SEO: o que é, técnicas e muito mais

SEO: o que é, técnicas e muito mais

"O processo de otimização dos mecanismos de pesquisa, o SEO, é um conjunto de técnicas de ranqueamento do Google que buscam levar o seu conteúdo ao topo da plataforma, gerando mais tráfego orgânico e possibilidades de vendas."

Ao se perguntar o que é SEO, lembre-se: o SEO pode ser facilmente resumido em algoritmos do Google que organizam e determinam a relevância do seu conteúdo para definir a posição na qual ele será mostrado.

Este é um processo muito importante que não pode ser desconsiderado na hora de produzir um conteúdo. Afinal, se bem aplicado pode resultar em um aumento exponencial de tráfego, resultando em mais vendas e acessos aos suas produções.

Contudo, para compreender plenamente a função e o impacto que esta ferramenta exerce no digital é importante falarmos sobre diversos outros elementos.

Neste artigo você irá encontrar respostas para questões como: como usar SEO e quais as técnicas de SEO?

Observe abaixo tudo o que você irá encontrar neste artigo:

Como surgiu o SEO?

Com o surgimento do Google em 1998, foi questão de pouco tempo até que seus concorrentes perdessem cada vez mais espaço. Isso porque rapidamente o site foi considerado o principal buscador da internet pela Top 100 Web Sites.

Esse fato se deu porque o layout de organização do Google, o qual foi inspirado no formato de referências colocadas em artigos, e a grande capacidade de filtragem de conteúdo de acordo com as necessidades do usuário supera a de seus adversários.

E foi exatamente desta capacidade de selecionar os melhores conteúdos que nasceu o que chamamos de SEO.

Os algoritmos responsáveis pelo ranqueamento, nomeados googlebots, analisam o conteúdo dos sites e os elencam dentro de seus resultados de pesquisa de acordo com diversos critérios pré-estabelecidos pela plataforma.

Mas quais os critérios considerados para que o seus textos cheguem na chamada posição zero do Google? Confira no próximo tópico!

Técnicas de SEO

Pessoa utilizando técnicas de SEO

Antes de mencionarmos alguns dos mais de 100 ranqueamentos do Google devemos lembrar parte da essência do SEO dentro dos textos: as palavras-chave.

Existem diversos fatores de programação que influenciam no processo de otimização dos mecanismos de pesquisa. Porém iremos deixá-los de lado por hora e focar em técnicas e fórmulas que possam auxiliar em sua escrita. Cada uma delas irar ajudar a responder a grande questão: como usar SEO?

Os primeiros passos são simples. 

Determine a persona para quem seu texto será desenvolvido, pense em quem vai buscar o seu conteúdo e quais palavras utilizará para isso.

Cada palavra conta quando falamos de SEO.

Fique de olho em diferenças sutis. Por exemplo, se seu conteúdo falar sobre hidratação da pele por meio de produtos de beleza pense em quais palavras seu público irá utilizar. “creme hidratante”, “hidratante”, “creme”, “hidratante corporal”. 

Todos esses são termos válidos para falar sobre o assunto, por isso conheça sua persona ao máximo e busque saber exatamente o que ela procura.

Desta maneira um alto percentual de acesso é cada vez mais garantido.

Em seguida desenvolva o seu texto normalmente. Não se preocupe demais com as palavras-chave, se não sua produção corre o risco de ficar enfadonha e repetitiva.

Quando acertar todos os pontos do desenvolvimento, é o momento de adicionar as palavras-chave e nós iremos lhe dizer onde.

Agora vamos as demais técnicas de SEO:

O título

Aqui o ideal é que sua palavra chave fique o mais à esquerda possível, por exemplo: Hidratante corporal: qual o creme perfeito para o seu tipo de pele?

Assim, quando seu possível lead jogar hidratante corporal no Google, o mais provável é que seu conteúdo seja o primeiro a aparecer. Afinal, ele é um dos que mais se adequa a necessidade do usuário.

O Texto

Busque trazer dentro do início do texto, nas primeiras 100 palavras, suas palavras-chave ao menos uma vez e em seguida utilize sinônimos, para manter a clareza e o fluxo de leitura agradáveis.

