Quais são as redes sociais mais usadas no mundo (e suas funções) em 2019

Neste artigo veremos quais as principais redes sociais e como sua empresa poderá se beneficiar delas.

Os dados são da pesquisa Most popular social networks worldwide as of July 2019 da empresa Statista.com.

Nesta lista, você perceberá que iremos abordar mais profundamente as principais redes sociais que os brasileiros usam, mas sem deixar de lado as grandes redes sociais que vêm principalmente da China.

Vamos para a lista de redes sociais mais usadas em 2019 e suas possíveis funções para sua empresa.

Facebook – 2,2+ bilhões

O Facebook está no topo entre as redes sociais mais usadas no mundo.

Ele é a rede social mais popular do mundo e por isso é praticamente impossível você ter uma campanha de marketing sem considerar anunciar nessa plataforma.

Dentre as funções interessantes para sua empresa, podemos apontar a facilidade de identificar seu público e manter contato com ele.

Há diferentes possibilidade de conteúdos, como fotos, vídeos planos e 360°, carrosséis, artigos, canvas, etc.

A variedade de conteúdos é muito grande e isso pode ser um facilitador para você atingir seu público.

Lembre-se que não é à toa que o Facebook atingiu o topo do rank de redes sociais mais usadas no mundo.

Um ponto muito importante é que seu negócio deve ter uma página no Facebook e não um perfil.

Os perfis são dedicados ao uso por pessoas e as páginas são dedicadas para as empresas

Sua empresa pode ter um perfil com o nome da empresa e usar este perfil para gerenciar a página, mas não recomendamos o uso do perfil como página pois o Facebook pode punir empresas que utilizam a rede social dessa forma.

YouTube – 1,9+ bilhões

O YouTube está em 2º entre as redes sociais mais usadas no mundo e no Brasil ele é a rede social a mais usada, sendo o Brasil seu segundo maior mercado.

Diariamente são assistidos mais de 1 bilhão de horas de vídeo no YouTube.

Nesta rede social empresas e pessoas criam canais (como se fossem perfis), passam a gerar conteúdo e fazem a postagem dos vídeos nos seus canais.

O formato de conteúdo é principalmente vídeos, com exceção da aba comunidade em alguns canais.

Um diferencial que pode ser interessante para sua empresa é que as pessoas costumam ter um sentimento de pertencimento a alguns canais com os quais se identificam, passando a se ver como parte daquele canal.

Este tipo de contato pode ser interessante para sua empresa pois gera fidelidade das pessoas com sua empresa.

Além da postagem regular de vídeos, canais com mais de 1000 inscritos possuem uma aba de comunidade em seus canais.

Nessa aba, o dono do canal pode criar publicações de texto com imagens, vídeos ou então realizar pesquisas.

Dessa forma, é mantido um contato mais direto com o público.

WhatsApp – 1,5+ bilhões

Temos o WhatsApp como 3º entre as redes sociais mais usadas no mundo.

A partir de janeiro de 2018 as empresas tiveram acesso ao novo aplicativo do Whatsapp, chamado de Whatsapp for Business.

Só no Brasil, existem mais de 120 milhões de pessoas que usam diariamente o aplicativo.

As principais vantagens entre o aplicativo Business e sua versão normal são:

  • Perfis verificados/oficiais
  • Respostas para perguntas frequentes
  • Aviso automático quando o negócio está fechado
  • Mensagens de boas vindas
  • Respostas rápidas
  • Métricas para mensagens
  • Possibilidade de integração com chatbot
  • Agendamento de mensagens

Messenger – 1,3+ bilhões

Nascido como um serviço de chat dentro do Facebook, o Messenger hoje é a 4ª rede social mais usada no mundo.

Atualmente o Messenger é uma rede social separada do Facebook, mesmo que ainda pegue grande carona na fama do Facebook.

É possível usar a rede social apenas com o número do telefone, não sendo necessário ter conta no Facebook.

Os recursos do Messenger são muitos e praticamente todos são interessantes para sua empresa.

Você pode realizar a integração entre o Messenger e sua página. Quando você faz a integração, sua empresa recebe um chat integrado.

Você também pode programar respostas automáticas, bem como usar chatbots para automatizar o atendimento ao cliente.

WeChat – 1,08+ bilhões

O aplicativo WeChat é a maior plataforma de comunicação na China e 5ª entre as redes sociais mais usadas no mundo.

WeChat fornece serviços além de comunicação por texto, imagem, vídeo, videoconferência, como pagamentos, compras, pedir taxis, mensagem por voz, transmissão de mensagens (um para muitos), jogos, etc.

Comparado ao WhatsApp, o WeChat oferece as seguintes vantagens:

  • Navegador integrado ao app
  • Compatibilidade com dispositivos antigos
  • Oferece compras através do aplicativo
  • Chat de vídeo em grupo
  • Não é necessário o uso de SIM

Um ponto que deve ser levado em consideração é que esse app possui a maior parte de usuários ativos na China, mas pouca penetração em outras regiões.

Seu uso é praticamente obrigatório para estratégias com o público chinês.

