Profissional de marketing: quem é e como ele pode te ajudar?

Profissional de marketing: quem é e como ele pode te ajudar?

O profissional de marketing é o responsável por criar uma série de estratégias que irão tornar o seu produto e/ou serviços objetos de desejo do público.

Que empreendedor nunca se perguntou: afinal, o que faz um profissional de marketing? Quais competências ele deve ter e como ele pode ajudar o meu negócio?

Nesse artigo você encontrará a resposta para todas essas perguntas e muito mais.

Esse profissional excepcional tem um único objetivo: tornar os seus produtos alvo de desejo do público alvo. Todas as competências que o cercam devem estar alinhadas com esta meta.

Isso significa que além de ter capacidades que só podem ser adquiridas com estudo e experiência, ele também deve ter um determinado perfil.

Confira em detalhes alguns dos tópicos que você irá encontrar nesse artigo:

A história do profissional de marketing

A história do profissional de marketing.

Todos os acontecimentos históricos que transformaram a economia ao redor do mundo afetaram diretamente a maneira a qual as empresas se relacionam com seus públicos.

Isso significa que ao longo dos anos o marketing sofreu alterações de acordo com a mudança de comportamento dos consumidores. Foi desta forma que ele evoluiu e se tornou o que é hoje. 

E para nos ajudar a enxergar isso, existem 4 estágios os quais podemos apontar para segmentar de maneira linear todas essas alterações que ocorreram ao longo do tempo. Confira abaixo!

Até metade do período da II Guerra Mundial o marketing consistia somente em informes de marcas a respeito do produto. Não havia uma relação do vendedor com o consumidor.

Nesta época, a economia era propícia para este tipo de situação ocorrer. A oferta era equivalente à demanda. 

Esta era é o que chamamos hoje de Marketing 1.0. O maior recurso dos profissionais desta época era a criatividade.

Eles utilizavam formas criativas e divertidas de informar ao público sobre os serviços oferecidos pelas corporações.

Em seguida houve uma virada, o cliente se tornou o foco do negócio. Eram desenvolvidos produtos variados que buscassem atender as necessidades que se tinham naquele período. Este foi o Marketing 2.0.

Nele os responsáveis pelo marketing tiveram que aliar sua criatividade a empatia com seu público. Assim eles teriam a compreensão necessária para conseguir desenvolver e vender os produtos.

Logo após chegamos ao Marketing 3.0, que veio acompanhado do início de um novo milênio. Aqui é onde o produto deixa de ser o representante do sucesso de um negócio.

As empresas precisam sanar outras necessidades de seus clientes, as morais e éticas. Com isso elas passam a agir de acordo com “missão, visão e valores”.

Neste período o público deixa de ser uma massa homogênea e passa a ser um grupo de pessoas que se identifica com os alinhamentos do seu negócio.

Ou seja, irá consumir não apenas com base na qualidade do produto, e sim de acordo com o posicionamento da empresa dentro da sociedade.

Com tudo isso chegamos no agora, o Marketing 4.0. O hoje está concentrado no Marketing Digital

A evolução da tecnologia proporcionou uma ampliação de ferramentas de comunicação, que acabaram gerando novas formas das pessoas se relacionarem.

Com isso, nasceram novas estratégias de marketing, como: Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo, Copywriting, SEO, dentre diversos outros.

Atualmente essa enorme gama de possibilidades exige muito dos profissionais da área. O que alguns anos atrás seria simples, como o lançamento de um produto, hoje é extremamente complexo.

Por exemplo, se uma marca de maquiagem estivesse lançando uma nova paleta de sombras em 1950, as pessoas responsáveis pelo marketing fariam um evento para os revendedores. 

A divulgação aconteceria através de veículos fora do digital, como panfletos e outdoors. Por meio destes seria quase impossível mensurar resultados, muito menos alcançar pessoas fora de uma determinada região.

Hoje, a marca teria que levar em consideração o digital e o offline. Analisar seus principais públicos e definir a forma como faria a divulgação. Tudo isso envolveria campanhas de marketing digital, eventos virtuais e presenciais, conteúdos para meses de pré-lançamento, lançamento e pós-lançamento, estratégias, etc.

