Tudo sobre marketing: o que é, quais seus objetivos e formas de fazer

Tudo sobre marketing: o que é, quais seus objetivos e formas de fazer

Nunca se falou tanto em marketing como tem se falado agora, especialmente em marketing digital.

As escolas de cursos livres, assim como faculdades de graduação e pós, destacam marketing e marketing digital em sua grade de cursos.

E isso não é por acaso, visto que o marketing é a melhor forma de gerar valor ao seu negócio, suprindo as necessidades do público-alvo com geração de lucro. Sua finalidade é chamar a atenção de potenciais clientes e criar um bom relacionamento com ele.

Neste artigo, vamos falar sobre os objetivos do marketing, os 4 p's do marketing e também dos novos 4 p's, os principais tipos de marketing, as ferramentas de marketing e por fim, a importância da mão de obra qualificada.

Para auxiliar sua leitura, segue abaixo uma lista com os links dos tópicos que serão abordados neste artigo:

O que é marketing

Tudo sobre marketing: o que é, quais seus objetivos e formas de fazer

 

No livro “Marketing”, de Alice M. Tybout, a autora classifica marketing tradicionalmente como uma ferramenta que estimula a demanda que o consumidor tem. A autora também cita Drucker, concordando com sua tese de que apenas o marketing e a inovação é que são capazes de gerar receita, porém, tudo isso gira em torno do cliente.

Por isso, tanto o seu produto assim como o marketing (novamente citando Drucker), é resultado da criação do cliente e da administração deste processo.

Isso significa que como todos os produtos, serviços e marcas são apenas para criar valor, eles sozinhos não são capazes de gerar lucro, por isso é essencial a geração de clientes.

Esta é a concepção tradicional do marketing que tem tudo a ver com o digital - na qual vamos dar maior foco neste artigo - pois o foco do marketing digital é gerar leads.

Afinal, quando uma empresa está bem organizada em seus setores e funções, quem vai vender é o vendedor, mas quem “entrega” o lead para o vendedor é a equipe de marketing.

Os objetivos do marketing:

Tudo sobre marketing: o que é, quais seus objetivos e formas de fazer

 

Existem diversos benefícios que o marketing pode te proporcionar, os quais não se limitam apenas a geração de leads e que podem trazer excelentes retornos à sua empresa, vamos ver a seguir:

  1. Aumentar a visibilidade da sua empresa e seu produto ou serviço

Esta opção vem primeiro, pois como um produto ou serviço se vende sem que as pessoas o conheçam?

Digamos que o marketing faz jus ao ditado “quem não é visto, não é lembrado”.

Então antes de tudo, até mesmo de vender, é importante que a publicidade e propaganda entrem para promover o seu produto/serviço, para ganhar visibilidade.

A popularidade é outra chave para seu produto ou serviço serem não só notados, mas também lembrados, por isso a importância da repetição.

O Marketing, junto com a publicidade e propaganda, vão elaborar estratégias para que as pessoas certas sejam “atingidas” por suas campanhas. Afinal, supondo que você tenha um perfil de cliente composto por homens de 40 anos, de nada adianta investir em “estratégias” que vão atingir mulheres, crianças, etc.

Por isso é tão importante conhecer o seu público-alvo e desenvolver ações específicas para este perfil, caso contrário, você vai estar jogando dinheiro fora.

  1. Gerenciar dados

Quando falamos de dados, estamos nos referindo as métricas ou KPIs (Key Performance Indicator ou em português, Indicador - Chave de Desempenho), e o marketing digital é o melhor meio para se ter dados bem definidos. Eles são coletados através de:

  • Landing pages;
  • Formulários;
  • Observação de comportamento nas redes sociais;
  • Analytics.

Os dados que você terá acesso são: taxa de rejeição, taxa de abertura de e-mail, taxa de leitura, palavras-chave que atraem e melhoram seu posicionamento, melhor horário e dia da semana para postar, descobrir quem é a persona, público, alvo, custo por palavra, custo por clique, etc.

Falamos mais sobre a coleta de dados no artigo: Tendências do mercado digital para 2022

  1. Tomar decisões com base nos dados

Entendemos no tópico anterior sobre gerenciar dados, mas por qual motivo? Justamente para nos ajudar num direcionamento certeiro em relação à tomada de decisões futuras.

Quando você entende qual conteúdo viraliza, qual campanha dá certo, qual texto é mais procurado e qual é o mais lido (são duas coisas diferentes), você monta toda a sua estratégia com base em informações relevantes do que tem gerado mais resultado para você, o que possibilita a constante melhoria em suas campanhas.

