Quais estratégias de marketing usar para aumentar suas vendas de consórcio

Sabemos que o mercado está mudando, logo, a forma de relacionamento entre empresa e cliente está mudando também. Nos dias de hoje, principalmente num cenário pós pandêmico, é indispensável que qualquer empresa construa a sua presença no mundo digital, isso, porque, de acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), só no ano de 2020, houve um crescimento de 56,8% nas compras online, chegando a um lucro de R$ 41,92 bilhões.

Com esta mudança de cenário, as empresas estão migrando para o mundo digital, porém, tudo ainda é muito novo, pois as estratégias estão sendo testadas, reformuladas, ou seja, com uma postura de constante atualização. 

​Neste artigo, vamos falar de estratégias de marketing para consórcio, mas e você, já pensou se existem diferenças nas estratégias de marketing?

Para auxiliar sua leitura, segue abaixo uma lista com os links dos tópicos que serão abordados neste artigo:

 

  1. O mercado digital

Quais estratégias de marketing usar para aumentar suas vendas de consórcio

 

Antes de você pesquisar sobre técnicas de marketing digital, é indispensável que você entenda um pouco sobre o que é o mercado digital, sua influência e sua linguagem, principalmente para determinados tipos de nicho.

Vamos pensar na sua vida atualmente, você passa a ver mais séries por streaming e não vê mais TV convencional ou diminuiu bem a frequência, quando quer comprar um celular novo ou uma panela de arroz elétrica, por exemplo, você prefere comprar online e por fim, você gosta de aprender várias coisas diferentes de forma online pela praticidade, sobre qualquer tipo de assunto, desde finanças, à inglês ou Reiki?

Você é capaz de ter todas essas comodidades justamente por conta do mercado digital e ainda tem mais, fazer uma corrida por aplicativo, pedir um lanche por aplicativo, aplicativo que mostra como foi sua noite de sono, as batidas do seu coração, tudo isso é mercado digital.

O e-commerce apareceu nos Estados Unidos na década de 70, no Brasil, surgiu nos anos 90, mais precisamente em 1995 com a loja de livros chamada Booket, que mais tarde foi comprada pelo submarino. Em 1996 surgiu a Ponto Frio e uma loja de softwares chamada Brasoftware.

Já o streaming é um pouco mais novo, mas que chegou para dissolver com os CDs e DVDs. O streaming de vídeo começou a dar as caras em 2010, mas antes, lá por meados de 2006 e 2007 alguns serviços começaram a surgir nos Estados Unidos, como a Netflix.

No cenário musical, o Spotify surgiu em 2006, onde existia muita pirataria, podemos contar o iTunes antes, porém, o serviço era diferente, no qual a pessoa tinha que pagar por cada música baixada.

Para você ter uma ideia da importância que é o mundo digital, no Brasil, de acordo com a Anatel, o número de casas conectadas é de 31,68 bilhões. Com a pandemia, no Brasil, o e-commerce faturou 9,4 bilhões de reais em abril do ano passado, um aumento de 81% em relação a abril de 2019.

Ou seja, agora é o melhor momento para investir em um negócio online e / ou migrar o seu para o mundo digital e é isso que vamos falar hoje, como aumentar suas vendas de consórcio, aproveitando este cenário atual.

 

Quais são os serviços de mercado digital

Quais estratégias de marketing usar para aumentar suas vendas de consórcio

 

Marketplace

É como se fosse um shopping virtual, com várias lojas e vendedores, isso facilita a busca do consumidor, pois o mesmo pode pesquisar preços e marcas em apenas um lugar. O marketplace está presente nos sites: Americanas, Amazon e Submarino e nas redes sociais, Facebook e Instagram.

Serviços de venda

São plataformas que permitem pessoas comuns, ou seja, que não possuem uma loja específica, CNPJ, etc, para vender os seus produtos, alguns exemplos: Mercado Livre, OLX, Hotmart, Get Ninjas, Eduzz, etc.

 

  1. Conhecendo o seu público-alvo

Agora que entendemos o que é o mercado digital e qual sua influência nas nossas vidas, a primeira coisa que temos que ter em mente é compreender melhor o público-alvo .

