E-commerce para empresas: a importância das vendas digitais em 2022

E-commerce para empresas: a importância das vendas digitais em 2022

Descubra porque sua a sua empresa precisa de um e-commerce para se manter dentro do mercado.

As vendas digitais são uma das metodologias de comércio que mais cresceu nos últimos anos. Sua forma inovadora de fazer transações transformou para sempre a maneira de fazer negócios. Hoje, quem deseja vender mais precisa estar dentro do mercado digital. Por isso trouxemos pra você alguns fatos que comprovam a importância do e-commerce para empresas em 2022.

Se você está aqui, só podem significar duas coisas: você tem desejo de aprender mais sobre e-commerce e suas ferramentas, ou está buscando novos meios de aprimorar sua estratégia de vendas.

Ou talvez ambos, não é?

Isso por si só é uma ótima iniciativa. Manter-se por dentro das tendências de mercado significa nunca se acomodar, o que, levando em consideração sua atitude, demonstra que provavelmente o seu negócio está indo bem.

Mas não é porque já está bom que não possa ficar ainda melhor, certo?

Neste artigo você irá encontrar algumas respostas para questões como: o que é e-commerce? Como ele surgiu? E provavelmente o mais relevante, por que ele é tão importante para a sua empresa?

Confira os tópicos disponíveis:

O que é e-commerce?

O que é e-commerce

A resposta para essa pergunta é bastante simples: o e-commerce é um método de venda onde toda a negociação é feita dentro do meio digital.

Essa metodologia de comércio se concentra única e especialmente em fazer vendas digitais. Ou seja, dentro da internet.

Mas onde exatamente na internet? Bom, tudo depende da ferramenta de e-commerce que você irá selecionar para a sua empresa. Ela pode ser uma loja online, um marketplace, redes sociais, aplicativos, dentre outros.

Cada uma dessas plataformas é um caminho que o seu cliente irá percorrer. Selecione aquele que você sabe que será traçado pelo consumidor de maneira divertida, leve e descomplicada.

Mas lembre-se, o e-commerce é uma moeda de dois lados. De um está a perspectiva do cliente e o outro está a da sua empresa.

Na perspectiva do seu consumidor o e-commerce é uma facilidade incomparável. Basta acessar a internet para ter todos os produtos do mercado disponíveis para compra, seus valores e avaliações.

Contudo, para a empresa é algo mais complexo. Apesar do comércio eletrônico ser significativamente mais fácil e barato de desenvolver e gerenciar, ele não deve ser subestimado.

É necessário não apenas ter uma plataforma organizada e funcional, mas também um sistema logístico que funcione da mesma forma.

Todos os elementos de um e-commerce, tanto os que se encontram dentro quanto fora do digital, devem estar bem pensados e elaborados.

Caso contrário, sua empresa pode acabar com avaliações negativas que irão afetar suas vendas e a imagem da sua empresa para leads e clientes antigos.

O comércio eletrônico é uma oportunidade única, que se for não pensado estrategicamente dentro do mercado pode vir a ser um enorme prejuízo.

Por isso fique atento! Saiba tudo o que há para conhecer sobre este segmento do mercado antes de começar a fazer suas vendas digitais.

Quando as vendas digitais começaram?

Você provavelmente deve estar pensando que o e-commerce foi algo que deve ter começado em algum ano na última década, certo? Mas surpreendentemente, este não é o caso.

Tudo começou em 1995, com o surgimento de dois sites - sendo um deles uma das lojas virtuais mais famosas atualmente - que marcaram o inicio dessa trajetória: a Amazon e o E-bay.

A Amazon funcionava como uma livraria online, onde seus catálogos contavam com centenas de possibilidades para compra. Enquanto isso, o E-bay era o que hoje podemos chamar de marketplace. Ou seja, um espaço para pessoas que desejam comprar e vender itens próprios pela internet.

Mas então por que você só ouviu falar de vendas digitais nos últimos anos?

Isso se dá por conta do fato de que este método de transação só ganhou força com o inicio do período pandêmico. Foi neste momento em que o e-commerce para empresas começou.

Quando as lojas físicas começaram a fechar, o comércio precisou se reinventar para evitar prejuízos. E foi aí que o e-commerce se apresentou como uma ótima solução.

A partir daqui houveram grandes mudanças no mercado e no comportamento dos consumidores, o que nos leva diretamente para o próximo tópico.

Por que o e-commerce é importante para as empresas?

Importância do e-commerce para empresas

Como já mencionamos, o comportamento dos consumidores mudou muito nos últimos três anos por conta da pandemia. E isso foi um fator de extrema influência para as organizações, pois foi deste fenômeno que surgiu o e-commerce para empresas.

Contudo, apesar desta período estar lentamente ficando para trás, nada aponta para a volta dos velhos hábitos. Muito pelo contrário.

Na verdade, o que acontece é que a maior parte das pessoas vem reservando cada vez menos tempo para atividades como compras. O dia a dia é corrido, trabalho, educação, família, saúde, hobbies. Tudo isso tem de caber em menos de 24 horas.

Por conta dessa agenda cada vez mais apertada e de um fenômeno natural inesperado que afetou o mundo em escala global, a vida como a conhecemos está mudando, e rapidamente.

E o seu negócio deve estar pronto pra isso!

Não seja uma pedra no sapato do seu cliente. Ajude-o a encontrar o que precisa de maneira rápida e descomplicada, mas para isso são necessárias as ferramentas para vendas digitais. E essas são as ferramentas de e-commerce para empresas.

