O que você precisa saber para vender na internet

Neste artigo você entenderá porque a internet é um local excelente para você empreender e começar a realizar suas vendas online. Também separamos um passo a passo para você abrir seu e-commerce e começar a atuar no meio digital. Agora, vamos entender porque a venda de produtos através da internet pode ser muito mais interessante para seu negócio que ter uma loja física.

Segundo pesquisa de 2017 do IBGE, o Brasil possui cerca de 144 milhões de usuários com acesso à Internet. 69,9% da população acima dos 10 anos tem acesso à internet, sendo que a grande maioria destes acessos se dá através do uso de smartphones. Com estes dados, podemos concluir que através da internet, é possível atingir um público muito maior do que com uma loja física, especialmente se ela estiver preparada para receber acessos de dispositivos móveis.

Em um e-commerce, sua loja estará aberta o tempo inteiro, 24 horas por dia e 7 dias por semana, isso significa que independentemente do horário, você pode continuar recebendo clientes e gerando compras.

Para que seus clientes tenham uma boa experiência de compra, é necessário que sua loja virtual se adapte a diferentes tamanhos de tela como de celulares e tablets, seja atraente, conclua facilmente o processo de compra e que seja encontrada nas pesquisas do Google, links em redes sociais e anúncios, assim ela receberá diversos acessos, o que aumentará as chances de conversões.

Uma loja virtual possui de diversos recursos que podem ajudar você a aumentar suas vendas. Um bom e-commerce irá dispor de controle de estoque e permitir você cadastrar produtos com diferentes cores e tamanhos, além de realizar cálculo de frete e tempo estimado de entrega automaticamente.

Em seu e-commerce, você pode ter um ou mais modelos de atuação, como B2C e B2B, mas lembre-se que “atirar pra todos os lados” não irá aumentar suas chances de obter sucesso.

Para que sua loja seja um sucesso desde de o seu início, separamos 8 dicas para você começar com o pé direito sua loja e-commerce.

Escolha um nicho de mercado

Faça uma lista com alguns nichos de mercado. Pesquise na internet para ver se é possível encontrar algumas informações sobre este nicho. Esta lista pode ser breve pois se nas próximas etapas algo der errado você deverá voltar à esta etapa. Após concluir a lista, pesquise cada um dos possíveis nichos e escolha um destes nichos. Dê preferência para nichos e segmentos ainda pouco explorados, pois suas chances de se destacar são maiores.

Recomendamos você escolher um nicho que você já tenha afinidade, se possível. Também leve em conta o tipo de produto que você pensa em disponibilizar para seu público.

Em sua pesquisa de nichos, você deve buscar entender qual o seu público e o que é importante para ele pois com base nessa informação você poderá se tornar mais assertivo nas próximas etapas.

Escolha um produto ideal para o seu nicho

Baseado no seu nicho e na sua pesquisa, você deve ter uma ideia de possíveis produtos que você pode disponibilizar em seu e-commerce. Escolha um ou mais produtos para vender. Se você não produzir os produtos que estarão no e-commerce, é importante você buscar por fornecedores para estes produtos.

Pesquisa de mercado e validação do produto

Com seu nicho e produtos definidos, você deve realizar uma pesquisa de mercado profunda, buscando identificar concorrentes diretos e indiretos, possíveis concorrentes e outros e-commerces que têm esse mesmo nicho, mas não atuam no Brasil.

Busque validar seu produto com familiares, amigos ou um grupo que represente parte do seu nicho. Tente vender seu produto para eles e veja como você se sai.

É importante você concluir esta etapa possuindo clareza sobre qual ideia as pessoas do seu produto e como você fará para vende-lo para elas.

Identifique onde seu público está

Converse com seu público-alvo onde ele estiver, seja em redes sociais ou em ambientes offline. Procure saber o que conecta ou pode conectar essas pessoas ao seu produto. Seu público pode se comunicar em um grupo no Facebook, um perfil no Instagram, uma conta no Twitter, etc ou mesmo em lugares fora do mundo online, como bares, shoppings, eventos, etc.

Procure perceber qual o linguajar, os costumes e o que é valorizado por estas pessoas. Você identificando estas características podemos ir para o próximo passo.

Como atingir seu público

Em sua pesquisa de público, você deve ter constatado que a maioria do seu público usa principalmente uma ou duas redes sociais e a maneira como ele interage em cada uma dessas plataformas. Você pode usar estas informações para ser mais assertivo ao montar seu e-commerce, com layout e fotos.

