Marketing para E-commerce: 5 estratégias que geram vendas

Marketing para E-commerce: 5 estratégias que geram vendas

Para ter um negócio de sucesso são necessárias diversas ações estratégicas. Por isso hoje vamos falar de 5 estratégias de Marketing para E-commerce que geram vendas.

Se você está buscando novos meios de fazer o seu comércio eletrônico prosperar chegou ao lugar certo. Hoje iremos falar sobre 5 diferentes estratégias de Marketing para e-commerce que geram aumento de vendas.

O e-commerce cresceu de forma desenfreada nos últimos anos para se adaptar a uma nova rotina de vida trazida pelo Covid-19. Mas para que esta forma de comércio funcionasse de forma efetiva era necessário chamar atenção para ela.

Afinal de que adianta se ter um grande negócio se ninguém o conhece?

É nesse momento que o marketing entra em jogo. Será por conta dele que comércio eletrônico que irá se estabelecer dentro do mercado.

Quando falamos de marketing para e-commerce, levamos em consideração tanto o marketing digital quanto o tradicional. Contudo, o mais utilizado por conta de seus resultados a longo prazo e baixo custo de investimento, é o marketing digital.

Por conta disso, selecionamos 5 estratégias de marketing digital para otimizar os seus resultados.

Confira todos os tópicos que você irá encontrar neste artigo:

O que é Marketing Digital?

O que é marketing digital

Antes de entrarmos de cabeça nas estratégias para e-commerce, primeiros vamos rever o conceito básico de marketing digital.

Não muito distante do conceito de marketing, o marketing digital se concentra inteiramente dentro do espaço virtual. Isso significa que todas as suas estratégias e ações irão utilizar de ferramentas de comunicação que estão dentro da internet, como as redes sociais.

Contudo, ele é significativamente diferente das ferramentas de comunicação tradicionais, como revistas, jornais e folhetos.

Estes se tratam de uma comunicação via de mão única. Isso significa que o receptor, que geralmente é o público alvo, apenas recebe a mensagem e absorve seu conteúdo sem mais delongas.

Porém no marketing digital a coisa é um pouco diferente, pois ela gera a abertura para a interação social

Isso acontece pois ao ler uma revista em um pedaço de papel, o público da informação não tem o que fazer além de apenas absorver a mensagem. Porém ao consumir algo semelhante em uma rede social, ele pode curtir, comentar, salvar e compartilhar.

Este tipo de marketing é perfeito para o e-commerce. Pois ao visitar uma loja virtual ele pode salvar o produto desejado em uma lista de desejos para comprar mais tarde, ou até mesmo para mandar para alguém.

Esses elementos aproximam muito as ferramentas digitais, o que possibilita a criação de uma estratégia que tenha um ótimo aproveitamento de ambas.

Benefícios do Marketing Digital para um E-commerce

Benefícios do Marketing Digital

Existem diversos benefícios quando falamos sobre marketing digital, especialmente para um e-commerce. Confira só alguns deles:

Fale diretamente com o seu público

Os algoritmos da internet são as pequenas engrenagens que levam cada conteúdo ao seu devido lugar, isso significa que serão eles que enviarão o seu conteúdo até ao seu público-alvo.

Além de ter um alcance muito mais amplo e a possibilidade de interação, o marketing digital também garante um tipo de contato que nenhum outro tipo de marketing pode proporcionar.

Você terá a possibilidade encontrar sua persona na sua cidade e em qualquer outro lugar do mundo em que ela esteja. Isso significa que a comunicação vai ser sua maior aliada na hora de achar quem precisa dos itens oferecidos pelo seu negócio.

Tenha um relacionamento com o cliente

No momento da decisão da compra não devem existir espaço para dúvidas!

Quando você desenvolve uma relação com seu cliente por meio das ferramentas e das metodologias de marketing digital, seu consumidor não terá sobre o que pensar.

Tudo isso porque ao utilizar corretamente cada elemento deste método de comunicação o seu convencimento terá sido um sucesso. Afinal ele foi completamente fundado em cima de argumentos válidos e interessantes.

Mensure resultados em tempo real

A adaptabilidade sempre fez e sempre fará parte da jogada do mundo digital. Por isso, é importante se manter atualizado para estar sempre um passo a frente dos problemas.

Ou seja, só se é capaz de se adaptar para vencer as adversidades aqueles que conhecem bem o cenário no qual seu negócio está inserido. Por isso as métricas dispostas no virtual serão suas maiores aliadas.

Será a partir dos KPIs que serão definidos de acordo com os seus objetivos, que você irá mensurar em tempo real o sucesso de todas as suas estratégias.

Desta forma você poderá enxergar fendas no caminho que poderá transformar em grandes oportunidades.

5 Estratégias de Marketing para e-commerce

Estratégias de marketing para e-commerce

Enfim chegou o momento de falarmos sobre as 5 estratégias de Marketing Digital para E-commerce que irão dar aquele UP que suas vendas estavam precisando.

Sem mais delongas, vamos lá!

1. Funil de Vendas

O funil de vendas é, atualmente, uma das maiores estratégias de vendas do mercado digital. Quer saber por quê?

Simplesmente pelo fato de ela ser um metodologia única que cria uma jornada para o cliente utilizando o marketing de atração.

Dentro dessa ferramenta do Inbound Marketing existem 3 etapas, sendo elas: ToFu, MoFu e BoFu.

