O poder que é o post de engajamento no Instagram: Palavras poderosas para usar

Primeiro de tudo, é importante entender o conceito de engajamento. Ele é muito utilizado no marketing digital e mostra o quão próximo e participativo é o consumidor em relação a empresa.

Engajamento não é uma palavra exclusiva do marketing por ser mais aplicado e visto no mundo digital, é utilizado em outros contextos, pois significa “empenho em uma causa”. Se buscarmos na etimologia da palavra, e separamos o engajar do mento, descobrimos que a origem de engajar é do francês engager que significa comprometer, empenhar.

O engajamento hoje é considerado um desafio, pois os consumidores estão cada vez mais seletivos, participativos, argumentativos e críticos, ou seja, estão mais empoderados.

Isso significa que precisamos cada vez mais pensar em estratégias para que este público permaneça engajado, ou seja, participativo, fiel a você e sua marca.

Hoje, a relação entre empresa e cliente é mais estreita, o contato é mais próximo, e isso se dá através da transformação digital, que nada mais é do que o processo das empresas utilizarem tecnologias digitais. Estas tecnologias tem como intuito melhorar o desempenho e conseguir um alcance maior em relação ao público

Claro, a transformação digital engloba mais coisas, já que é uma mudança estrutural nas organizações, é bem mais amplo e complexo.

Para auxiliar sua leitura, segue abaixo uma lista com os links dos tópicos que serão abordados neste artigo:

 

Entendendo o algoritmo

O poder que é o post de engajamento no Instagram: Palavras poderosas para usar
 

Quando você conhece o algoritmo, você tem mais chances de melhorar o alcance dos seus conteúdos, a fim de melhorar suas estratégias digitais e posicionar melhor sua marca. E isso significa uma coisa: engajamento!

Logo, os algoritmos são “um conjunto de instruções de programação para

calcular e definir o quanto uma página é importante” (Teixeira, 2008, p. 79), ou seja, é uma sequência de raciocínio.

Estas operações possuem comandos de entrada (inputs) e saída (outputs). E quando se trata de manipulação de dados, podemos pensar como exemplo, nos conjuntos que aprendemos nas aulas de matemática na escola. No livro “algoritmos e programação: teoria e prática”, os autores falam sobre esta questão do conjunto e colocam como exemplo a palavra “humanos”.

Ou seja, o conjunto humanos ficaria:

Pessoas = {Lauro Soares, André Oliveira, Lúcia Schmitt, ...} (2005, p. 24)

Porém, as linguagens da programação são limitadas, podendo manipular apenas conjuntos restrito, como Oliveira fala, é aí que entra os algoritmos, que vão crescendo e ficando cada vez mais complexo, devido aos objetivos específicos. 

Qual a estrutura de um algoritmo?

Eles são separados por:

  • Estruturas de repetição: é um comando que inserido a um código, não precisa escrever várias vezes, ou seja, este código será repetido. Dependendo da linguagem, esse comando pode mudar, mas basicamente, consiste em: ‘enquanto’, ‘para’ e ‘se’ (na linguagem C = while, do-while e for).
  • Variáveis: são informações inseridas dentro de uma “caixinha”, por exemplo, posso ter uma variável chamada “comportamento”, para armazenar comportamento de determinadas pessoas, logo são informações de entrada e como o próprio nome diz, não é um valor fixo, pois varia com o tempo.

Podemos pensar no exemplo matemático, em que uma variável pode ser:

Números inteiros e decimais (0,1,2;2,1;3)

Interação e retenção

Bom, entendemos um pouco a estrutura lógica do algoritmo, agora, vamos entender a parte humana, na qual dividimos entre interação e retenção.

O algoritmo faz uma escolha através de um conjunto de infrações, certo? Como vimos acima, isso significa que as redes sociais gostam de quem faz mais interação, ficando mais tempo no seu perfil, participando, compartilhando, salvando, etc.  Isso acontece através da interação e retenção. Vamos entender melhor o que é cada uma:

  • Interação: é como o efeito do boomerang, que vai e volta e amplia, por exemplo, quanto mais você passa a interagir com as pessoas e existe uma resposta, ou seja, esse publico interage com você também, mais pessoas serão atingidas pelo seu conteúdo. Legal, não é?

Com isso, o algoritmo entende que o que você está falando é importante, é legal, as pessoas gostam e ele ‘pensa’: “Que legal este conteúdo é relevante, com certeza mais pessoas vão gostar de ver este conteúdo”.