Instagram – 1+ bilhões

Em 6ª posição entre as redes sociais mais usadas no mundo é o Instagram.

O Instagram se mostra em um crescimento constante. Em outubro de 2018, 64 milhões de Brasileiros usavam a rede social, sendo que o Brasil era o 3° país com mais usuários.

Segundo pesquisa da Statista, em julho de 2019 o número de Brasileiros passou para 70 milhões, passando a ser o 2° país com mais usuários. Um crescimento de mais de 9% no número de usuários brasileiros.

Para sua empresa, é possível realizar anúncios tanto no feed quanto nos stories.

Dica de ouro: o Instagram é líder no chamado Marketing de Influência e isso pode ser interessante para sua empresa.

No marketing de influência, sua empresa associa a marca com pessoas influenciadoras, que devem ter perfil semelhante ao da empresa e ter um público engajado.

Através disso, as pessoas que conhecerem a empresa através desse influenciador podem ter uma ótima imagem da sua empresa e ser estimuladas à realizar compras, por exemplo.

QQ – 803+ milhões

Em 7º das redes sociais mais usadas no mundo, temos o QQ.

O aplicativo QQ é o app de mensagens de maior sucesso na China.

Da mesma empresa que o WeChat, este app é mais semelhante ao WhatsApp e tem maior concentração de usuários ativos na china.

A principal diferença entre o QQ e o WeChat é o público que usa cada uma dessas redes sociais.

O QQ é usado por pessoas jovens, por isso tem um foco maior no entretenimento do usuário e o WeChat tem foco maior no e-commerce e pagamentos dentro do app.

LinkedIn - 645+ milhões

LinkedIn é a 8ª entre as redes sociais mais usadas no mundo.

A rede social do LinkedIn trouxe a proposta de conectar os profissionais de todo o mundo, contando hoje com mais de 645 milhões de usuários segundo a própria empresa.

Contando hoje com 39 milhões de usuários no Brasil, a empresa é voltada principalmente para o uso profissional.

Incluir essa rede social nos seus planos de marketing pode ser uma boa estratégia, principalmente se você trabalha com vendas B2B.

Usar esta rede para conseguir leads é uma ótima ideia pro seu negócio, principalmente se você está apostando em marketing de conteúdo.

Os usuários desta rede esperam encontrar artigos sobre tendências, inovação, tecnologia, política, experiências profissionais, etc.

QZone – 531+ milhões

QZone, a está na 9ª posição das redes sociais mais usadas no mundo

Esta rede social existe praticamente só na China.

Seu diferencial é a capacidade de customização dos perfis de usuários, sendo que praticamente não irão existir perfis iguais uns dos outros.

Principalmente os jovens usam este espaço para tentar se destacar uns dos outros.

É possível escrever blogs, criar diários, enviar fotos e escutar músicas, etc, podendo ser considerada o Facebook da China, assim como no QQ e WeChat.

TikTok/Douyin - 500+ milhões

O TikTok (Douyin na China) é uma rede social que tem chamado atenção de muitas pessoas e empresas, crescendo rápido no rank de redes sociais mais usadas no mundo.

Essa rede social é focada na produção e criação de pequenos vídeos de até 15 segundos.

A rede social aposta no humor para atrair seu público, por isso seu público acaba sendo bem segmentado, composto principalmente por jovens e adolescentes.

Um diferencial de usabilidade é que neste app não há rolagem de do feed, então os usuários tendem a ter um maior engajamento com anúncios e também outras pessoas.

Sina Weibo - 446+ milhões

A 11ª colocada entre as redes sociais mais usadas no mundo pode ser considerada uma versão chinesa da rede social Twitter, porém com algumas funcionalidades a mais.

Essa é outra das redes que você pode deve usar caso esteja pensando em penetrar no mercado chinês.

Se você estiver interessado no formato dessa rede social, uma opção mais globalizada, o Twitter.

Reddit - 330M+ milhões

O Reddit é uma rede social que funciona como um grande fórum criado e gerido por usuários, sendo a 12ª entre as redes sociais mais usadas no mundo.

Os próprios usuários é que fazem o gerenciamento.

Logo que você criar seu usuário já poderá escolher alguns temas para acompanhar.

Sua dinâmica é bem diferente das outras redes sociais, mas isso pode ser uma grande vantagem para sua empresa.

No Reddit, há uma grande variedade de assuntos e comunidades.

Na verdade, podem ser criados praticamente infinitas comunidades, então uma boa ideia seria sua empresa encontrar uma comunidade que tenha a ver com seu negócio e participar desta comunidade.

Se você estiver curioso para entrar e dar uma olhada, vamos dar uma dica pra você não ficar perdido ao acessar o Reddit:

No Reddit todas as comunidades começam com os caracteres “r/”. Isso significa que se existisse uma comunidade da Ação Web no Reddit, seu nome seria r/AcaoWeb.

Twitter - 326+ milhões

Ocupando o 13º lugar entre as redes sociais mais usadas no mundo, temos o Twitter.

O Twitter é a rede social mais famosa mundialmente do estilo microblog.

