Lojas e-commerce: como aumentar o engajamento nas redes sociais

O que todas as empresas desejam é o aumento das vendas e das receitas, mas este pensamento pode acabar se tornando caro se levado unicamente pelo caminho da propaganda patrocinada.

Entretanto, algo que tem se discutido mais é o engajamento das pessoas com as marcas e como aumentar o engajamento nas redes sociais.

Superficialmente pode parecer que estes assuntos não possuem ligação, mas o engajamento e o aumento de vendas têm uma ligação profunda.

Para entendermos como aumentar o engajamento nas redes sociais precisamos primeiro definir o que é engajamento e explicar melhor a sua importância.

Veja também o artigo com 12 dicas para melhorar o engajamento no Instagram.

O que é engajamento?

Podemos definir engajamento como uma ação voluntária de participação em alguma atividade, quando as pessoas se envolvem com algo por vontade própria.

O termo engajamento ganhou força junto com o crescimento das redes sociais.

Quando seu público acompanha suas publicações, comenta, compartilha e recomenda ele está engajado e tem um relacionamento próximo da marca.

Porque o engajamento é importante?

Aumentar o engajamento nas redes sociais é importante porque com ele sua empresa poderá aumentar a receita de forma natural.

Com a maioria dos mercados com uma alta taxa de competição entre as empresas e também consumidores cada vez mais informados e exigentes, as empresas precisam encontrar formas de continuar a venda dos seus produtos.

Para poder aumentar as vendas e a receita é preciso que sua marca seja reconhecida e considerada referência no seu nicho, agregando valor à marca e dessa forma evitando a competição financeira pelo menor preço.

Com um público engajado é possível melhorar a reputação, credibilidade e autoridade no meio digital, o que por sua vez atrairá mais clientes e tornará um ciclo.

Veja o que sua loja pode fazer para aumentar o engajamento nas redes sociais.

Agora que sabemos o que é o engajamento e porque ele é importante daremos dicas de como aumentar o engajamento nas redes sociais e potencializar suas vendas.

1. Conheça seu público-alvo

Para aumentar o engajamento nas redes sociais, você precisa atingir o seu público-alvo e para atingi-lo você precisa primeiro conhecê-lo.

Tenha em mente qual o perfil das pessoas que consomem o seu produto e você terá melhor êxito ao traçar a estratégia que realmente despertará o interesse dessas pessoas por sua marca.

Cada tipo de produto tem o seu público específico. É importante estar atento ao que o seu cliente espera de você, estabelecendo com ele uma relação de proximidade e interação.

Confira nosso artigo sobre como definir um público-alvo para aprender mais sobre como conhecer seu público.

Conhecer seu público-alvo é o primeiro passo para sua loja aumentar o engajamento nas redes sociais.

2. Poste conteúdo de qualidade

Em seus produtos, você prioriza a qualidade não é mesmo?

Nas redes sociais funciona da mesma forma quando você for divulgar seu site, sua loja, promoções, etc.

A qualidade do conteúdo deve condizer com a sua empresa.

Além de qualidade, seu material deve ser capaz de chamar atenção e se diferenciar em meio a tantas outras publicações.

Para aumentar o engajamento nas redes sociais, evite erros gramaticais e invista em conteúdos criativos e que permitam a interação do leitor.

Todos nós gostamos quando alguém se importa e pergunta o que preferimos. Isso não é diferente nas redes sociais.

Esta é a segunda dica sobre como aumentar o engajamento nas redes sociais.

 

3. Faça integração de conteúdo

Se você está em busca de como aumentar o engajamento nas redes sociais, já deve saber que somente um site não é o suficiente.

Quando seu público-alvo está dividido entre redes sociais diferentes, é necessário planejar e criar conteúdos que irão atingir o usuário em redes diferentes.

Você pode usar ferramentas de gerenciamento de redes sociais como o Postcron ou Hootsuite para facilitar as postagens em redes sociais diferentes e assim poder aumentar o engajamento nas redes sociais

Curtiu a terceira dica sobre como aumentar o engajamento nas redes sociais?

4. Faça sua audiência se sentir especial

Tente se esforçar para fazer algo realmente agradável para a sua audiência. Faça-os se sentirem especiais com ações inesperadas de gentileza ou com a oferta de um desconto exclusivo.

Se um amigo te dá um presente de aniversário, você sente que no aniversário dele você deveria dar um presente também? Muito provavelmente sim.

Esse é o princípio da reciprocidade agindo. As pessoas tendem a responder de maneira simpática e positiva a comportamentos agradáveis.

Fazer sua audiência se sentir especial é um grande passo para aumentar o engajamento nas redes sociais.

Para aumentar o engajamento nas redes sociais é necessário que a marca participe ativamente de um diálogo com a audiência, reconhecendo a opinião do público, respondendo os comentários e principalmente oferecendo o suporte necessário.

Quanto mais humanizada a marca for, melhor será para ter um público engajamento, pois para isso a marca deve demonstrar atenção e cuidado.

Essa foi a quarta dica para aumentar o engajamento nas redes sociais.

5. Fuja da linguagem da publicidade tradicional

As redes sociais são ambientes criados inicialmente para a interação entre as pessoas, logo soa estranho quando as empresas utilizam a linguagem da publicidade tradicional, que é focada nas vendas, na marca ou no produto e que não agrega valor às pessoas.