Precisamos entender o público-alvo, porque uma das estratégias mais usadas no marketing é a produção de conteúdo , e como vamos produzir conteúdo sem saber para quem vamos escrever?

Então, como encontrar o público-alvo?

Bom, primeiro, precisamos conhecer este público, certo. Como estamos falando de vendas de consórcio, já sabemos o produto, porém, quem são estas pessoas interessadas em consórcio?

Para descobrir você precisar fazer uma pesquisa que consiste em:

No Instagram:

  • Quais são os perfis que já estão me seguindo? Homens, mulheres, mais de 30 anos, menos de 30 anos, etc.?

  • Quando se trata do meu público-alvo , quais perfis eles costumam seguir? Quais os perfis dos concorrentes? Seguem influenciadores?

Agora é o momento de identificar as necessidades.

A. Se você trabalha com consórcio de carros, busque entender:

  • Seu público precisa de um carro econômico?

  • Com mais espaço ou pequeno?

  • Itens de segurança, como airbags?

  • Utilizar para trabalho, passeio nos finais de semana?

B. Se você trabalha com consórcio de Imóveis, busque entender:

  • Se o seu público são jovens ou pessoas mais velhas procurando imóvel próprio

  • São pessoas com filhos? Neste caso, os imóveis serão com 2 quartos ou mais

  • São clientes de alto padrão, médio ou baixo?

 

  1. Estratégias de marketing digital

Agora vamos para as estratégias, mas antes, você precisa primeiro definir qual é o objetivo para estas estratégias, os quais podem ser :

  • Aumentar a visibilidade da marca e do produto

Esta é a primeira opção, pois como vender se as pessoas não te conhecem? Esta estratégia de marketing conta com meios para que seu produto/marca chegue até as pessoas.

Qual estratégia escolher: publicidade (Facebook, Instagram e Google Ads) e criação de conteúdo de qualidade gratuito (blog, Facebook e principalmente o Instagram).

Dicas de conteúdos para consórcios: escrever artigos sobre os benefícios de comprar um imóvel, os benefícios de fazer um consórcio, porque é melhor optar por consórcio ao invés de financiamento, quais os itens a se considerar ao escolher um carro, etc.

  • Fidelizar os clientes

É bem mais barato fidelizar clientes antigos, vendendo para eles, do que buscar novos clientes, certo? Claro que a busca por novos clientes sempre vai ser relevante, porém, aquele cliente fidelizado, além de comprar tudo que você vende, vai optar por você mesmo se você cobrar um produto mais caro, além de indicar para outras pessoas.

É aqui que entra a precificação, quando você está começando, você vai cobrar um preço mais barato, e assim que for ganhando experiência e principalmente nome no mercado e indicações, você vai aumentando.

Qual estratégia escolher: programas de fidelidade, cross-sell, upsell e marketing de relacionamento.

  • Gerenciar a marca

Quando você gerencia a marca, na qual chamamos de branding no mundo do marketing, você precisa entender que este gerenciamento é que vai fazer o seu produto ser atrativo pela marca e não pelo produto.

É nesse momento que você vai definir valores a fim de gerar identificação do público em relação à sua marca.

Como fazer: construção da marca (cores, logo, tipografia), posicionamento, tom de voz, valores, linguagem, marketing de conteúdo, marketing promocional e endomarketing.

  • Engajar colaboradores

É chamado de endomarketing e tem como ideia, engajar os colaboradores da empresa.

Como fazer: através de premiação por metas, eventos internos, entre outros.

 

Estratégias de Marketing para ajudar nas vendas de consórcio

Quais estratégias de marketing usar para aumentar suas vendas de consórcio

 

Agora que entendemos quais os tipos de objetivos, vamos ver 7 estratégias de marketing digital para você usar na venda de consórcio:

  1. Venda sonhos

A primeira dica, é uma dica que está presente em qualquer tipo de venda e não seria diferente no consórcio: as pessoas vendem SONHOS .