Além de ter que manter um monitoramento constante de resultados a partir de KPIs, para conferir quais partes da estratégia estavam sendo efetivas ou não e porquê.

Isso tudo nos mostra que com o tempo, os profissionais da área tiveram que acumular uma enorme quantidade de competências. Os que não o fizeram, assim como alguns meios de comunicação antigos, caíram em desuso.

Qual o perfil de um profissional de marketing?

Qual o perfil de marketing

Para que uma pessoa possa se considerar um bom profissional de marketing é necessário que ela tenha uma série de atributos pessoais.

Mas o que isso significa?

Significa que essas características não podem ser ensinadas dentro de salas de aula de uma universidade. Elas devem ser desenvolvidas de forma pessoal por cada um.

Venha com a gente e confira o que tudo o que alguém da área precisa:

Ser criativo

Esta é uma daquelas coisas que as pessoas costumam dizer que alguns nascem com e outros não. Mas a verdade é que é tudo uma questão de prática.

Algumas pessoas sempre terão mais facilidade em matemática que outras, mas com um pouco de estudo todos conseguem passar de ano. Com a criatividade não é diferente.

Para ativar o lado criativo do cérebro é necessário consumir. Leia livros, quadrinhos, tirinhas, poemas. Assista filmes, séries, curtas. Escute histórias, podcasts, músicas.

Assim na hora de criar algo novo, você estará sempre estimulado. O que irá te ajudar a ter diversas ideias e referências para utilizar.

Pensar fora da caixa

Além de saber usar a criatividade a seu favor, esse profissional deve ser inovador.

Isso significa que ele terá que ter a inteligência e a consciência de saber quando se deve arriscar em algo que ninguém tentou ainda ou não.

Manter-se atento às tendências mercadológicas para conseguir diagnosticar intervalos de oportunidades também é importante. Assim ele pode utilizá-los em prol do seu negócio.

Ter iniciativa

Uma das características mais marcantes que você encontrará em todo bom profissional de marketing é a proatividade.

Ele será aquele que estará sempre com a mente trabalhando em ideias e estratégias novas, constantemente maquinando soluções e pensando em maneiras melhores de fazer as coisas.

Por isso, desconfie daqueles que sentam e encaram um problema esperando que a solução caia em seu colo.

Ser organizado

Só quem trabalha na área da comunicação sabe a confusão que pode ser o dia a dia de um profissional de marketing. Por conta disso, gostamos de afirmar que a organização é a melhor amiga de um bom estrategista.

Afinal, a rotina de trabalho desse pessoal costuma variar bastante. Isso significa que ele precisará ter autodisciplina para se organizar para os dias mais corridos e para os mais calmos. Não deixando a desejar em nenhum deles.

Em momentos de crise, ele deve saber agir com cautela para que priorize de maneira correta as prioridades levando aos problemas, boas soluções.

Ser analítico

Todo bom jogador joga de acordo com as regras do jogo. 

Você sabe o que isso quer dizer?

Dentro da área de marketing significa que o bom profissional deve utilizar todas as ferramentas antes de fazer sua próxima jogada.

O marketing digital trouxe consigo uma coisa que sempre fora o desejo de todo trabalhador da área: a capacidade de mensurar resultados de maneira rápida e prática.

Google analytics e Facebook Business são exemplos de plataformas grátis que mostram todo tipo de resultados, como alcance, cliques, curtidas, comentários, compartilhamentos, etc.

Basta que na hora da estratégia sejam alinhados os KPIs (indicadores-chave de desempenho), para que você possa receber os resultados das ações nas quais está investindo.

Ter empatia

A habilidade de se colocar no lugar do outro é essencial quando o profissional está desenvolvendo uma ação para o seu público-alvo.

Ao se imaginar como a persona, é menos provável que sejam cometidos erros que possam ofender ou até mesmo repelir o cliente, ao invés de atrair.

Então na hora de contratar esse profissional, pergunte sobre o que ele pensa ao falarmos de empatia dentro do marketing.

