Saia do padrão! Esqueça os sites prontos e tenha um layout personalizado para o seu cliente

Sabemos que a tendência é que cada vez mais as empresas, comércios e negócios migrem para o mundo digital, e que antes da pandemia isso já era uma tendência, mas que agora se consolidou.

Uma pesquisa feita pela Neotrust, mostrou que em 2021 cerca de 78 milhões de compras online foram realizadas só até março, ou seja, foi um aumento de 57% em comparação ao ano passado.

Quando você decide iniciar no mundo do e-commerce, você precisa de um passo a passo, na qual você deve se atentar aos seguintes tópicos:

  • Fazer um planejamento da sua loja virtual;
  • Pesquisar e escolher um domínio do seu site;
  • Escolher uma plataforma;
  • Planejar o seu negócio;
  • Estratégias para se ter sucesso nas suas vendas.

Então, antes de criar o seu site, veja se você já tem todo o seu negócio planejado.

Estes tópicos são relacionados ao website da sua loja, você também pode vender em plataformas como o Mercado Livre, Enjoei, etc, porém, a ideia é justamente falar sobre um website construído do zero, por conta do layout inovador que você vai ter. E é sobre isso que vamos falar hoje.

Para auxiliar sua leitura, segue abaixo uma lista com os links dos tópicos que serão abordados:

Não podemos nos esquecer, é claro, de pensar nas redes sociais para divulgar o seu negócio, como Facebook, Instagram e, dependendo do negócio, o YouTube.

É importante que sua loja virtual tenha a sua cara, ou seja, que sua página seja personalizada à sua empresa ao invés de ter um layout padronizado, porque assim você converte muito mais, além de economizar dinheiro com anúncios, pois seu site terá uma taxa de conversão maior.

Como deixar o seu site mais bonito e funcional:

1. Cores e fontes

Quando falamos nas opções de vender o seu produto - se for produto físico, através de sites como o Mercado Livre e se for produto digital, através do Hotmart e Eduzz - o único problema, é que todos eles têm um layout padrão.

Isso significa que se você quiser adicionar cores e dar um toque pessoal, você não consegue. No Hotmart e Eduzz você consegue colocar o seu logo, etc., porém, as opções de personalização são limitadas.

A identidade visual é um item importante, pois é por meio dele que você cria um vínculo entre você/sua marca e o público consumidor.

O mesmo acontece com as fontes escolhidas, que é chamada de tipografia. Pode parecer simples, mas é um processo bem complexo, que requer estudo.

Você sabia que existem pessoas que dedicam suas vidas e carreiras a tipografia? Afinal, é através dos textos que você se comunica com o leitor, além dos vídeos e imagens, porém, o texto ainda é o recurso principal.

E sim, você deve identificar o seu público, antes de escolher uma fonte, já que a idade e interesses vão influenciar na escolha da fonte para o seu site.

Existem fontes mais apropriadas para crianças, outras para adultos e idosos. Para isso, procure fazer uma pesquisa e observar como é a fonte de sites que vendem o mesmo produto que você, elas são mais arredondadas, mais finas?

2. Design Gráfico

A dica é que você pesquise, dê uma olhada em sites que você gosta e que te agrada visualmente e, também, observe os que você não gosta, seja pelas cores serem pesadas, muito uso de negrito, etc.

Procure observar para descobrir o que te agrada e o que não te agrada nestes sites que você visitar.

3. Testar

Procure testar tudo, combinações de cores, de posição dos produtos, etc.

Aproveite e mostre para algum amigo, pergunte o que ele acha.

4. Personalidade única

Aqui você vai pensar no além do seu site, no caso, na sua marca, e para se pensar na personalidade da marca, que vai influenciar no seu site, se atente a estes tópicos:

  • Visão, missão e essência:

Visão: Onde você quer chegar com a sua marca? (tente traduzir isso no seu site)

Missão: Quais as necessidades do seu público e como você as supre?

