Saiba como criar chamadas para ação que convertem (com exemplos)

Sabe aquela frase “Clique aqui para saber mais”? Isso é chamado de Call-to-Action (CTA), que em uma tradução literal significa Chamada Para Ação.

O uso de Chamadas para ação é um recurso muito valioso no marketing digital e com grande influência nos resultados do seu negócio, pois é ele que aponta o que o seu cliente deve fazer ao encontrar seu conteúdo.

As chamadas para ação que convertem são usadas para:

  • Prospectar clientes
  • Compartilhar conteúdos de redes sociais
  • Converter
  • Fidelizar o público
  • Promover um evento

Basicamente, o objetivo é atrair potenciais clientes e convertê-los em leads, vendas e, posteriormente, em clientes satisfeitos.

As chamadas para ação que convertem levam seus clientes potenciais para uma página de destino onde eles podem inserir suas informações de contato, preencher qualquer formulário curto ou realizar qualquer ação que você deseja que ele faça.

Veja agora dicas de como criar chamadas para ação que convertem:

1. Tenha seu público em mente

Antes de sair por aí criando e esboçando chamadas para ação que convertem, você primeiro precisa entender o que é importante para seu público.

O público de mulheres empresárias tem prioridades e interesses diferentes de mulheres gestantes.

Exemplo:

Vamos supor que você disponibilizando um e-book de cuidados fundamentais para gestantes.

Neste caso, uma chamada para ação que converte deve ser algo próximo de “comece a cuidar de você e seu bebê” pois a mulher gestante passa a ter uma preocupação maior com a saúde dela e também do bebê.

Boas chamadas para ação que convertem devem dizer ao público o que eles estão prestes a receber, qual o valor desse material e mostrar que o adquirir será um processo rápido e fácil de ser realizado.

2. Esqueça o clique aqui

Se você realmente quer criar chamadas para ação que convertem, trate de esquecer o famoso “clique aqui”.

Essas duas palavras muito usadas a vários anos atrás quando a internet ainda não estava no patamar que está hoje.

Atualmente este tipo de chamada para ação está antiquado e foi substituído por chamadas que conversam muito melhor com diferentes públicos.

Se você oferece um serviço de consultoria financeira, o tipo de chamadas para ação que converte será parecido com “quero organizar minhas finanças”.

3. Dê atenção a o que você está oferecendo

Além da chamada em si, você deve prestar atenção ao material, serviço, produto ou vantagem que você está oferendo ao seu cliente.

Se você oferece um e-book ao seu público, tenha certeza de que seu público verá vantagem em lhe dar seus dados de contato em troca do acesso ao material.

Provavelmente nem a melhor chamada para ação do mundo fará o usuário converter se ele não achar uma troca justa.

Mas tome cuidado com o que você prometer nas suas chamadas.

Não ofereça mais do que pode entregar.

Isso evita frustrações e problemas com a percepção de qualidade sobre seu produto ou serviço.

4. Seja objetivo

Para criar chamadas para ação que convertem é necessário praticar a objetividade.

Por isso, é preciso dizer exatamente o que você quer que o seu público faça, de forma clara e direta.

Não cometa o erro de pedir muitas ações em uma mesma chamada para ação.

Isso fará seu usuário se sentir perdido e resultará na ineficiência da campanha.

Uma chamada para ação que converte, com contexto amigável e bem direcionada não fará o cliente se sentir obrigado a realizar tal ação, mas sim encorajado a realizá-la.

Por isso, seja sempre claro e objetivo em suas chamadas para ação que convertem, evitando confusão e assim aumentando as conversões.

5. Passe ideia de urgência

Uma estratégia que funciona muito bem atualmente é transmitir a ideia de urgência ou limite nas chamadas para ação que convertem.

Se você está divulgando um curso online, uma excelente estratégia é usar chamadas para ação que convertem semelhantes “Inscreva-se agora. Vagas limitadas” ou “garanta sua vaga”.

Este tipo de chamada para atenção passa muito bem a ideia de que se a pessoa deixar para depois podem não haver mais vagas.

Este tipo de chamadas para ação que convertem usa técnicas psicológicas para encorajar o usuário a converter e fazer a ação desejada.

Também relacionado à linguagem, busque usar verbos no modo imperativo.

Verbos neste modo trazem maior valor para a ação.

Use verbos como:

  • Acesse
  • Garanta
  • Encontre
  • Crie
  • Faça
  • Inscreva-se
  • Compre
  • Adquira

6. Crie contraste visual

Vamos supor você tenha uma marca que oferece produtos de beleza.

Seu objetivo é que as pessoas entrem em na sua loja online e concluam o processo de compra certo?

Para facilitar o processo do usuário para concluir a compra, você deve destacar visualmente os botões de adicionar ao carrinho e de concluir a compra.

Cores ótimas para usar nos botões de chamadas para ação que convertem são: azul, verde, laranja e vermelho.

Estas cores possuem papel importante na psicologia das cores.

Se a cor principal do seu site for verde, a melhor cor para suas chamadas para ação que convertem é laranja ou vermelho.

Isso acontece porque essas cores estão em grupos diferentes.

Enquanto o ver está no grupo das cores frias (próximo ao azul), o laranja e o vermelho são cores quentes pois estão próximas ao vermelho.

Além do contraste de cores, também é importante que as chamadas para ação que convertem estejam destacadas com uma alta visibilidade.

Suas chamadas para ação que convertem devem capturar a atenção dos olhos do seu usuário, porém cuidado para não deixar o layout bagunçado ou feio.

7. Posicione o chamado de ação (CTA) corretamente

Um fator muito importante para a eficiência das chamadas para ação que convertem é seu posicionamento no layout das páginas.

Quando posicionados em um pop-up sua taxa de conversão tende a ser maior do que quando colocados na lateral ou da metade do site para baixo.

É importante lembrar que chamadas para ação que convertem devem estar no topo do site pois é um local muito importante.

O topo da página é responsável por dar a primeira impressão para o site e ela deve ser o máximo positiva possível.

 

Leia também como nosso artigo sobre Como criar boas descrições de produtos.

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