E-commerce de sucesso: aumente suas vendas online em apenas 5 passos

E-commerce de sucesso: aumente suas vendas online em apenas 5 passos

Para ter um e-commerce de sucesso é preciso conhecer uma metodologia que aumente suas vendas online. E para isso necessário uma enorme gama de conhecimentos, os quais geralmente você só encontra em conjunto dentro de uma agência de e-commerce.

Alguns desses saberes são elementos do marketing digital, como SEO, Copywriting, Lading pages e Leads, já os demais são da área de tecnologia da informação, que tem como foco a criação de sites por meio de programação e design.

Sabendo disso trouxemos um artigo que irá dar algumas dicas para e-commerce que irão ajudar você a ter um e-commerce de sucesso. Venha com a gente e aumente suas vendas online.

Neste artigo você irá encontrar os seguintes tópicos:

O que faz um e-commerce de sucesso?

O que faz um e-commerce de sucesso

Existe uma série de fatores que fazem um e-commerce de sucesso, mas o principal deles é o planejamento. Cada etapa de um bom planejamento leva em consideração quem é a sua empresa dentro do mercado.

Primeiramente leve em consideração o seu nicho. As vendas online são comuns nessa área? Independente da resposta, questione-se o porquê.

Qual o seu produto ou serviço oferecido? Quem é a sua persona e onde ela se encontra? Utiliza quais redes? Tem o costume de fazer compras virtuais?

Em seguida considere qual a plataforma ideal para o seu e-commerce. Dependendo de qual for o seu produto e os espaços que sua persona habita, você pode considerar utilizar o Instagram Shopping.

Caso o consumidor prefira espaços virtuais mais completos e seguros, desenvolva um site.

Logo após, chega o momento de organizar a logística. Uma etapa de extrema importância para quem deseja deixar o consumidor satisfeito do inicio ao fim da jornada do cliente.

E por fim chegamos a comunicação. Possivelmente um dos momentos mais cruciais na trilha de criação de um e-commerce de sucesso.

Aqui, o marketing digital é crucial. Será por meio dele que você irá garantir suas vendas digitais. Afinal, de que adianta ter o melhor produto se ninguém o conhece?

Por que meu e-commerce não vende?

Normalmente o desenvolvimento de um e-commerce é um investimento de longo prazo. Mas o que isso significa?

Isso quer dizer que os resultados não serão imediatos, eles virão gradualmente e serão acompanhados de um crescimento linear.

Contudo, em alguns casos esse crescimento não acontece. Mas por quê?

Se você explorou todas as etapas mencionadas no tópico acima e mesmo assim os seus números se mantém abaixo do esperado, significa que há alguma coisa errada. Talvez você precise revisar alguns elementos na sua estratégia de gestão e manutenção.

Também pode haver furos no seu planejamento de marketing digital, fique atento.

Porém, se tudo isso está em dia, não se assuste. A concorrência do mercado virtual está ficando cada dia mais acirrada. Por conta disso, existem técnicas e estratégias que podem ser implementadas para aprimorar o seu negócio e enfim garantir o e-commerce de sucesso que você sempre sonhou.

Confira algumas dicas para e-commerce que trouxemos exclusivamente com o objetivo de ajudar você! Aumente suas vendas online e tenha um e-commerce de sucesso.

Aumente suas vendas online e tenha um e-commerce de sucesso

Dicas para vender mais online e ter um e-commerce de sucesso

Tenha um e-commerce de sucesso seguindo esses 5 passos.

1- Construa uma boa imagem

Existe um ditado que diz que para que uma construção seja boa a base deve ser sólida. Quando mencionamos a base de um negócio falamos especificamente sobre sua imagem.

Sua empresa deve ser transparente e confiável. Para demonstrar isso é necessário fazer divulgação de informações.

Conte a história da sua organização. Tenha conteúdos institucionais nas redes sociais e que falem sobre missão, visão e valores. Faça postagens contando conquistas recentes e sobre a cultura organizacional da empresa.

Utilize comentários de funcionários e feedbacks de antigos clientes. Cada um desses materiais tem um enorme valor para aquele desconhecido que está prestes a se tornar um lead.

Será por meio deles que a sua persona começará a confiar no seu negócio. Este conteúdo será a sua base e o primeiro passo para ter um e-commerce de sucesso.

2- Tenha um bom atendimento

Uma das principais características do e-commerce é a falta de contato humano. O que para alguns é um alivio, para outros pode acabar sendo um problema.

Tudo depende do perfil do seu público.

Contudo, uma coisa é fato, você não pode deixar este detalhe se tornar uma pedra no caminho do seu negócio.

