemos 3 dicas para otimizar o seu perfil no Google Meu Negócio, confira!

1- Faça postagens

Na sessão de postagens do Google Meu Negócio você pode criar 4 tipos de postagens, sendo elas ofertas, novidades, evento e produto.

Ofertas: Nas ofertas você pode adicionar fotos e vídeos e um título principal que irá indicar o tipo de promoção oferecida.

Oferta Google Meu Negócio
Detalhes oferta Google Meu Negócio

Você também deve adicionar a data de início e de término. Se desejar, pode colocar alguns detalhes adicionais como descrições, código de cupom, link para resgatar a oferta, termos e condições.

Novidades: a opção novidades é perfeita para informar algo sobre a sua empresa ou para publicar artigos de até 1500 caracteres.

Novidades Google Meu Negócio

No botão você pode selecionar entre seis possibilidades: reservar, fazer pedido, comprar, saber mais, inscrever-se, ligar agora. Em todos você precisará colocar alguma informação complementar, geralmente um link ou um contato.

Evento: nesta opção você cria um evento e adiciona algumas informações de acordo com o interesse da sua empresa.

Evento Google Meu Negócio
Detalhes evento Google Meu Negócio

Avise o seu público de algum evento e permita que ele se prepare. Explore as imagens, adicione as datas e uma pequena descrição em "Adicionar detalhes(opcional). 

Produto: na sessão de produtos você pode adicionar novos itens ao seu catálogo virtual. Eles serão exibidos junto a sua empresa como resultado no Google.

Produto Google Meu Negócio
Detalhes Produto Google Meu Negócio

 

Além de todas essas possibilidades você pode adicionar fotos e vídeos. Adicionando esses conteúdos a sua empresa ganha credibilidade e posicionamento dentro da plataforma de pesquisa.

Realize a postagens desses materiais com uma certa frequência para garantir que seu perfil fique sempre atualizado.

2- Estimule retornos

Hoje, ao pesquisar sobre uma empresa um dos elementos que mais chama a atenção são os comentários sobre ela. Ter o relato de um antigo cliente é de extrema importância quando falamos sobre conquistar um possível novo cliente.

Incentive os seus consumidores a deixar avaliações e contar sobre a experiência dele com a sua organização. E o mais importante, responda a essas avaliações. Desta forma você abre um espaço de interação com o seu cliente.

E não tenha medo de avaliações negativas. Utilize-as a seu favor, fale com a pessoa que avaliou e questione sobre o problema. Dessa forma o seu negócio demonstra confiança e credibilidade para o público.

3- Permita que interajam com o seu negócio

Existem diversas ferramentas que quando disponibilizadas para o público, podem trazer muita interação e engajamento para o seu negócio. O agendamento é um bom exemplo.

Quando você habilita essa funcionalidade, o cliente pode fazer uma reserva ou marcar um horário para visitar o seu escritório. Incrível, não é?

Outra ferramenta muito importante é a de mensagens. Neste caso o cliente pode abrir um chat diretamente no Google por onde ele falará com a empresa. Cada um desses recursos pode ser muito útil para o seu negócio, por conta da praticidade e da agilidade de contato.

Agora é só começar a usar

O seu cadastro no Google Meu Negócio já está finalizado e você já sabe algumas formas de otimizar a sua conta. Por isso, agora o que resta é explorar todas as ferramentas dispostas nesta plataforma. Publique novidades, fotos e responda as avaliações dos seus clientes.

Cada uma dessas ações irá ajudar o seu negócio a chegar ao patamar que você sempre desejou.

Quer descobrir mais formas destacar o seu negócio na web? Acesse nosso blog clicando aqui!

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