Ao invés do uso de propaganda, busque oferecer conteúdos relevantes para seu público, com linguagem leve e natural. Isso certamente fará aumentar o engajamento nas redes sociais.

Faça com que sua audiência perceba sua marca como uma pessoa real publicando sobre assuntos interessantes.

Para aumentar o engajamento nas redes sociais, tenha em mente que o objetivo é criar um bom relacionamento entre sua marca e seu público.

Através desse relacionamento as pessoas irão comprar naturalmente seus produtos e recomendarão para outras pessoas, agindo como representantes da marca.

6. Monitore e analise os resultados

Se você começou a colocar em prática uma estratégia para aumentar o engajamento nas redes sociais você deve começar a analisar quais resultados estão sendo obtidos.

Um bom ponto de partida para sua análise é observar os comentários e número de curtidas de suas publicações.

A partir destes dois parâmetros já é possível ter ideia se a publicação foi boa e teve o resultado esperado, mas você não deve se contentar somente com estes dois números.

Busque na rede social o local onde é possível visualizar as estatísticas das publicações e tente observar se as interações ocorreram logo após a publicação ou se teve uma demora.

Você deve ir sempre experimentando e se adaptando para ver o que mais dará retorno na sua estratégia de aumentar o engajamento nas redes sociais.

7. Dicas para aumentar o engajamento nas redes sociais (principais)

Lojas e-commerce: como aumentar o engajamento nas redes sociais

Facebook:

A aposta para aumentar o engajamento no Facebook é investir em vídeos, pois este formato é o preferido pelos usuários da plataforma.

Estes vídeos podem ser simples como pequenas animações ou gifs já prontos, mas devem preferencialmente trazer um significado diferente do original.

Você deve sair da mesmice e elaborar campanhas de marketing digital com foco em conteúdos relevantes para seu público.

Use da criatividade e do bom humor para conseguir aumentar o engajamento nas redes sociais.

Instagram:

A dica para aumentar o engajamento no Instagram, as empresas podem utilizar hashtags em suas publicações.

O uso de hashtags é ótimo para aumentar o alcance possivelmente viralizar conteúdos na web, além de serem importantes para a identidade do negócio.

No Instagram também o tipo de conteúdo mais indicado é vídeos, pois eles têm maior retenção da atenção do usuário.

LinkedIn:

Como o LinkedIn é uma rede voltada para o público profissional, a dica para aumentar o engajamento no LinkedIn é criar conexões com outros profissionais do mercado e oferecer conteúdo relevante para eles, como dicas, tutoriais, etc.

Se possível, também é interessante que o responsável pelo marketing ou gerente da empresa também participe de grupos relacionados com a empresa ou o nicho de mercado e seja o porta-voz da empresa, além de ela mesma.

O LinkedIn também oferece filtros para que o negócio direcione o seu conteúdo para as pessoas certas e dessa forma a empresa pode fazer posts para envolver a sua audiência e gerar interação entre os usuários da rede social.

Twitter:

A dica para aumentar o engajamento no Twitter é propor conteúdos que os usuários podem discutir.

Experimente publicar imagens e gifs sobre conteúdos interessantes e deixe o público fazer seu papel de interagir.

Esses conteúdos serão retweetados pelos seguidores e também irão aumentar a interação do público com sua empresa.

YouTube:

O YouTube é uma rede social onde o formato das publicações são vídeos.

A dica para aumentar o engajamento no YouTube é uma combinação de 3 fatores: Conteúdo relevante, uma pessoa carismática/autêntica e boa qualidade de áudio e vídeo.

Como praticamente em todas as plataformas o conteúdo relevante é essencial, vamos focar nos outros dois pontos diferenciais dessa plataforma.

Nos vídeos, você normalmente terá uma pessoa conversando com o público, ou seja, sua empresa deverá alguém que irá representá-la humanamente nos vídeos.

Um fator muito valorizado no YouTube é a autenticidade da pessoa que está no vídeo, por isso você deve escolher uma pessoa única e genuína para conversar com o público.

Exemplo: se sua loja trabalha com a venda de produtos como jogos e videogames, a pessoa que aparecerá no vídeo deve ser alguém com conhecimento sobre o assunto pois caso não conheça as pessoas poderão perceber e você perderá credibilidade com seu público.

Também é importante a qualidade do áudio e do vídeo. Busque gravar em locais não ruidosos e com boa iluminação.

 

A verdade é que quando a marca tem seu público engajado, este público passa a ser representante da marca, indicando, defendendo e promovendo a marca sem a necessidade de campanhas de propaganda caríssimas.

O investimento em aumentar o engajamento nas redes sociais é algo que não traz resultados imediatos, mas este investimento a médio e longo prazo é algo que valerá muito a pena para sua loja.

Como exemplo de empresa com público engajado, podemos citar a Nubank. Experimente ver a página do Nubank no Facebook para ver como as pessoas interagem com a marca.

Você verá como existem pessoas que amam a marca e pessoas que estão com problemas, mas independentemente da situação a marca irá responder de forma simples e simpática, buscando solucionar os problemas que o cliente tiver e agradecendo os elogios que receber.

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