Inicialmente, a ideia era para que as pessoas usassem para escrever o que estavam fazendo no momento.

Logo os desenvolvedores perceberam que as pessoas tinham maior interesse fazer “tweets” sobre grandes eventos, notícias, filmes, etc.

Atualmente é possível escrever até 280 caracteres e adicionar imagens, gifs e vídeos aos tweets.

Você pode desenvolver campanhas de anúncios para a rede social com foco em: conversões, criação de público, engajamento e campanhas para outros aplicativos.

Um ponto importante é que mais de 80% de todos os acessos à essa rede social é realizado através de dispositivos móveis, sendo possível uma ampla segmentação dos anúncios dentre os diferentes dispositivos e públicos.

Dica de ouro: aprenda como utilizar a plataforma buscando por referências de perfis com grande relevância. Um exemplo de empresa que sabe muito bem como usar o Twitter é a Netflix.

Douban - 320+ milhões

Douban é a 14ª rede social mais usada no mundo.

De origem chinesa, ela funciona de forma semelhante ao IMDb e outros sites que avaliam filmes.

Com diversos filmes chineses cadastrados, os usuários passam a classificar e publicar suas opiniões sobre estes filmes.

Baidu Tieba - 300+ milhões

A Baidu é muito conhecida entre os brasileiros, principalmente entre aqueles que seguido precisam instalar programas em seus computadores e acabam instalando junto um dos softwares da empresa como Baidu ou Hao123.

O que a maior parte dos brasileiros não sabe, é que a empresa é a 15ª rede social mais usada no mundo.

Podemos considerar o Baidu Tieba como o Google chinês.

Assim como o WeChat, a rede social mistura vários serviços e pode ser considerada uma das maiores plataformas de comunicação.

Skype - 300+ milhões

O Skype é uma plataforma bastante conhecida entre os brasileiros, mas talvez não tanto conhecida pelas empresas.

16ª rede social mais usada no mundo, através do Skype, você poderá facilmente realizar o de clientes através de conferências.

Um recurso interessante é o de compartilhamento de tela. Embora existam aplicativos que fazem essa tarefa melhor, com o Skype você poderá facilmente resolver qualquer dúvida de seus clientes.

Sua empresa também pode oferecer ou receber treinamento online através do Skype, visto que rapidamente é possível realizar conferências “telefonicas” e transmitir as instruções necessárias.

Também é possível realizar anúncios na plataforma de forma semelhante aos anúncios no Outlook online.

Pinterest - 300+ milhões

17ª rede social mais usada no mundo, essa rede social é interessante pela sua proposta.

Nela, pessoas e marcas criam coleções (algo parecido com pastas) e vão acrescentando imagens nessas coleções (chamado de pin).

Os pins normalmente são criados a partir de um site ou imagem externa ao Pinterest, além da possibilidade de conter links. Por exemplo, se você tem um site de artesanato pode colocar as fotos de produtos como pins em uma coleção com seus produtos e direcionar as pessoas para seu site.

No Pinterest pessoas e empresas estão constantemente buscando inspirações para seus momentos de vida, o que pode ser uma oportunidade de mostrar produtos diferentes ou apenas ideias para trabalhos criativos.

Se o seu público é do tipo que pesquisa por ideias e produtos diferentes antes de comprar um produto, é provável que o Pinterest seja uma ótima alternativa para sua empresa.

Snapchat - 287+ milhões

O Snapchat é a 18ª entre as redes sociais mais usadas no mundo.

O Snapchat poderia ser descrito como “a rede social que criou os stories”.

Nessa rede social, o conteúdo que você compartilha é apagado depois do tempo que você determina, que pode ser imediatamente depois de visualizado.

Seu diferencial comparado com outras redes sociais semelhantes é que os conteúdos normalmente têm um índice de espontaneidade maior, costumando não haver edições nos conteúdos postados.

Existem diversos formatos para os anúncios, que se mostram interessantes principalmente para empresas que trabalham com vendas para os consumidores.

Vale lembrar que a maior parte dos usuários dessa rede social são mulheres abaixo dos 25 anos.

Para empresas cujo objetivo é a venda de produtos para o público jovem, pode ser muito relevante incluir o Snapchat em sua estratégia de marketing.

Viber - 260+ milhões

19ª rede social mais usada no mundo, o Viber é uma rede social semelhante ao WhatsApp, mas que oferece algumas opções a mais quando se trata de marketing.

Mesmo não sendo tão popular no Brasil, a rede social oferece opções interessantes para os anunciantes.

Assim como no Snapchat, a apresentação dos anúncios e navegação para páginas ocorrem dentro do próprio app, evitando a troca de apps e a demora que isso pode gerar.

Line - 194+ milhões

Está é outra rede social parecida ao WhatsApp.

Esta rede social está presente principalmente no Japão, seu país de origem, onde é muito popular.

Oferecendo serviços semelhantes ao WhatsApp, o Line não possui nenhum grande diferencial comparados com WhatsApp e Viber.

No Japão o Line funciona com um aglomerado de outros serviços (financeiros principalmente), mas no Brasil, é oferecido somente o serviço do mensageiro.

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