Mesmo que no momento do desenvolvimento da plataforma de e-commerce selecionada você e o seu profissional programador tenham considerado toda a experiência de usuário do seu cliente, pode acabar não ser o suficiente.

Por conta disso, o ideal é que o espaço criado tenha um chat e um e-mail e/ou telefone para contato. Além de, claro, ter utilizado uma linguagem simples e descritiva dentro de toda a plataforma

Cada um desses elementos incentiva o cliente a não abandonar a compra no caso de algum imprevisto técnico ou dúvidas.

Não desvalorize o contato humano ainda, ele ainda tem um enorme impacto nas vendas.

Um pequeno lembrete: dependendo da sua plataforma, também adicione um espaço especial para responder algumas dúvidas frequentes.

3- Otimize a jornada do cliente

Hoje você precisa de muito mais que uma boa propaganda para ter um e-commerce de sucesso. A facilidade do digital aumentou a complexidade que é se conectar com a sua persona, por conta disso uma das nossas principais dicas para e-commerce é o desenvolvimento e otimização de um excelente funil de vendas.

Essa ferramenta do Inbound Marketing dá a você a chance de planejar cada passo do seu cliente, desde o primeiro contato com a sua empresa até o momento da compra.

Por meio desta metodologia você irá conhecer ainda mais a sua persona. E com a possibilidade de mensuração de resultados em tempo real, poderá fazer uma manutenção regular da sua estratégia.

Mantenha-se dentro do radar do público, foque no relacionamento com o cliente e utilize técnicas de pós-venda.

Um excelente exemplo são os programas de fidelização. Após uma determinada quantidade de pedidos feitos você pode dar um desconto significativo na próxima compra, ou até mesmo mandar algum brinde.

Isso incentiva o ato de aquisição e aumenta o desejo das pessoas pelos seus itens. Tudo isso pois você está oferecendo uma recompensa pela ação de compra dos seus produtos.

4- Facilite processos

Além de contar com um layout agradável, o design do seu site deve ser desenvolvido pensando em estratégias de venda, como upsell e cross-sell.

Ambas ferramentas tem como objetivo aumentar o valor da compra do consumidor, porém elas funcionam de maneiras diferentes.

O upsell oferta um produto substituto de valor maior. Imagine da seguinte forma: você está buscando um notebook novo e já está de olho em um produto dentro de uma loja virtual. Neste momento você observa um pequeno espaço destacado.

Ali está uma oferta de um modelo mais recente e moderno com um valor um pouco superior. Isso é upsell.

Enquanto isso, o cross-sell oferta produtos complementares ao que você está considerando comprar. No caso do notebook poderia ser apresentado alguns modelos de headset, teclados, mouses, cadeira, e qualquer outro item que tenha relação.

Essas ferramentas devem ser utilizadas em conjunto a um bom design de experiência para que tenha a maior efetividade possível.

5- Crie ações de recuperação de carrinho

O abandono de carrinho é uma das ações mais frequentes dentro de e-commerce. Isso pode ocorrer por diversos motivos, em alguns casos é pelo valor do frete, outros é por conta do prazo de entrega, e assim por diante.

Contudo, se a sua persona chegou a colocar itens no carrinho, significa que há um interesse nos produtos. Por isso, não deixe que ela esqueça os motivos pelos quais considerou compra-los.

Aumente suas vendas online ofertando condições especiais ou descontos para utilizar naquela compra. O importante é que o cliente reconsidere e retome ao carrinho para finalizar sua transação.

Em alguns casos também utilize da possibilidade da interação para tentar compreender melhor o motivo do abandono do processo. Isso ajudará você a entender qual o pensamento do seu cliente nesta etapa do funil de vendas.

Cada uma dessas ações irá ajudar você a conquistar o seu tão sonhado e-commerce de sucesso.

Conclusão

E-commerce de sucesso

O que achou dessas dicas para e-commerce? Bastante informação, não é?

Mas o importante é que você tenha adquirido o conhecimento necessário para compreender ainda mais profundamente as melhores implementações que podem ser feitas na sua estratégia.

É bastante provável que neste momento você deva estar martelando diversas novas ideais de aprimoramento para o seu planejamento, certo?

Muito bem!

Agora tudo o que resta é pegar o conhecimento adquirido e coloca-lo em prática para conseguir um e-commerce de sucesso.

Vá e aumente suas vendas online. Você possui diversos possíveis clientes ansiosos por conhecer a sua empresa e adquirir os seus produtos!

Caso tenha alguma dúvida sobre o mundo dos e-commerce basta entrar em contato conosco clicando aqui! Ou se desejar saber ainda mais sobre marketing digital para montar a estratégia certa para o seu negócio, acesse os demais conteúdos do nosso blog.

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