Nada pode ser melhor que estar a apenas um clique de distância do seu consumidor, não é?

Para que você consiga vender é necessário mostrar-se como uma opção. E a partir do momento em que a sua empresa não está presente dentro da internet, ela não será uma.

Uma pesquisa realizada pela agência de SEO Hedgehog Digital apontou que 93% dos brasileiros fazem pesquisas no Google antes de realizarem alguma compra.

Ou seja, sua persona irá conferir preços, marcas, variações e avaliações dos produtos que encontrar de maneira ágil e simples. Tudo isso para não ter que sair de casa e gastar horas indo de loja em loja buscando o produto ideal.

Por isso, busque ocupar o espaço que o seu consumidor ocupa, e atualmente o local que as pessoas mais estão presentes é na internet.

Acho que já passou da hora de colocar os seus produtos dentro de um catálogo online e começar com suas vendas digitais.

Tipos de canais de venda do e-commerce

Tipos de e-commerce

Agora que você já sabe como surgiu esse grande método de vendas, é hora de conhecer de maneira aprofundada as diferentes plataformas utilizadas dentro dele. Assim, você estará mais perto de escolher o tipo ideal de e-commerce para empresas.

M-commerce

Este tipo de canal de venda se concentra especificamente em dispositivos móveis. O Mobile E-commerce utiliza de plataforma como sites que se adaptam perfeitamente a smartphones e tablets para realizar suas vendas.

Para conseguir esse feito você irá precisar de um site com um design responsivo que pode ser desenvolvido por profissionais da área da programação e design.

Você também pode optar pela criação de aplicativos, tais como algumas das grandes marcas do mercado, como Magazine Luiza e a Renner, fazem hoje em dia.

S-commerce

O Social e-commerce utiliza a interação e as ferramentas das redes sociais para fazer o que normalmente chamamos de social selling.

Este tipo de e-commerce faz uso das plataformas de redes sociais como o Instagram Shopping e o marketplace do Facebook para realizar as vendas e a interação com o cliente para criar e manter um relacionamento.

T-commerce

O "T" de T-commerce surge a partir de TV. Embora muitos achem que esta ferramenta de mídia já está ultrapassada e não traz nenhum tipo de resultado, contudo este não é o caso.

Quando bem utilizado, essa forma de comercializar produto pode ser um grande sucesso. A utilização de comerciais dentro de filmes e novelas e até mesmo no intervalo destes é uma ótima chance de fazer seu produto aparecer para o público e aumentar as vendas.

Você pode utiliza QR Codes que levem a persona diretamente para a plataforma onde irá realizar a transação, dentre outros elementos.

Live Commerce

Este tipo de e-commerce concentra-se no estimulo de vendas a partir de gatilhos utilizados em lives feitas em todo o tipo de plataforma digital.

Um exemplo deste e-commerce são as liveshops. Essas lives tem como destaque os produtos oferecidos pela marca e geralmente são feitas com alguma figura pública para chamar atenção do público.

Geralmente são oferecidos descontos exclusivos durante a programação para incentivar aqueles que estão assistindo a comprarem naquele momento.

E-commerce para sua empresa

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o e-commerce, seus tipos e o seu enorme impacto no mercado, vamos conversar sobre o e-commerce para empresas.

Pense no seu negócio. Quais os seus produtos e serviços? Quem é a sua persona? A resposta dessas duas questões irão ser de extrema influência para a criação do seu e-commerce.

Por exemplo, no caso de um comércio de roupas femininas que tem como público alvo mulheres na faixa dos trinta anos, qual seria a melhor ferramenta de comércio eletrônico a ser utilizada?

A primeira ideia seria a de uma loja online de roupas. Contudo, podemos ir mais a fundo se nos perguntarmos: em qual espaço da internet essa persona mais se encontra presente? Se a resposta for Instagram, você deve considerar a possibilidade de fazer uso do Instagram Shopping.

Esta ferramenta torna a rede social favorita do seu público em uma loja. Lá dentro podem ser colocar imagens do produto, medidas, valores e tudo o que você considerar relevante.

Se o seu negócio crescer tanto a ponto de apenas o Instagram não da conta, existe a possibilidade de criar seu próprio site. As oportunidades não terminam!

Agora, é provável que você esteja se perguntando "ok, parece um ótimo negócio. Mas afinal de contas, como eu posso desenvolver tudo isso?"

Todo o processo de planejamento, desenvolvimento e manutenção de um e-commerce pode ser desenvolvido por uma agência de marketing especializada.

Essas agências de criação de sites contam com todos os profissionais necessários ajudar você e o seu negócio a prosperarem.

Eles oferecem uma enorme gama de serviços, confira!

Se quiser saber ainda mais sobre e-commerce ou sobre marketing digital, basta acessar o nosso blog e ficar por dentro de nossos conteúdos!

Siga nosso INSTAGRAM

Veja mais conteúdo

Solicite agora um orçamento do seu site focado em vendas

Obrigado pela sua mensagem. Em breve retornaremos o contato.
Erro. Favor verifique a sua conexão com a internet e envie novamente.

Outros serviços

material gráfico

Material Gráfico

serviços  marketing digital

Marketing Digital

serviços manutenção de sites

Manutenção de sites

serviços e-commerce

Sites E-Commerce

serviços google

SEO e Anúncios Google

Cases

Solicite agora um orçamento que atende suas necessidades

Obrigado pela sua mensagem. Em breve retornaremos o contato.
Erro. Favor verifique a sua conexão com a internet e envie novamente.