Você deve encontrar o seu público e começar a se juntar com ele nas redes sociais.

Escolha a plataforma de e-commerce

A escolha da plataforma é muito importante. Você deve levar em conta quais as funcionalidades que a plataforma oferece, se é possível realizar modificações como inclusão de meios de pagamento, gastos com hospedagem, tarifas de cartão de crédito, se existe opções de integração com outras plataformas como de e-mail marketing, etc.

É essencial você analisar bem as opções disponíveis. Saiba que existem plataformas fechadas, abertas ou personalizadas, que normalmente são um serviço realizado por agências de comunicação, que visam oferecer um e-commerce único e personalizado para cada negócio.

Para escolher a plataforma, leve em conta:

  • Meios de pagamento ofertados
  • Responsivo em dispositivos móveis
  • Liberdade quanto ao cadastro de produtos
  • Categorização de produtos
  • Gestão de Pedidos
  • Integração com correios e transportadoras
  • Configurações de frete e pedidos mínimos, podendo ser diferentes para pessoa jurídica e física
  • Possibilidade de limitar de entregas para determinadas regiões
  • Opções de frete fixo e variável
  • Cálculo de frete variável baseado nos correios ou transportadoras
  • Possibilidade de ter valor mínimo de pedido, entre outras coisas.

Esteja sempre com seu público em mente para montar o e-commerce ideal que ele gostaria de acessar e adquirir seus produtos.

Complete com produtos

Depois de todo este processo, você provavelmente já estará com sua loja funcionando, então é hora de cadastrar seus produtos e estoque.

O bom cadastro dos seus produtos é muito importante.

É necessário que você use boas fotos para seus produtos. Como o usuário está comprando um produto sem vê-lo pessoalmente, fotos com boa iluminação e enquadramentos são necessárias para a boa performance do seu e-commerce. Elas devem ter peso e tamanho corretos também, senão isso pode impactar na performance do seu e-commerce, causando demora no carregamento de páginas. Para saber qual o peso e tamanho ideais pro seu e-commerce leia o artigo 8 Dicas para deixar seu e-commerce mais próximo do sucesso.

Escrever boas descrições para seu produto também é essencial pois ela é um grande fator que contribui com a conversão do cliente. Não use a mesma descrição para todos os produtos. A melhor descrição do produto não só convencerá os clientes, mas também esclarecerá eventuais dúvidas, facilitando assim um processo de compra.

Nesta fase, busque também ter a experiência de usuário da sua plataforma. Veja se seu site e-commerce está coerente com seu público.

Divulgue

Você cumpriu cada passo e agora chegou à última etapa: divulgar seu e-commerce e mostrar para seu público que você está atendendo às necessidades deles.

Faça de vez em quando promoções, descontos, brindes, sorteios, etc. Entregue conteúdos que agreguem valor na vida do cliente, use fotos bonitas e de qualidade.

Crie vídeo interativos e informativos, se relacione, curta, comente, ajude, informe, esteja sempre disponível, busque agradar seu cliente.

Crie postagens no Facebook, publique no Instagram, use os stories para anunciar seu melhor produto, invista em anúncios direcionados para seu público nas direntes redes sociais. Se faça presente nos locais em que seu público está, principalmente a que seu público mais utiliza.

Se possível, apoie o que eu público gosta e se for pertinente, mostre-se presente tanto online como offline. Estar próximo ao seu público é muito importante.

Últimas postagens

Solicite agora um orçamento do seu site focado em vendas

Obrigado pela sua mensagem. Em breve retornaremos o contato.
Erro. Favor verifique a sua conexão com a internet e envie novamente.

Outros serviços

material gráfico

Material Gráfico

serviços  marketing digital

Marketing Digital

serviços manutenção de sites

Manutenção de sites

serviços e-commerce

Sites E-Commerce

serviços google

SEO e Anúncios Google

Cases

Facebook

Onde nos encontrar

 Rua Gomes Jardim, 49, Sala 301, Centro,
Novo Hamburgo - RS

Nos acompanhe

WhatsApp

Solicite agora um orçamento que atende suas necessidades

Obrigado pela sua mensagem. Em breve retornaremos o contato.
Erro. Favor verifique a sua conexão com a internet e envie novamente.