Essência: Quais as emoções associadas à sua marca? Qual é o estilo que você quer passar? Pense nela como uma pessoa, como seria? minimalista, tradicional, extrovertida, etc.?

Após você criar um mapa do seu negócio, pense nas cores e fontes que combinam com esta “personalidade”.

Vamos falar mais para frente sobre as cores.

Outro ponto interessante sobre a personalidade da sua marca é elaborar um logo, ele deve traduzir sentimentos, contar uma história.

5. Tom de voz

O tom de voz é a maneira como você se comunica com o seu público, por isso você deve saber qual é sua missão, valores, essência, objetivos, etc.

O tom de voz é importante, pois gera identificação, por isso o seu site deve comunicar de forma certa para o seu público.

Vamos pensar em um exemplo, vamos supor que você tenha um site em que seu público é maior de 50 anos, a linguagem vai ser diferente se você vender produtos para jovens de 18, concorda?

Como saber o tom de voz? Definindo uma persona!

6. A primeira impressão

Atente-se a conteúdos e imagens na sua página inicial, CTA (call to actions) e conteúdos de acordo com sua persona.

7. Lembre-se que o funil de vendas serve para o seu site também

As suas páginas devem ser personalizadas de acordo com o seu funil de vendas.

Você pode utilizar conteúdos para cada estágio, mensagem principal, personalizando cada etapa da jornada do comprador.

A importância das cores

Saia do padrão! Esqueça os sites prontos e tenha um layout personalizado para o seu cliente

 

Agora que entendemos um pouco melhor quais tópicos você deve se atentar no seu website personalizado, saindo destes sites prontos que fazem com que você perca credibilidade, vamos entender melhor a importância das cores e os seus significados.

As cores podem afetar os seus resultados, pois cada cor atrai um tipo de sensação ou sentimento. Quando você aprende a alinhar estas informações com a identidade visual da sua empresa / site, você comunica de forma correta a sua mensagem.

É por este motivo que existe um estudo chamado Psicologia das Cores, na qual os estudiosos buscam compreender como as cores influenciam no comportamento humano.

São analisados os diferentes sentimentos e os efeitos que cada cor provoca nas pessoas, é por este motivo que o marketing utiliza as cores a seu favor e isso te ajuda a personalizar o seu site.

Você também pode optar por cores complementares e uma paleta de cores harmônica, ajudando a destacar elementos no seu site. Estas paletas de cores podem te mostrar se uma cor combina com a outra, por exemplo, roxo e amarelo se complementam.

Existem também algumas combinações chamadas: complementares, análogas, tríade, e assim por diante.

Vamos entender cor por cor no marketing:

  • Vermelho

É uma cor que gera ansiedade e fome, por isso é muito utilizada por fast foods e áreas automotivas, como Ferrari e McDonalds.

É a cor da paixão, empolgação e força.

  • Roxo

Uma cor usada muito por instituições financeiras e tecnológicas, pois ela nos remete a riqueza, além de originalidade e elegância. Usada pela Nubank e Yahoo.

  • Cinza / Branco

Cor que transmite paz, pureza e tranquilidade. Usada pela Apple e Nintendo.

  • Preto

É uma cor poderosa, que simboliza luxo, sofisticação, alto padrão. É muito utilizada por instituições tecnológicas, vestuário, perfumes e automóveis. Alguns exemplos são: Uber, Chanel, Gucci e Prada.

  • Laranja

É uma cor energética, ajuda a estimular a criatividade e traz o sentimento de amizade. O laranja te ajuda a estimular o público-alvo, porém, não tão agressivamente como o vermelho faz.

Como é uma cor que também estimula o foco e concentração, é muito utilizada em ambientes de estudos.

É recomendada para empresas de comunicação, empresas de publicidade, academias e educação.

Algumas empresas que utilizam esta cor: Amazon, Canal de TV TNT, Gol, canal de TV Fox, Fanta, o canal de TV Nickelodeon, etc.