Lembre-se: SEO jamais deve ser um empecilho na qualidade do seu conteúdo, e sim uma forma de garanti-la.

Também não esqueça de utilizar parágrafos curtos de duas a quatro linhas. Isso torna a experiência do usuário mais agradável e passa a impressão de que está evoluindo sua leitura de forma mais rápida e dinâmica.

Utilize negrito, itálico e sublinhado para destacar as palavras-chave e outros termos que considera relevantes para o entendimento do conteúdo.

E por último, mas não menos importante: faça uso de imagens, vídeos e links para engajar e complementar seu texto.

Quão mais completa for sua produção, mais alto o Google irá posiciona-la.

As palavras-chave

Agora que você compreende mais sobre a importância dessas palavras-chave para o SEO e como elas devem se localizar dentro de suas produções, devemos aprofundar um pouco também sobre elas.

Qual o tamanho ideal das palavras-chave? Aqui o equilíbrio deve permanecer, pois ela não deve ser nem muito longa e nem curta demais, o perfeito seria entre 2 e 4 termos.

Não esqueça que ela deve ter total relação com o tema principal do seu texto, estrategicamente falando ela deveria ser um resumo do seu conteúdo.

Tipos de palavras-chave

Aqui vamos considerar especialmente o objetivo do seu texto. Você quer aumentar o tráfego orgânico, gerar leads ou fazer a conversão de MQLs?

Assim que tiver suas metas bem estabelecidas, chega o momento no qual você deve definir sua estratégia, qual categoria de palavra-chave eu devo utilizar?

Para definir isso vamos conhecer as duas categorias existentes.

Head Tail

Este tipo de keyword é caracterizado por seu grande alcance de público.

Nesta categoria os termos são mais amplos. Para falar sobre os hidratantes corporais, por exemplo, suas palavras-chaves seriam:

- Hidratante

- Hidratante corporal

- Creme hidratante

Contudo, apesar da abrangência de público, a concorrência também é mais acirrada e a possibilidade de seu conteúdo cair de posição nas buscas do Google é maior.

Mas não desanime, você não deve deixar de utilizar estes termos em seus conteúdos, mas também não pode fazer uso somente deles.

Long Tail

O tipo de palavra-chave chamada de cauda longa resumidamente faz uso de mais termos buscando segmentar e direcionar o máximo possível o seu conteúdo ao seu público específico. Assim diminuindo a concorrência e tornando seus textos mais acessíveis a quem precisa.

Ao falarmos sobre o tema "hidratantes corporais" poderíamos filtrá-lo melhor utilizando termos mais específicos para destacá-lo o máximo possível de acordo com a demanda de sua persona:

- Onde comprar hidratantes corporais

- Hidratantes corporais para pele seca

- Hidratantes corporais veganos

A long tail é de extrema importância para que o google ofereça ela aos seus públicos, por isso utilize-a em todos os seus textos, ela será o diferencial na hora de gerar tráfego orgânico para os seus sites.

Por que utilizar as duas categorias?

É irremediável a importância de ambos os tipos de keywords, por isso a resposta é simples: equilíbrio.

Enquanto a head tail leva seus conteúdos às alturas, para competir com diversos outros sites da web, as long tails estão levando seu conteúdo diretamente a quem mais precisa dele.

Pense especificamente no funil de vendas. Quando falamos das 3 etapas, o topo, o meio e o fundo, sabemos que cada uma tem um objetivo diferente.

Isso significa que cada uma utilizará mais de uma categoria do que outra para falar com seu público em diferentes estágios.

No topo do funil o objetivo é trazer a pessoa para a empresa e torná-la um lead e a melhor maneira de fazer isso é com head tails. Você consegue imaginar por que?

Com seu longo alcance, a possibilidade de aumentar os acessos é maior com esta categoria, por isso ela aparecerá em demasia enquanto a outra, nem tanto.

No meio do funil você tem um lead se aprofundando ainda mais no assunto e considerando a aquisição do seu produto.

