Seja qual for a ação de interesse da empresa, o Copywriter - profissional o qual realiza a criação da Copy - irá trabalhar em cima dela, buscando a melhor maneira de convencer sua persona a fazer algo, seja assinar uma newsletter ou consumir o um produto. Isso é o que chamamos de Copywriting.
Mas como essa técnica de marketing pode te ajudar a vender mais? Isso é bastante simples.
Capaz de ser desenvolvido e aplicado em qualquer formato e plataforma, esse elemento do marketing é capaz de transformar o “não” de um possível lead em um “sim” de cliente.
Agora para você saber mais sobre o Copywriting, vamos mostrar um pouquinho sobre como ele surgiu.
A história do Copywriting
Apesar de ter se popularizado dentro do marketing digital, o Copywriting é uma técnica que já existe há aproximadamente 200 anos.
Mencionada pela primeira vez em 1828, por Noah Webster, o Copywrite pode ser traduzido como uma produção original que deve ser imitada na escrita e na impressão. Ou seja, um item autoral que será publicado na imprensa.
Mesmo que essa tradução tenha caído em desuso por conta do tempo, o termo se manteve famoso entre jornalistas e publicitários que trabalham na área.
Afinal, foi deste meio que nasceu o copywriting.
Contudo, hoje com a revolução tecnológica que habilitou a possibilidade do surgimento do marketing digital, o copywriting se transformou e se adaptou às plataformas virtuais.
Redação Publicitária X Copywriting
É importante ressaltar que o Copywriting não deve ser confundido com a redação publicitária.
Isso se dá porque ambas têm objetivos diferentes.
A verdade é que enquanto o Copywriting trabalha em cima da persuasão para gerar vendas, a redação da publicidade é muito mais descritiva-informativa.
O Copywriting tem como sua principal característica CTAs (chamadas para ação), como: compre agora, invista no seu futuro clicando aqui, saiba mais, entre outras infinitas possibilidades.
Afinal ele está buscando uma determinada atitude do lead, então precisa instruí-lo sobre como fazer.
Enquanto isso, a redação publicitária terá como uma de suas maiores características o Marketing de Conteúdo.
Isso significa que na redação geralmente haverá um foco em conteúdo de valor. Este o qual geralmente não irá contar com nenhum CTA.
Contudo, apesar de não poderem ser confundidas não significa que ambas não possam trabalhar juntas. A verdade é que para que você consiga alavancar o seu negócio será necessária uma estratégia que abrace ambas técnicas.
Para fazer isso serão necessários conhecimentos mais aprofundados sobre um dos principais elementos do Copywrite: os gatilhos mentais.
Gatilhos Mentais
Os gatilhos mentais são eventos ou circunstâncias externas que despertam sensações emocionais e psicológicas nas pessoas.
Ao falar de emoções, sabemos que elas podem ser positivas ou negativas. E com gatilhos mentais é possível influenciá-las a favor do seu negócio.
O tempo das pessoas está cada vez mais curto. Isso significa que os gatilhos mentais podem ser uma ferramenta poderosa quando utilizada em sincronia com o Copywriting. Especialmente na hora de chamar atenção do público.
Apesar de poder soar como algo maléfico, estes gatilhos tendem a transformar a experiência do usuário em uma experiência muito mais profunda e agradável.
Trazendo diversas sensações positivas como conforto, paz, alegria, calma e motivação.
Confira agora os principais responsáveis por despertar sensações que levarão o seu público de lead a consumidor.
A melhor forma de utilizar este princípio é por meio de promoções e venda de produtos limitados.
Gere uma necessidade que só poderá ser sanada naquele momento. Ou seja, um sentimento de agora ou nunca.
Segundo pesquisas neurológicas, experienciar algum produto ou serviço novo aumenta a liberação de dopamina no cérebro.
Isso significa que ao adquirir coisas novas as pessoas têm uma forte sensação de recompensa.
Este fenômeno é o que nos incentiva, por exemplo, a trocar de celular quando um modelo novo lança, mesmo que o antigo ainda não tenha parado de funcionar.
E quando falamos de criação de copys, o ideal é desenvolver materiais exclusivos como anúncios falando sobre algum lançamento ou upgrade.
Faça este tipo de conteúdo de tempos em tempos para manter seu público sempre engajado e suas vendas sempre no topo.