O poder que é o post de engajamento no Instagram: Palavras poderosas para usar
 
  • Retenção: significa que quanto mais as pessoas têm interesse pelo que você posta, mais tempo elas vão ficar.

E o algoritmo do Instagram?

No instagram, existem alguns itens que ajudam o algoritmo, e os principais são:

  1. Engajamento: o envolvimento das pessoas que te seguem, exemplo: curtidas, comentários, salvamentos.
  2. Compartilhamentos diretos: quando alguém gosta do que você postou e compartilha para outras pessoas.
  3. Relevância: o algoritmo entende quais posts você tem mais interesse e passa a selecionar o que você iria gostar de ver.
  4. Tempo gasto e pontualidade:  o temo que você gasta vendo um post e se o seu post é recente em termos de temática.
  5. Contas igual: sabe quando você busca por exemplo por “inglês” e de repente aparecem várias contas no instagram sobre este assunto? É basicamente isso.

Como gerar mais engajamento então?

Quando você vê as pessoas pedindo para curtir, compartilhar e salvar seus posts, não é à toa, o algoritmo entende que quanto mais rápido for esta curtida (relevância), mais pessoas vão querer ver. E o que mais?

O poder que é o post de engajamento no Instagram: Palavras poderosas para usar
  1. Use hashtags: isso vai te ajudar na relevância, ou seja, o Instagram vai identificar sobre o que você está falando (lembra da ideia da caixinha das variáveis?).
  2. Construir relacionamento com o seu público: através de conteúdo gratuito e de qualidade, posts que pedem interações como “escreva aqui a baixo o que você faz para....”; você pode utilizar a opção de complete a frase, ex: “um lugar incrível para passas as férias é____” ou dar opções, ex: “você prefere calça ou vestido?”.
  3. Marcar amigos: isso ajuda a trazer pessoas novas para o seu perfil.
  4. Melhor horário: procure saber quais os melhores horários para postar, o instagram mostra esta opção para você, mas para isso você tem que ter uma conta profissional. Para ver esta opção, vá em:  Público e depois em horas.
  5. Enquetes (stories): a ideia é coletar informações do seu público relevantes (estudo de persona), estas enquetes também podem gerar interação, um não exclui o outro.
  6. Sorteios: ajuda a promover a sua marca e ou sua página no insta e vai trazer pessoas interessadas no seu conteúdo, claro, muitas vão deixar de te seguir depois. Porém, vai aumentar significativamente seu número de seguidores, boa parte tende a ficar e conferir os seus conteúdos.
  7. Responda os comentários: é importante criar uma relação mais próxima com o público, não adianta você pedir para que o seu público deixe suas opiniões e não conversar com eles, responder, nem que seja com um emoji.    
  8. Capriche nas legendas: sim, não coloque meia dúzia de palavras, invista em legendas maiores, passe informações, estudos, explique como foi feita tal imagem ou técnica, colocar um storytelling, etc.
  9. Aposte em informações úteis: mais uma dica para um conteúdo de qualidade, procure pesquisar sobre o que você vai falar, não coloque qualquer coisa.
  10. Esteja atento a temas que estão em alta: aproveite para falar também sobre os assuntos do momento, dar a sua opinião e também se posicionar.
  11. Publique vídeos no feed:  sim! Eles são importantes, coloque algum trecho com momentos mais impactantes de alguma live sua, IGTV ou até mesmo um vídeo feito para o seu feed mesmo.

Escolhendo os melhores posts para engajar mais

O poder que é o post de engajamento no Instagram: Palavras poderosas para usar

Agora vamos falar sobre a estrutura dos posts e como cada um pode te ajudar a alcançar mais público, afinal, não adianta você colocar uma hashtag legal, saber qual o melhor horário para postar, fazer promoções, enquetes, pedir para os seus seguidores marcar amigos, criar todo um relacionamento legal com o seu público e não ter estratégia para os seus posts.

1. Carrossel: atualmente, um dos queridinhos dos usuários do Instagram, é um dos formatos que mais engaja, é quando você coloca até 10 imagens no mesmo post, geralmente é o que mais recebe comentários em relação aos posts com uma foto só.

2. Antes e depois: usado principalmente se você trabalha com reformas, design de interiores, com beleza, etc.

3. Certo e errado: ideal para posts com exercícios (yoga, academia, etc).

4. Passo a passo: ideal para culinária, artesanato.

5. Infográficos: conteúdo explicativo, mais visual, que ajuda no entendimento do leitor. Eles podem ter imagens, ícones, ilustrações, textos, sons, etc.