  • Amarelo

A cor amarela ajuda a estimular o apetite, como o laranja, por isso elas estão muitas vezes juntas, como é o caso do Burger King e Mcdonald 's. Essa cor também ajuda a estimular o intelectual, trazendo clareza e atenção.

  • Verde

O verde é muito usado em tópicos relacionados a natureza e meio ambiente, é uma cor que também pode ser usada a fim de trazer algumas sensações, como equilíbrio, harmonia e saúde.

Algumas empresas que usam o verde são: Unimed, Animal Planet, Spotify, Tic Tac, Lacoste, Heineken, John Deere, etc.

  • Azul

O azul claro é uma cor muito utilizada por empresas de limpeza, como por exemplo a Unilever e Dove. Já o azul escuro você encontra em meios corporativos e tecnológicos, como por exemplo: Facebook, HP, Dell, Philips, Intel, etc.

  • Rosa

Essa cor é bem utilizada para o público infantil e feminino, pois é uma cor que representa a inocência e a romantização.

Alguns exemplos de empresas são: Lojas Marisa, Barbie, Hello Kitty, Victoria´s Secret, etc.

  • Marrom

Esta cor representa tudo que é orgânico e natureza também. Se você trabalha com gastronomia, esta cor representa duas paixões: o chocolate e o café.

Empresas que usam esta cor: Cacau Show, Café Pilão, M&Ms, etc.

O design tem que ser responsivo

Saia do padrão! Esqueça os sites prontos e tenha um layout personalizado para o seu cliente

 

O design deve ser bem intuitivo, ou seja, você deve formatá-lo de uma maneira que ele possa facilitar a navegação.

Porém, muitas pessoas ainda acessam sites de compras pelo celular ou tablet, por isso o seu site deve ser responsivo, isso significa que ele possa se adaptar tanto a um desktop como celular, sem perder as configurações e ficar todo desorganizado de um para o outro.

Segurança

Saia do padrão! Esqueça os sites prontos e tenha um layout personalizado para o seu cliente

 

Por último, o seu site deve oferecer segurança para o seu cliente, ainda mais se você não é muito conhecido no mercado.

Mostre todas as formas de pagamento, coloque selos e certificações de segurança e política de privacidade.

Conclusão

A página inicial é a sua vitrine, ou seja, você deve pensar estrategicamente o que você vai deixar destacado. É importante que tudo esteja organizado para que o seu cliente possa reconhecer as suas características e encontrar tudo o que ele precisa.

Outra ideia é inserir slides (ou carrossel de imagens) na página inicial com as suas ofertas.

Lembre-se que assim que você lançar o seu web site, ele não será a versão final, afinal, como falamos no começo deste artigo, você deve fazer testes, de posições de produtos, menu, barra de rolagem, tamanho e tipo de fonte, cores para destacar as promoções, as mudanças são constantes até você ver que acertou.

Gostou do nosso artigo?

Deixa aqui nos nossos comentários como é o seu website e se faltou algum detalhe que falamos aqui.

Até a próxima!

Siga nosso INSTAGRAM

Veja mais conteúdo

Solicite agora um orçamento do seu site focado em vendas

Obrigado pela sua mensagem. Em breve retornaremos o contato.
Erro. Favor verifique a sua conexão com a internet e envie novamente.

Outros serviços

material gráfico

Material Gráfico

serviços  marketing digital

Marketing Digital

serviços manutenção de sites

Manutenção de sites

serviços e-commerce

Sites E-Commerce

serviços google

SEO e Anúncios Google

Cases

Facebook

Onde nos encontrar

 Rua Gomes Jardim, 49, Sala 301, Centro,
Novo Hamburgo - RS

Nos acompanhe

WhatsApp

Solicite agora um orçamento que atende suas necessidades

Obrigado pela sua mensagem. Em breve retornaremos o contato.
Erro. Favor verifique a sua conexão com a internet e envie novamente.