Todas essas informações vão te guiar para fazer melhores escolhas no futuro, desde o tipo de conteúdo que deve ser publicado até qual o canal de comunicação mais eficiente para o seu negócio, visando proporcionar o melhor custo-benefício possível.

  1. Fidelizar Clientes

Quem busca apenas trazer novos clientes e deixa os antigos na geladeira, está cometendo um grande erro, pois fidelizar um consumidor atual é muito mais barato que prospectar um novo, além de que um cliente fiel pode virar um promotor da sua marca, atraindo novos compradores sem nenhum custo para você.

Para isso, é papel do marketing trabalhar com relacionamento, conteúdo, upsell, cross-sell, programas de fidelidade, etc.

  1. Educar o mercado

Neste item, entra o marketing de conteúdo, que vai trabalhar para informar o público, quando este tiver dúvidas sobre um produto ou serviço.

Além disso, escrever conteúdos também te ajuda a criar uma imagem de autoridade sobre o assunto, resolvendo problemas do dia a dia do seu cliente e tornando a sua marca uma referência no segmento.

Se você quiser saber mais sobre o marketing de conteúdo, veja o nosso artigo Marketing de conteúdo, veja o que é, quais seus benefícios e como fazer. Tenho certeza de que ele pode te ajudar!

  1. Vender mais

E por último, concretizar e aumentar as vendas, lembrando que as ações do marketing servem para atrair e converter novos clientes. Então se você tem um produto de qualidade, através de boas estratégias de marketing o seu negócio vai ter ótimos resultados de crescimento, sem dúvidas!

Os 8 Ps do marketing

Tudo sobre marketing: o que é, quais seus objetivos e formas de fazer

 

Sem dúvida, os 4 ps do marketing ou “Mix de marketing” são os mais conhecidos, já que tem a ver com a metodologia operacional, porém, o que pouca gente sabe, é que estes 4 ps se transformaram em 8. Vamos ver a seguir os antigos e os novos:

  1. Preço

é o primeiro comportamento que gera receita - e o único - inclusive, quando os outros Ps falharem, este é o que vai arcar com maiores consequências.

Ele determina a participação de mercado de uma empresa e sua rentabilidade.

Neste ‘item’, preocupe-se com as seguintes perguntas e respostas:

  • O cliente é sensível ao preço?
  • Qual é o valor do produto?
  • Já existem referências deste mesmo produto ou serviço?
  • O preço será cobrado de uma vez ou mensal?
  1. Produto

O que você oferece, que é o produto, é o que o cliente deseja. Por isso é importante antes de criar uma empresa, validar sua ideia, ver se ela é vendável.

Este produto deve satisfazer a necessidade do cliente e você deve superar as expectativas dele.

Neste ‘item’, preocupe-se com as seguintes perguntas e respostas:

  • O que o cliente quer como produto?
  • Como é usado este produto?
  • Qual é a sua aparência?
  • Quais os seus atributos?
  1. Promoção

Aqui entra a parte da divulgação do seu negócio, lembrando que o seu produto deve ser visto para ser lembrado. é através da promoção que a empresa vai se comunicar com os consumidores.

Neste ‘item’, preocupe-se com as seguintes perguntas e respostas:

  • Onde você vai anunciar o seu produto?
  • Qual é o melhor momento para promover o produto? (existe sazonalidade?)
  • Qual promoção é padrão para o seu nicho?
  1. Praça

Por último, a praça se preocupa com a parte de distribuição e ponto de venda, seja um produto físico ou não. Sim, ele pode ser utilizado para infoprodutos, neste caso a praça seria as redes sociais, por exemplo.

Neste ‘item’, preocupe-se com as seguintes perguntas e respostas:

  • Onde o cliente procura por este produto que você oferece?
  • Onde estão os concorrentes?
  • Quais os canais de distribuição?

Os novos 4ps

  1. Pessoas

Quando falamos de pessoas, estamos pensando em persona e público alvo. Por isso aqui, é importante escutar as necessidades do seu público.

Aqui também envolve todo o relacionamento, ou seja, como vai ser a sua comunicação com os clientes e o que deve ser feito para gerar um ótimo atendimento em todas as etapas. Tudo deve ser pensado para promover a melhor experiência possível de compra para o seu cliente.

Se você não se preocupa com pessoas, o seu negócio corre riscos, pois sem pessoas, não há negócios.

  1. Processos

Aqui entra todos os procedimentos e fluxo de trabalho, como atendimento ao cliente, experiência de usuário, como o produto é produzido desde o procedimento até as metodologias. O principal objetivo aqui é a otimização dos processos, visando a melhoria contínua em todos os processos realizados na empresa.

