Tendências do mercado digital para 2022

Tendências do mercado digital para 2022

Para entendermos as tendências do mercado digital para 2022 ou as tendências em um âmbito geral, vamos entrar rapidamente nas questões relacionadas a sociologia, que é uma ciência que estuda a sociedade e o que ocorre nela, como fenômenos ligados a economia, cultura, religiosidade, etc.

A transformação social então, é quando ocorre uma mudança na sociedade por conta da necessidade de adaptar-se a algo novo para garantir sobrevivência.

Toda transformação social modifica o mercado, pois o mercado acompanha a sociedade.

Nos últimos dois anos, por conta da pandemia, observamos tendências no mercado tecnológico e digital, por conta de mudanças sociais, em que o principal estopim foi por conta do isolamento social.

A pandemia criou então um “novo normal”, o home office, e com isso, as pessoas ficaram ainda mais em casa, isoladas, passando a comprar cada vez mais em lojas virtuais. Prova disso é uma matéria publicada na E-commerce Brasil, que mostrou que o e-commerce brasileiro teve um crescimento de 40% em 2021.

Então, com pandemia ou sem pandemia, esta tendência está se consolidando, já que o mercado digital oferece mais praticidade, economia e produtividade. Vamos ver neste artigo quais as tendências para 2022 no mercado digital, o que fica e quais serão as novidades.

Para auxiliar sua leitura, segue abaixo uma lista com os links dos tópicos que serão abordados neste artigo:

Coleta de dados - a valorização da informação

é através da coleta de dados que você será capaz de fazer análises de preferências e comportamento.

Quando você tem estes tipos de dados em mãos, é mais fácil realizar campanhas de marketing precisas e a oportunidade de acertar e vender mais serão muito maiores.

Com os dados, você tem a faca e o queijo nas mãos, já que essas informações é que vão te proporcionar maior precisão em suas decisões. é como se você tivesse encontrado uma mina de ouro, sabe por quê? Pois estes dados contêm informações valiosas sobre o que gera maior retorno para os seus negócios, então depois de um bom tempo de trabalho, você consegue levantar dados suficientes para aplicar melhorias assertivas em suas campanhas e aumentar o lucro da sua empresa.

Porém, levantar todas essas informações e fazer boas análises destes dados, são frutos de um trabalho de médio a longo prazo, então ser consistente é fundamental para ter bons resultados.

Por isso existem muitas pessoas interessadas em comprar dados de contato de outros locais, o que é uma péssima ideia, pois você vai estar comprando dados específicos de uma empresa que não é a sua, sem saber a verdade por trás das informações fornecidas. é um caminho mais fácil, porém, com mais custos e menos resultados.

O que são estes dados e como coletar

Os dados são valiosos e para realizar a coleta, existe um processo de captação de conteúdo estratégico. Vamos aos principais e como funcionam.

  1. Landing Page e formulários

Antes de tudo, você precisa ter um número de leads na sua base, e para isso, você precisa criar formulários através de uma Landing Page. Você deve oferecer algum conteúdo gratuito, como ebooks, por exemplo.

Quando você tiver um número legal de pessoas na sua base, é hora de criar formulários com perguntas, você também pode criar um grupo no Telegram e pedir ao participante que responda este formulário para ter acesso a conteúdos exclusivos (aqui você já pode utilizar um gatilho mental famoso que é a exclusividade).

A intenção desses formulários é avaliar experiências com o seu produto, site e atendimento e entender quais são as expectativas do seu público.

Você também pode fazer perguntas mais específicas para criar uma persona, caso ainda não tenha.

  1. Google Analytics

é uma ferramenta gratuita do Google que permite a conexão com e-commerces, páginas de redes sociais, sites, automação de marketing, etc.

Através desta ferramenta, são criados painéis que mostram métricas para o usuário e outras informações que vão exigir trabalho analítico. Resumindo, é uma ferramenta de monitoramento e análise.

Algumas métricas que você pode usar são:

  • Visitantes: pessoas que acessam seu site, redes sociais, etc.
  • Hit: interações que o visitante faz, como IP, data e hora, etc.
  • Sessão: são vários hits.