Ter gosto pelo conhecimento

No marketing, todo dia é uma nova oportunidade de aprender e evoluir. Isso acontece por conta das constantes mudanças que vem acontecendo dentro da área.

Com a alta velocidade que tudo acontece atualmente é muito fácil ficar para trás, então o profissional da área deve estar sempre atento. 

Imagine o que aconteceu com aqueles que se recusaram a considerar as redes como uma ferramenta de marketing.

Ele deve ler livros, fazer cursos, participar de eventos, tudo o que possa mantê-lo por dentro das novidades e tendências.

Especializações

Especializações dos profissionais de marketing

Dentro do marketing existem diversas áreas, o que significa que geralmente existem alguns profissionais que têm mais conhecimento e experiência em uma do que em outra.

Abaixo iremos apontar algumas dessas áreas para você compreender um pouco mais sobre as habilidades que algumas pessoas estão apresentando em seus currículos.

 

Inbound Marketing: os profissionais que entram de cabeça dentro do inbound marketing tem as habilidades necessárias para criar estratégias de captação de clientes através da criação de conteúdo de valor.

Geralmente eles trabalham com o funil de vendas para conseguir novos leads para o seu negócio. Esta área é bastante recomendada se você tem interesse em desenvolver um e-commerce ou aumentar suas vendas online, por exemplo.

 

Marketing Digital: responsáveis por desenvolver uma série de estratégias de comunicação dentro do meio digital, os profissionais com esta especialização carregam consigo uma série de competências.

Dentre elas geralmente estão o conhecimento de canais de comunicação virtuais, gestão de redes, anúncios, branding, copywriting, etc.

 

Marketing de Relacionamento: esta especialização vale ouro para você que quer fidelizar os seus clientes.

O profissional que trabalha com este tipo de marketing irá desenvolver estratégias que irão criar um relacionamento duradouro com o seu consumidor a partir de uma série de benefícios.

Tornando o seu público seu fã, até mesmo possíveis promotores da marca.

Como o profissional de marketing ajuda o seu negócio a crescer?

Se você chegou até aqui já entende um pouco sobre o que esses profissionais podem oferecer a sua empresa.

Isso significa que já compreende o profundo impacto que eles podem ter ao criarem e aplicarem estratégias que façam o seu produto e/ou serviço se destacarem no mercado.

Atualmente os elementos utilizados para o desenvolvimento de uma estratégias, são muitos para serem levados em consideração. Por isso, por mais que você esteja dando um jeito de estudar e tocar seu marketing sozinho, às vezes é necessário a opinião de um especialista no assunto.

Tudo o que você precisa fazer é focar no seu objetivo e observar se ele está sendo plenamente alcançado, pois se não está, esse funcionário irá lhe auxiliar.

Contudo, é sempre importante pontuar que todas as necessidades do seu negócio devem ser levadas em conta. Não contrate um profissional de marketing para sobrecarregá-lo de trabalho e esperar que ele tenha um bom desempenho.

Não é razoável contratar apenas um funcionário esperando que ele crie e programe um e-commerce, faça a estratégia de lançamento, aplique-a e faça a mensuração de resultados, tudo dentro de um mês.

Dependendo das suas necessidades e do porte da sua empresa, considere a possibilidade de contratar uma agência de marketing.

Dentro delas você encontrará uma série de profissionais da área com especializações complementares que estão loucos para ajudar o seu negócio a crescer.

Se quiser saber mais sobre o fantástico mundo do marketing, clique aqui!

Siga nosso INSTAGRAM

Veja mais conteúdo

Solicite agora um orçamento do seu site focado em vendas

Obrigado pela sua mensagem. Em breve retornaremos o contato.
Erro. Favor verifique a sua conexão com a internet e envie novamente.

Outros serviços

material gráfico

Material Gráfico

serviços  marketing digital

Marketing Digital

serviços manutenção de sites

Manutenção de sites

serviços e-commerce

Sites E-Commerce

serviços google

SEO e Anúncios Google

Cases

Solicite agora um orçamento que atende suas necessidades

Obrigado pela sua mensagem. Em breve retornaremos o contato.
Erro. Favor verifique a sua conexão com a internet e envie novamente.