Com base nesta informação, use imagens e vídeos que mostrem esse sonho sendo realizado, pessoas felizes dentro de um carro, ou de uma casa e capriche na copy, inserindo depoimentos de pessoas que conseguiram materializar esta ideia.

  1. Capriche no atendimento

É um dos itens mais importantes, porque vamos pensar juntos, o que mais tem hoje no mercado são os concorrentes, então um atendimento falho, vai  comprometer o seu negócio, fazendo com que o cliente procure o seu concorrente.

Por isso é importante criar canais de atendimento, como o WhatsApp, disponibilizar e-mail e colocar a opção de chat no site com alguém disponível para responder.

  1. Redes sociais sim

Esteja presente em todas as redes sociais, porém, você tem que entender que cada rede social requer um conteúdo específico.

Você pode criar uma conta no Instagram e colocar posts como curiosidades, memes, etc. Caso queira saber como melhorar o perfil do seu Instagram, clique aqui para ler o nosso artigo obre este tema.

  1. Facebook e Instagram Ads

Os anúncios são seus aliados, não ache que é o contrário, porém, existem vários tipos de anúncios, seja para captar novos seguidores, seja para captar leads para um evento, neste artigo Como Criar Anúncios para Instagram e Vender para as Pessoas Certas falamos detalhadamente sobre.

  1. Site desatualizado e incompleto

Quando as pessoas querem saber mais de um serviço e de uma empresa, elas vão procurar informações no site da empresa, por isso é importante que ele tenha todas as informações necessárias e esteja atualizado.

Vamos pensar que a pessoa que visita o seu site está em um determinado momento da jornada do consumidor, que é a descoberta do seu serviço e / ou produto, ou seja, ela vai chegar cheia de dúvidas.

Pontos que você deve se atentar:

  • Facilidade para a leitura

  • Carregamento rápido

  • Layout leve e atualizado

  • Cuidado com links patrocinados que dificultam a leitura

  1. Gatilhos mentais

Gatilhos mentais são uma arma poderosa para o marketing, eles são técnicas que provocam uma reação ao consumidor, como tomar uma atitude (ação de compra), sair da zona de conforto, etc.

São estímulos que são enviados para o cérebro ajudando a tomar uma decisão e é muito utilizado para as vendas.

Os 3 melhores gatilhos mentais para venda são:

  • Prova social

É uma das mais importantes, simplesmente pelo fato de que as pessoas são atraídas pela multidão. Como assim? Sabe quando tem muita gente em um determinado ponto e você vai ver o que está acontecendo por curiosidade?

É basicamente essa a ideia. A Prova Social é quando muitas pessoas estão falando do seu produto, fazendo com que mais pessoas ficam curiosas para saber sobre o que é. São os famosos feedbacks.

  • Autoridade

É basicamente você mostrar que sabe do que está falando, que você é expert no assunto, para isso, mostre os cursos que você fez, utilize a prova social também, mostrando depoimentos dos seus clientes, ou seja, provando que você entende mesmo do assunto e que deu resultados .

  • Escassez e urgência

A urgência é o gatilho que apressa o cliente , ou seja, pede que ele tome uma atitude o mais rápido possível, por exemplo: “Você tem 24 horas para aproveitar este preço de promoção, depois, ele voltará ao preço normal”.

Já o gatilho de escassez dá a sensação de perda , ou seja, edição limitada, lote com preço limitado, automóveis de tal cor em número limitado, etc.

  1. Ofereça alguns benefícios

Neste item, a dica é pensar em parcelas acessíveis, o cliente não tem 5, 6 mil à vista? Que tal parcelar por mês?

Você pode criar algum material como e-books sobre o produto que você está vendendo ou oferecer algum brinde também.

 

CONCLUSÃO

As estratégias de marketing são universais, ou seja, qualquer nicho pode utilizar, a diferença é a forma como você vai utilizá-las, por isso é tão importante conhecer o seu público, pois é através deste conhecimento que você vai escolher as palavras certas, criando copys matadoras.

Outra questão são os testes, você vai observando quais posts geram mais engajamento, qual a linguagem, qual o tipo de conteúdo, etc.

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