Por exemplo, se a pessoa acessou o site, mas não fez nada, o Analytcs não capta um novo hit. O mesmo acontece se a pessoa entra no seu site, e depois de 30 minutos fica inativo, também não é possível medir o tempo de permanência nele, ou seja, ele contabiliza o tempo por hits (interações).

  • Taxa de rejeição: aqui você descobre qual página o seu usuário saiu, ou seja, qual página o fez abandonar a navegação.

Você também pode descobrir os canais que mais convertem, conhecer o perfil dos visitantes (dados demográficos, idioma, idade, sexo, interesses), conteúdos com mais desempenho, velocidade de carregamento das páginas e muito mais.

Quais são os benefícios dos dados

  • Dados são transformados em estratégias;
  • Estas estratégias com base em dados geram mais vendas;
  • Otimizar as estratégias de Marketing;
  • Melhorar a experiência do cliente;
  • Economizar dinheiro;
  • Estratégias menos agressivas.

Como vimos, o marketing digital é movido com base nos dados, então nada vem da noite para o dia, é um processo que leva tempo e necessita de testes constantes para atingir a melhor performance em suas campanhas, por isso, comece hoje para colher no futuro.

Quer saber mais detalhadamente sobre KPI - Key Performance Indicator, ou Indicador-chave de Desempenho, que são os indicadores das métricas de resultado? Então Clique Aqui para ler o nosso artigo sobre.

Social Selling e comunicação integrada

Social selling é quando você cria um relacionamento com seus potenciais clientes através de redes sociais, gerando mais vendas ao seu negócio. As redes sociais mais utilizadas são: Facebook, Instagram, LinkedIn, TikTok e Twitter.

Pode-se utilizar o Social Selling para B2B também, através de conteúdos que buscam trazer soluções.

Esta estratégia consiste em colocar os vendedores em contato com estes potenciais clientes, atendendo as necessidades específicas para fechar negócio.

Também é muito utilizado ferramentas orgânicas, como a produção de conteúdo, e é aqui que entra a comunicação integrada.

Tipos de conteúdos

  • Vídeos;
  • E-books;
  • Webinars;
  • Blogs;
  • Estudos de caso;
  • Tutoriais.

A comunicação integrada atua em quatro áreas: a comunicação mercadológica, administrativa, interna e institucional, e tem como objetivo influenciar ou afetar diretamente os públicos, o que requer atenção coordenada e alinhada.

De acordo com Philip Kotler e Kevin Keller (2012), existem 8 principais formas de comunicação, que são: propaganda, promoção de vendas, eventos e experiências, relações públicas, marketing direto, marketing interativo, marketing boca a boca e venda pessoal.

Damos destaque ao Marketing direto e venda pessoal para este tópico, que está mais ligado ao mercado digital e a social selling.

Marketing direto se refere ao uso de canais diretos ao consumidor e tem como objetivo direcionar mensagens para o público que mais lhe interessa, pode ser via e-mail, televendas e catálogos.

Venda pessoal é a comunicação interativa, em que as mensagens podem ser flexibilizadas e tem início com a prospecção. Essa comunicação é feita por vendedores buscando clientes potenciais.

Antes de começar a criar conteúdo, tenha em mente que mais da metade deles devem ser para construir sua autoridade, ou seja, ajudar os leads com seus problemas e orientá-los com soluções construtivas em seu dia a dia, já a outra parte, são conteúdos específicos relacionados ao seu produto/serviço.

Marketing interativo - Customer Experience

A finalidade do marketing interativo é estabelecer diálogos com o público de interesse e existem um conjunto de estratégias para incentivar esta interação.

Você pode criar quiz, ebooks interativos além de utilizar as redes sociais.

Tudo isso envolve o customer experience, que envolve todas as etapas de interação entre o cliente e a marca, o que vai muito além da venda de produtos, por isso é muito importante conhecer o perfil do seu consumidor.

Como ter experiências melhores com o seu cliente

  1. Tenha definido: valores, missão, visão e objetivos do seu negócio.

Para isso, tenha as seguintes perguntas chaves no seu caderno:

  • O que é importante para o seu cliente e para você?
  • Qual o propósito, a razão da sua empresa existir?
  • Onde você deseja que sua empresa esteja no futuro?
  • O que é sua empresa e onde ela quer chegar?

