Como Aumentar Suas Vendas

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Um dos desafios mais importantes para o empreendedor é vender. As caraterísticas do mercado vem mudando ao longo do tempo e por causa disso a sua empresa pode deixar a desejar. De tempos em tempos é necessário analisar o negócio, realizar mudanças, fazer adaptações e reinvenções para sobreviver e prosperar.

Entretanto, antes de por suas estratégias em prática é necessário identificar quais são as competências e carências da empresa. Muitas vezes apenas focar na abertura de novos clientes não é o suficiente, você precisa estar preparado para atender esta nova demanda.

Abaixo listamos algumas dicas importantes para melhorar as competências da sua empresa:

1. Posicione-se

Defina o seu objetivo e para quem você quer vender, assim vai saber qual a melhor forma de abordar e apresentar o seu produto ou serviço. Não adianta tentar "atirar" para todos os lados, pois para vender é preciso planejar e ter metas nítidas.

2. Acredite no seu produto

Analise você mesmo o seu produto (ou serviço) para ter conhecimento do que está funcionado de melhor no momento, assim saberá onde ele trará maiores resultados.

3. Conheça seus clientes

Distinguir o que o cliente quer é a melhor maneira de trazer ofertas relevantes para ele. É preciso entender se o cliente prioriza qualidade, preço, garantia, atendimento ou outros fatores. Procure fazer as perguntas certas, que levem você a identificar as necessidades do cliente e assim mostrar todo o potencial do seu produto.

4. Tenha cuidado ao mexer nos preços

Embora a redução de preços possa ser uma maneira de atrair mais clientes, nem sempre isso pode ser a forma mais inteligente de se chegar a este objetivo. Reduções drásticas de preços e sem motivo explicito podem passar a ideia de "negligência" por parte da sua empresa. Fato esse que passa uma imagem de lucros exorbitantes e que você estava tirando vantagem em um período anterior.

Alterações de preços precisam ser pensadas e bem articuladas, pois um erro pode impactar seriamente seu caixa e seu relacionamento com o cliente.

Reduções de preços conscientes fazem muito bem para seu aumento de vendas. Obviamente este efeito precisa ser analisado no fluxo de caixa e lucro líquido de seu negócio.

Já aumento de preços tendem a reduzir sua quantidade de vendas, mas se for coerente poderá fazer um efeito excelente em seu caixa.

5. Crie indicadores para sua equipe

O empreendedor deve definir juntos com seus vendedores quais serão os indicadores ideais para a equipe de vendas. Bons indicadores mantém a equipe focada em um objetivo e possibilita uma analise clara da situação atual, assim informando quais são as necessidade do seu negócio e possibilitando um alinhamento para a direção correta.

6. Capacite seus vendedores

Algumas empresas ainda comentem a grande falha de achar que treinamento não é importante. Seus vendedores são os embaixadores da sua marca. Eles são o "rosto" da sua empresa frente ao cliente e muitas vezes são os primeiros a receber feedback sobre problemas ou necessidades.

Agora imagina se este vendedor não está disposto a ouvir críticas de seus clientes? Você pode estar colocando em risco a imagem da sua empresa e sua meta de vendas.

E se este vendedor não está treinado para identificar soluções para seus clientes? Você pode estar perdendo um grande negócio.

Acredite, investimento em treinamento de vendedores trará muitos resultados.

Em muitos casos a capacitação do profissional de vendas é algo que dá retorno de imediato. Algumas dicas é treinamento para aumento de ticket médio e identificação de soluções para clientes.

7. Analise suas vendas

Analise suas vendas por meio de monitoramento dos fatos e dos resultados, também utilize isso de base para novas metas e planejamentos. A análise de vendas deve ser algo constante na vida do empresário e mediante estas análises deve ser tomado ações estratégicas, como cumprimento de meta, investimento em marketing, capacitação, novo produtos, ajustes de preço, ampliação de vendas, entre outras.

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