  1. Posicionamento

Uma palavra muito falada no marketing digital, é a percepção do cliente de acordo com a forma em que a empresa vai interagir com o público, ou seja, qual o seu posicionamento diante a diferentes assuntos.

Por isso a empresa deve pensar em um posicionamento estratégico, que pode ser criado através de: preço, benefícios oferecidos, segmento ou diferencial competitivo.

  1. Performance

Este item ou pilar pode ser conhecido também como qualidade e produtividade. Aqui entra a análise de dados e os KPIs, como falamos mais no início deste artigo.

Através destes indicadores, você reestrutura sua estratégia ou segue a mesma receita, dependendo dos resultados.

Os principais tipos de marketing

Tudo sobre marketing: o que é, quais seus objetivos e formas de fazer

 

Como o fundamento do marketing é trazer pessoas (leads) através da entrega de valor, é normal que existam várias maneiras de se fazer isso e cada caminho tem suas características específicas para desenvolver uma comunicação eficiente para gerar bons resultados.

Vamos ver a seguir os principais tipos de marketing e o que cada um faz:

  • Marketing digital

Não tem muito segredo, ao invés de utilizar o marketing para meios off-line, como outdoors, TV, etc, o marketing digital se resume a todas as atividades estratégicas de promoção e venda que uma empresa executa no meio online.

  • Marketing de conteúdo

é uma estratégia de criar conteúdos informativos sobre o nicho que você atua. Porém, não basta apenas escrever, existe toda uma análise e estratégia através de dados para se compreender o que se escreve. Estes conteúdos podem ter os seguintes formatos:

  • Blogs;
  • Redes sociais;
  • E-mail;
  • Vídeos.

é uma ótima forma para gerar um bom relacionamento com o seu público e gerar resultados a longo prazo.

  • Inbound Marketing

Você usa esta estratégia para atrair o cliente até você, ou seja, através de ações como o marketing de conteúdo, por exemplo. Na tradução livre, inbound marketing significa “marketing de atração”.

Isso gera clientes mais engajados e com maior interesse na sua solução, trazendo melhores resultados de conversão e uma venda menos invasiva se comparada aos métodos tradicionais.

  • Outbound marketing

Diferente do inbound, este tipo de marketing é tradicional, é quando a empresa vai até o cliente, por meio de ações externas, anúncios em TV, jornais, outdoors, patrocínio em eventos, etc.

  • Marketing empresarial

São todas as ações de marketing direcionadas a um negócio, como a captação de novos clientes. Podemos contar com ações que tem como finalidade melhorar o desempenho de uma empresa, encontrando estratégias para se concretizar.

Existem muitos outros tipos de marketing, mas estes são os mais impactantes.

Ferramentas de marketing

Por fim, vamos conhecer as ferramentas mais utilizadas para quem trabalha com marketing:

  • CRM - Customer Relationship Management;
  • Análise de dados (um exemplo é o Analytics);
  • E-mail Marketing e automação de e-mails;
  • SEO (palavras-chave, ranqueamento);
  • Mídia Paga (ads);
  • Site e redes sociais.

Importância da mão de obra qualificada

O mundo do marketing é vasto e também é uma área especializada, ou seja, necessita de profissionais qualificados para gerar bons resultados.

Seja para análises das informações (KPIs, dados, etc), como também para desenvolvimento de conteúdos e anúncios, ter um conhecimento prévio e boa experiência na função é fundamental para atingir as metas da empresa, caso contrário você pode comprometer os resultados do seu negócio.

Por isso é importante manter-se focado na área em que é especializado e, se necessário, terceirizar a mão de obra para uma equipe completa com todos estes profissionais, pois sem boas estratégias e pessoas capacitadas, você pode perder muito dinheiro e não atingir seus objetivos.

Siga nosso INSTAGRAM

Veja mais conteúdo

Solicite agora um orçamento do seu site focado em vendas

Obrigado pela sua mensagem. Em breve retornaremos o contato.
Erro. Favor verifique a sua conexão com a internet e envie novamente.

Outros serviços

material gráfico

Material Gráfico

serviços  marketing digital

Marketing Digital

serviços manutenção de sites

Manutenção de sites

serviços e-commerce

Sites E-Commerce

serviços google

SEO e Anúncios Google

Cases

Solicite agora um orçamento que atende suas necessidades

Obrigado pela sua mensagem. Em breve retornaremos o contato.
Erro. Favor verifique a sua conexão com a internet e envie novamente.