Estas respostas devem ser usadas como princípios quando você quiser tomar uma decisão, que vale tanto para o interno (funcionários, políticas da empresa), quanto para o externo (atendimento ao cliente, posicionamento, tom de voz).

  1. Relacionamento com o cliente

Você sempre pode melhorar o relacionamento com o seu cliente, para isso, tenha em mente que seus clientes também têm voz, então é preciso saber escutá-los. Outras dicas são:

  • Ser ágil nos atendimentos;
  • Não criar falsas expectativas;
  • Demonstrar autoridade no assunto;
  • Ter um atendimento mais humano;
  • Evitar termos muito técnicos (a não ser que seja B2B);
  • Conhecer bem o produto e / ou serviço.

O relacionamento com o cliente é a base de customer experience, atendê-lo bem não é algo complicado, mas requer que você esteja preparado.

  1. Treinamento de funcionários

Outro tópico de extrema importância! De que adianta querer ter uma boa relação com os clientes/público se a própria empresa não tem uma boa relação com a sua equipe?

Procure treinamentos que ajudam a criar vínculos com os colaboradores, o Team Building é um deles.

Estes treinamentos ajudam a:

  • Aumentar a motivação da equipe;
  • Ajuda a melhorar os canais de comunicação interna;
  • Melhorar o relacionamento entre os colaboradores;
  • Criar maior abertura entre as pessoas;
  • Entender o papel de cada um dentro da empresa.

A ideia é que sejam promovidas atividades através de jogos, mas também criar atividades de interação no grupo da empresa, com perguntas e premiação (como cafés, por exemplo).

  1. Criatividade

Seja criativo na resolução de problemas, talvez o maior exemplo seja o banco digital Nubank, que já deu para uma cliente um lixo roxo (cor da empresa) grande (por conta dela ter jogado o cartão sem querer no lixo), um Pokémon, dentre outros mimos para os clientes.

São atitudes simples que encantam o cliente.

  1. Monitorar seus resultados

E por último, mas de extrema importância, é a monitoração dos resultados. O marketing digital é bem mais preciso quando se fala de métricas e resultados, logo, aproveite estes recursos para saber o que está dando certo e o que está dando errado.

Fortalecimento do vídeo

Outra tendência para o mercado digital em 2022 é o vídeo.

Não falamos apenas do Youtube, que atualmente é uma ferramenta bem importante no mercado digital, mas também o TikToc, Reels e stories.

Eles ganharam atenção durante a pandemia, por conta do isolamento e por seguirem um formato bem mais interativo, chamando maior atenção dos usuários.

Uma pesquisa feita pela Nielsen para a TikTok em agosto de 2021, mostrou que 70% das pessoas querem ter mais conhecimento sobre os produtos que foram anunciados na plataforma.

Trabalho remoto

Por fim, a última tendência que surgiu junto dos novos hábitos da pandemia, e que veio para ficar, é o home office.

O home office vai permanecer em muitas empresas, portanto é fundamental saber se relacionar por meio da internet – seja através de reuniões, lives, mensagens, enfim, toda forma de comunicação online.

é importante saber criar vínculos e formas de comunicação para esta modalidade de trabalho, que requer estratégias diferentes, como uso de softwares para interação e organização de demandas.

 

Estas foram as principais tendências do mercado digital para 2022, que como podemos perceber, tiveram origem por conta da pandemia e vão continuar mesmo após ela ter se encerrado, como o caso do trabalho remoto.

A tecnologia faz parte do nosso dia a dia, desde um simples app de celular até as inteligências artificiais, como a Alexa, por exemplo, e caso a sua empresa não seguir o que está na rotina das pessoas, vai ficar para trás.

Siga nosso INSTAGRAM

Veja mais conteúdo

Solicite agora um orçamento do seu site focado em vendas

Obrigado pela sua mensagem. Em breve retornaremos o contato.
Erro. Favor verifique a sua conexão com a internet e envie novamente.

Outros serviços

material gráfico

Material Gráfico

serviços  marketing digital

Marketing Digital

serviços manutenção de sites

Manutenção de sites

serviços e-commerce

Sites E-Commerce

serviços google

SEO e Anúncios Google

Cases

Solicite agora um orçamento que atende suas necessidades

Obrigado pela sua mensagem. Em breve retornaremos o contato.
Erro. Favor verifique a sua conexão com a internet e envie novamente.