ToFu - O topo do funil

A primeira etapa, chamada comumente de o topo do funil, é onde a pessoa irá tomar conhecimento de um problema que ela ainda não sabia que possuía em mãos.

Este é o momento o qual você irá apresentar a demanda que precisa ser sanada. Nesta etapa diversos desconhecidos entrarão em contato com o seu conteúdo, porém somente a sua persona descerá ainda mais pelo funil se tornando um lead.

MoFu - O meio do funil

Agora você possui em mãos um lead que reconhece a demanda e está se aprofundando cada vez mais em seus estudos.

Enquanto ele faz interage com seu conteúdo ele vai deixando mais informações que serão relevantes no futuro. Elas geralmente são dados e preferências apontadas pelos rastros digitais.

Aqui você será um mentor. Sua responsabilidade é ensinar. Seja honesto e apresente possibilidades diversas para resolver o problema da sua persona.

E não esqueça: é essencial não forçar a barra com o seu produto!

Geralmente é nesta etapa que a pessoa considera todas as saídas apresentadas, inclusive o seu produto. Ou seja, pré-estabeleça um bom relacionamento, pois no final será bom para ambos os lados.

BoFu - O fundo do funil

Chegamos ao fundo do funil no momento em que existe um forte relacionamento com o lead. Aqui você estará dialogando diretamente com os MQLs (Marketing Qualified Leads).

Eles são os leads que passaram por todo o processo educacional do funil, definitivamente tem o perfil da sua persona e estão dispostos a realizar a compra.

Vale ressaltar que nesta etapa geralmente existe também uma parte focada exclusivamente no pós-venda. Esta parte é muito importante se você deseja fidelizar aquele cliente para que ele volta a fazer aquisições futuras.

2. SEO

Se você deseja ser o top 1 no resultado das pesquisas existem duas maneiras: mídia paga e search engine optimization, mais conhecido como SEO.Quer ter seus conteúdos no topo dos resultados de pesquisa do Google? Para isso você irá precisar do search engine optimization, mais conhecido como SEO.

Esta ferramenta do marketing digital surgiu a partir de um update dos algoritmos de pesquisa do Google.

Essa otimização de mecanismos de busca deu a todos uma chance igualitária de ocuparem o primeiro lugar caso produzissem conteúdos aprofundados e de valor utilizando as palavras-chaves certas.

Ao produzir algum conteúdo para o seu e-commerce, considere quais serão as palavras que sua persona irá utilizar para pesquisar o tema, assim ela terá ter o máximo de chance possível de encontrar suas produções e de suas produções encontra-la.

3. Redes Sociais

As redes sociais são uma oportunidade e tanto quando falamos sobre presença digital. Um dos principais motivos para considerarmos essas plataformas uma ótima estratégia para e-commerce se da por conta da quantidade de tempo que as pessoas gastam consumindo o conteúdo dessas mídias.

Mas espere!

Antes de decidir criar uma conta no Instagram considere também o perfil do seu cliente e quais as suas principais metas. Cada rede possui um perfil de usuário que se destaca, além de possuir diferentes objetivos e funções.

Considere cada um desses elementos e em seguida inicie sua jornada dentro dessas mídias.

4. Marketing de Conteúdo

Quando falamos sobre Marketing de Conteúdo estamos mencionando uma das formas mais famosas de captação de clientes.

Esta ferramenta trabalha com conteúdos de forma criativa e chamativa. Dentro dela existem 4 etapas, sendo elas atração, conversão, venda e encanto.

Atração: Nesta etapa você traz a pessoa até o seu negócio por meio de elementos como blogSEO redes sociais utilizando conteúdo de valor.

Conversão: Neste momento você torna os visitantes mais engajados em leads por meio de calls to action em e-mail marketing, landing pages, entre outros materiais que peçam por dados para a persona em troca de alguma coisa.

Venda: Aqui a persona deixa de ser lead e se torna um consumidor por meio de ferramentas como e-mails personalizados.

Encanto: A última etapa é onde você torna a experiência de seu consumidor em algo extremamente positivo o fideliza, garantindo assim um comprador fiel a marca.

Depois de cada uma dessas etapas você tem um comprar que sempre recorrerá exclusivamente a sua marca quando precisar.

5. Mídia Paga

As mídias pagas são a solução ideal no caso de você desejar ter um resultado um pouco mais imediato.

Ao criar anúncios você tem a garantia de que seu conteúdo está sendo exposto para o perfil de consumidor desejado.

Quando se conta apenas com o tráfego orgânico a demora pode acabar sendo um pouco frustrante para quem não tem paciência para esperar os resultados a longo prazo.

Nestes casos desenvolva conteúdos específicos para patrocinar e levar até o seu lead.

E agora? Chegou a hora de começar a trabalhar na estratégia de Marketing Digital para o seu e-commerce.

Siga nosso INSTAGRAM

Veja mais conteúdo

Solicite agora um orçamento do seu site focado em vendas

Obrigado pela sua mensagem. Em breve retornaremos o contato.
Erro. Favor verifique a sua conexão com a internet e envie novamente.

Outros serviços

material gráfico

Material Gráfico

serviços  marketing digital

Marketing Digital

serviços manutenção de sites

Manutenção de sites

serviços e-commerce

Sites E-Commerce

serviços google

SEO e Anúncios Google

Cases

Solicite agora um orçamento que atende suas necessidades

Obrigado pela sua mensagem. Em breve retornaremos o contato.
Erro. Favor verifique a sua conexão com a internet e envie novamente.