Aquele que aponta o ser humano como um ser social que é constantemente influenciado pelo o que os outros dizem, fazem ou usam.
Geralmente nós gostamos daquilo que os outros gostam e consumimos o que consomem.
Por isso, sempre adicione uma sessão de mais vendidos aos seus negócios. Além de, claro, inserir porque aqueles produtos e serviços são tão requisitados.
Implemente este elemento simples as suas vendas e você pode se surpreender com o resultado.
Uma das melhores maneiras de fazer isso é através do marketing de conteúdo. Por meio dele você terá um conteúdo de valor que mostrará sua empresa como uma especialista no assunto.
Contudo não esqueça que ao falarmos de posicionamento, toda a estrutura interna da organização importa.
Então deixe todos claramente conscientes e alinhados sobre quem é a empresa.
É mais ou menos assim que este gatilho funciona. Ele irá trabalhar em algo para dar ao público sem pedir nada em troca, para que em algum momento este se sinta com vontade de retribuir.
Neste momento ele irá atrás do produto ou serviço oferecido.
As melhores maneiras de utilizar este elemento é por meio de conteúdos de valor, como postagens em blogs e brindes em compras.
Agora que você conhece alguns dos mais famosos gatilhos mentais, use-os com sabedoria integrados ao seu copy. Utilize uma linguagem direta somada a um gatilho mental e trabalhe bem sua persona.
Assim, a garantia de um conteúdo de sucesso é quase certa! Tudo depende se você irá seguir as dicas a seguir.
7 Dicas para ser um Copywriter de sucesso
Persuadir é diferente de mentir. Na verdade, a persuasão envolve ter argumentos tão bem fundamentados que irão de fato convencer sua persona a realizar uma ação.
Seja criativo, mas sempre realista.
Por isso tenha domínio do assunto sobre o qual você quer vender. Isso trará destaque às qualidades certas do seu produto e deixará o público satisfeito.
Convença a si mesmo para enfim conseguir persuadir seu lead.
Utilize as palavras certas para o seu público e não se prolongue demais.
Tome cuidado, o simples não quer dizer simplório. Seu texto deve suprir as necessidades da persona pré-estabelecida.
Adicione pequenos questionamentos nos seus futuros conteúdos e observe o resultado.
As fontes são uma forte ferramenta no momento da persuasão, então não deixe de fazer algumas pesquisas antes de construir seus conteúdos.
Após saber exatamente quem é seu público-alvo, você deve desenvolver a sua persona. O chamado cliente ideal. Ele é um personagem fictício criado com base em informações de clientes reais.
Por isso, é muito importante que você tenha sempre em mente sua persona quando for criar seus materiais.
Agora que você já está aprofundando seus conhecimentos sobre como essa complexa ferramenta de marketing funciona, chegou o momento de descobrir alguns erros que devem ser evitados.
3 erros comuns de Copywriters
Antes de tudo, é sempre importante relembrar que a prática leva a perfeição. Por isso, a principal forma de evitar erros é estudando e praticando sua escrita.
Não se martirize por cometer pequenos erros no começo. Eles irão acontecer. Porém, existem alguns que nós podemos ajudar você a evitar logo de cara. Confira!
Mesmo que o tema do seu material seja complexo e difícil, você deve ser criativo e dar brilho e ritmo ao texto. Caso contrário, pode perder um lead permanentemente.
Você deve valorizá-los, claro, mas faça isso somente com base nas características reais do item.
Nunca deixe de revisar seus trabalhos para evitar qualquer possível gafe que possa estar presente no conteúdo.
Afinal, quem nunca viu conteúdos que foram postados com erros e viralizaram por causa disso?
Conclusão
Enfim chegamos ao momento no qual você pode começar a desenvolver seus próprios materiais.
Alinhe seu objetivo, defina sua persona e comece o seu primeiro rascunho. Adicione gatilhos mentais que têm relação direta com o seu conteúdo e crie CTAs interessantes que mantenham o público engajado.
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A captação e gestão de leads ocorre através do funil de vendas, pois ele contempla uma série de etapas que tornam um desconhecido um cliente.
Copywriting é uma técnica de escrita que tem como principal objetivo convencer o público a realizar uma determinada ação.
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Marketing Digital é um conjunto de ações premeditadas e organizadas que buscam promover e/ou vender algum produto ou serviço na internet.
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