Neste momento o uso das long tails é primordial, pois a pessoa já tem consciência de que tem uma demanda, qual é e que precisa ser sanada. 

Ao invés de utilizar uma head tail como, roupas femininas de inverno, você deve utilizar “casacos apeluciados femininos”, indo direto ao ponto.

E no fundo do funil suas keywords serão ainda mais específicas, falando mais sobre a empresa e o produto o qual seu lead precisa.

Por isso não esqueça da diferença entre essas duas categorias, pois elas podem definir o sucesso de seus futuros conteúdos.

5 Ranqueamentos do Google

O que é SEO

Apesar de existirem centenas de ranqueamentos desenvolvidos pelo Google - tendo sido 200 listados pela backlinko - para aprimorar a plataforma e a qualidade de busca, trouxemos cinco que podem auxiliar você na hora de pensar sobre os seus conteúdos.

1- Tamanho do conteúdo: quanto maior forem os seus textos, maior é a possibilidade do Google o considerar um material aprofundado, por isso geralmente quanto maior as produções, melhor para sua posição.

2- Índice: a presença de um índice auxilia o Google a compreender melhor o seu conteúdo, por isso não deixe de inserir um em suas produções.

3- Gramática e ortografia: pode parecer clichê, mas é sempre importante lembrar o quão relevante é ter um material bem revisado para que nenhum erro básico de gramática, ortografia e semântica, passe batido em seus conteúdos.

4- Atualizações: a frequência de atualizações da página irá fazer toda a diferença na hora do Google eleger seu posicionamento nos resultados de busca, então não deixe de mantê-la atualizada. 

5- Originalidade: quão mais originais forem seus conteúdos, mais relevantes eles serão no momento de serem colocados como resultados de uma pesquisa.

Ferramentas de SEO

Ferramentas de SEO

Agora que você conhece mais sobre essa famosa e inteligente estratégia de marketing digital, o SEO, nada melhor do que descobrir quais ferramentas podem te ajudar a encontrar as melhores keywords para as suas produções.

Google Ads

A famosa ferramenta do Google utilizada para promover anúncios possui uma ferramenta chamada planejador de palavras e pode ajudar você a encontrar as palavras-chave certas para suas produções.

Além de mostrar antigas métricas das palavras selecionadas e também mostrar possíveis previsões formadas a partir de dados analisados pela plataforma.

Ubersuggest

Desenvolvido pelo famoso especialista em marketing digital, Neil Patel, o site Ubersuggest possui um buscador de palavras-chave extremamente eficiente.

Basta ir até a barra de busca e inserir a keyword que deseja pesquisar e em seguida você pode conferir verificar o volume de buscas de cada palavra-chave, seu nível de concorrência e o custo por clique.

Não apenas isso, a plataforma ainda oferece sugestões semelhantes com base em sua pesquisa.

SEMrush

Uma ferramenta prática e eficiente que pode ser utilizada até mesmo enquanto você escreve os seus textos, o SEMrush ainda possui a função de otimização inteligente de conteúdo.

Isso permite que ele avalie seu texto e sugira palavras-chave, além de avaliar seus posicionamentos, dentre diversas outras coisas.

Keyword Planner 

Uma ferramenta do Google, o Keyword Planner tem um grande foco em mídia paga, porém é muito eficiente para gerar palavras-chave.

Com base em seu negócio, esta plataforma irá buscar e sugerir as melhores keywords disponíveis para os seus conteúdos.

E agora?

Como usar SEO

Agora que você já sabe como usar SEO e quais as principais técnicas de SEO, além de algumas de suas ferramentas, este é o momento em que você deve colocar todos os seus aprendizados em prática e observar os novos resultados de seus conteúdos.

Não deixe de utilizar todas as ferramentas que estiverem ao seu alcance para aprimorar cada vez mais a qualidade de suas palavras-chave e seus posicionamentos no texto.

E não esqueça de se manter de olho nas atualizações que ocorrem dentro do Google de tempos em tempos, pois elas afetam os ranqueamentos da plataforma.

Agora é a hora de subir na sua profissão e nos resultados de pesquisa da web.

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