6. Bastidores: as pessoas adoram este tipo de conteúdo, mostre como foi os preparativos para o seu curso, ou uma viagem, mostre tudo.

7. Frases motivacionais: na qual as pessoas vão se identificar, mas para isso, conheça o seu público.

8. Curiosidades: exemplo: “5 curiosidades das pessoas bem sucedidas”

9. Humor/memes: coloque algumas coisas engraçadas vez ou outra

10. vídeos com título em cima e legenda em baixo: quem utiliza bastante esta técnica é o Érico Rocha.

Palavras poderosas para os seus posts

Neste último tópico deste artigo, vamos falar especificamente sobre a legenda, afinal, os seus posts, a imagem em si, vai conter apenas um resumo, com as palavras chaves e ou pequenas frases.

A legenda é importante, pois é onde você vai se estender mais, explicar mais, usar alguns gatilhos (dependendo do tipo de post, se for mais fundo de funil) e mostrar a sua identidade.

Vamos a algumas dicas:

  • Storytelling

O storytelling está em todos os lugares e é muito usado pelos profissionais do marketing, quem não se lembra das historinhas da Coca-Cola no natal? Porém, você não precisa criar um personagem, pois o storytelling, nada mais é do que uma mensagem que é comunicada para as pessoas e que possui narrativa envolvente.

Esta história tem que ser única, justamente para tornar esta experiência inesquecível para o seu público. A história deve despertar sentimentos e como você pode fazer isso? Mostrando sua história, o que você para chegar até aqui, os perrengues que passou, enfim, utilize toda a jornada do herói.

  • Use emojis

Dá um toque mais humanizado e não deixa a leitura cansativa.  Além disso, não escreva parágrafos muito longos, lembre-se de que as pessoas vão ler através do celular e a ideia é que a leitura não seja cansativa.

  • Use verbos de ação e gatilhos mentais

Os verbos de ação dão aquele sentido de urgência e os gatilhos mentais são uteis para despertar uma necessidade.

Você pode utilizar o gatilho mental da autoridade por exemplo junto do storytelling, que mostra que você entende do assunto, fale os cursos que você fez, suas experiências, tudo que possa amostrar que você tem “cacife” para falar do que está falando.

  • Conheça o seu público

Essa dica serve para qualquer fase do seu trabalho, seja para fazer o seu branding, seja para escrever conteúdo para instagram, blog, Facebook, não tem como fazer qualquer campanha sem conhecer as pessoas que te seguem e compram os seus produtos e ou serviços.

  • Perguntas

A ideia é fazer mais perguntas diretas, justamente para facilitar a resposta, pois as perguntas indiretas demandam mais energia para elaborar as respostas e as pessoas querem coisas mais práticas.

  • Não seja muito engessado

Você pode inserir alguns textos de humor, mesmo que não seja o seu foco, é uma ideia para relaxar, deixar o seu feed mais leve uma vez ou outra.

  • Não se esqueça dos seus seguidores

Gratidão é a palavra, valorize o seu seguidor, reposte uma foto, mostre nos histories ou até mesmo na legenda, na hora de agradecer ou colocar algumas pessoas como exemplo, elas vão se sentir especiais e acolhidas, seu post tem uma cara mais humanizada.

Vimos neste artigo, o que são os algoritmos e como eles te ajudam no engajamento, você também aprendeu o que é engajamento e algumas técnicas para se ter mais engajamento no Instagram.

Espero que tenha gostado, deixa aqui o seu comentário você já utilizava algumas destas técnicas.

Até a próxima!

Siga nosso INSTAGRAM

Veja mais conteúdo

Solicite agora um orçamento do seu site focado em vendas

Obrigado pela sua mensagem. Em breve retornaremos o contato.
Erro. Favor verifique a sua conexão com a internet e envie novamente.

Outros serviços

material gráfico

Material Gráfico

serviços  marketing digital

Marketing Digital

serviços manutenção de sites

Manutenção de sites

serviços e-commerce

Sites E-Commerce

serviços google

SEO e Anúncios Google

Cases

Facebook

Onde nos encontrar

 Rua Gomes Jardim, 49, Sala 301, Centro,
Novo Hamburgo - RS

Nos acompanhe

WhatsApp

Solicite agora um orçamento que atende suas necessidades

Obrigado pela sua mensagem. Em breve retornaremos o contato.
Erro. Favor verifique a sua conexão com a internet e envie novamente.