Leads para consórcio: dicas de como captar mais clientes e vender mais

No marketing digital, quando pensamos em estratégias, a mais importante de todas é a captação de leads, ou seja, quando atraímos potenciais clientes/consumidores.

E para atrair estes potenciais clientes - pessoas interessadas no que você oferece - existem estratégias, e são elas que veremos hoje. Para auxiliar sua leitura, segue abaixo uma lista com os links dos tópicos que serão abordados neste artigo:

Como é o processo de gerar leads

Primeiramente, vamos entender qual é o processo de capturar leads. Existem quatro maneiras de se conseguir leads, que são:

1. CTA - call to action

2. Landing Page

3. Formulário

4. Oferta

Vamos entender mais detalhadamente um por um, em que cada um deles tem um objetivo específico e importante para a conversão dos visitantes, vamos a eles:

1. CTA - call to action

Call to action significa “chamada para ação”, é um texto ou um botão que convida o visitante a realizar uma ação, esta ação pode ser:

  • Inscrição para receber newsletter;
  • Baixar algum material de graça, como e-book;
  • Comprar um produto;
  • Testar um produto.

Todos estes itens são estratégias de marketing, pois você está oferecendo algo às pessoas em troca de seus dados, como email, nome e telefone, para inserir na sua base de dados.

Por este motivo, o lead é importante, afinal, como você vai enviar e-mail de promoções, convites para lives, etc, se você não tem pessoas (e-mails) na sua base de dados?

Lembre-se: que os CTA devem atrair a atenção das pessoas que visitam sua página, ou seja, ele deve estar à mostra, ter uma boa headline mostrando de forma clara o que você está oferecendo.

Exemplo: “Quero receber material gratuito sobre marketing para consórcio”

Outro ponto importante é a questão visual, busque cores que possam ser chamativas, na qual o visitante possa bater o olho e encontrar seu CTA.

Portanto, atente-se a:

  • Título/head chamativo utilizando a palavra “gratuita”;
  • Boa localização na página;
  • Ofertar algo que o seu visitante tenha interesse;
  • Pensar na estrutura visual do seu CTA.

2. Landing Page

A dica é criar Landing pages focando na conversão. Mas como fazer isso?

Se você já tem seguidores na sua página do Instagram e/ou Youtube, elabore um evento, pode ser uma live, um webinário, uma semana sobre algum tema e crie uma landing page para captar interessados.

Uma ideia é que você promova este evento no Instagram e Youtube (ads).Se quiser saber mais sobre como criar anúncios no Instagram e vender para as pessoas certas, clique aqui para ler .

Para a sua landing page ser um sucesso, você precisa se atentar a alguns elementos, vamos a eles:

  • Escolha uma headline chamativa (título);
  • Descrição do evento/oferta utilizando palavras-chave e copy;
  • Imagens;
  • Depoimentos (caso você já tenha clientes/alunos);
  • Formulário para capturar os dados;
  • CTA.

Importante, landing pages não possuem menus, pois não é um site, é uma página para conversão apenas.

3. Formulário

É através do formulário que sua conversão será realizada, onde você vai colher informações dos seus leads e tê-los em sua base de dados.

Pense em quais são os dados necessários, lembrando que para cada CTA, o formulário deve ser diferente, por exemplo, se você quer que seu lead baixe um pdf/e-book, é interessante fazer algumas perguntas relacionadas ao assunto, por exemplo: você é vendedor de consórcio? Você tem interesse em comprar através de um consórcio?

Para eventos como lives, webinário, a ideia é pegar apenas nome e email e criar uma página de obrigado que direcione para algum grupo no whatsApp ou Telegram.

4. Oferta

Aqui é a venda propriamente dita, porém, pense na questão da atração, de despertar valor, sempre observando quais as dores do seu público. Por exemplo, o eu público usa muito a palavra “consórcio é difícil”, então você pode utilizar uma head que quebre esta objeção, por exemplo: “Consórcio de forma simplificada”.

É importante também utilizar alguns gatilhos mentais, como o senso de urgência. Se quiser saber mais sobre gatilhos mentais, clique no nosso artigo 7 Gatilho Mentais para Usar no Instagram e Atrair Mais Clientes .

Planejamento de funil - qual o processo de conversão?

Leads para consórcio:  dicas de como captar mais clientes e vender mais

 

É importante você entender como funciona o funil de vendas, pois cada etapa exige uma abordagem diferente.

Ele é dividido em 3 etapas:

  • 1º Topo de funil: nesta etapa, a pessoa não está buscando nenhum produto ou serviço, porém, ao te conhecer, ela tem um start, percebe que existe um serviço oferecido e vai procurar pesquisar mais sobre.

Aqui você entra como especialista no assunto. 

Nesta etapa você deve fornecer conteúdo na qual faça o visitante descobrir que tem um problema e que possa compreendê-lo. 

É a etapa da descoberta, em que você educa.

Conteúdos: lembre-se que é nesta etapa que você vai aumentar o tráfego de visitantes para a sua página, então aposte em: publicações fáceis de compreender sem aprofundar muito, inserir informações na qual a pessoa tenha curiosidade, utilize infográficos, aposte também em newsletters.

  • 2º Meio de funil: nesta etapa o lead reconhece que tem um problema e como ele reconhece? Lendo sobre o assunto da etapa número 1.

Neste momento, é hora de apresentar dicas e técnicas que possam ajudar estas pessoas. 

Aqui, estes leads interagem com os seus conteúdos, aproveite para coletar mais informações sobre eles, para você conhecer o seu público. Faça posts interativos, na qual a pessoa vai responder e você compreenderá melhor como ela se sente.

Conteúdos: eles são mais informativo e apresentam solução. Também aposte em posts de interação, para capturar os dados destes leads.

  • 3º Fundo de funil: a última etapa é a da decisão de compra. Neste momento, os leads são MQLs (Marketing Qualified Leads), ou seja, são pessoas que passaram por todos os processos e estão prontos para comprar.

Conteúdos: comece a postar cases de sucesso, ou seja, comentários dos seus clientes que adquiriram seus produtos/serviços e estão satisfeitos. Fale também das soluções propostas por você.

Aprofundando um pouco mais no Funil de Vendas

Vamos ver na prática como funciona este processo?

Vamos pensar no seu negócio sendo um consórcio, certo, e você tem um Instagram que fala sobre consórcios.

No topo do funil, o cliente vai estar pesquisando sobre consórcios e encontrou o seu Instagram.

Então ele encontra posts sobre: XX problemas de quem não pesquisa sobre consórcio e através do que você falou, percebe que em um item ele se identifica.

No meio de funil, esta pessoa encontra, através dos seus posts, como escolher corretamente um consórcio.

Por fim, no fundo do funil, seu futuro cliente, comparando preços e serviços, vai sentir mais afinidade com você, pois te acompanha, e vai contratar os seus serviços.

Taxa de conversão + dicas para aumentar o número de conversões

Leads para consórcio:  dicas de como captar mais clientes e vender mais

 

Existem várias formas de se aumentar o número de conversões, o indicado é que a empresa invista em SEO, além de trabalhar com gatilhos mentais, melhorar o design, reavaliar a relevância dos conteúdos postados a fim de observar se podem haver mudanças a serem feitas, investir na autoridade da marca, etc.

Devemos primeiramente entender o motivo de aumentar a taxa de conversão. Quanto mais conversões você tiver, mais pessoas podem tomar uma atitude relevante para a sua empresa

Mas o que seria conversão?

Como vimos, uma conversão é feita quando a pessoa realiza uma ação através do CTA, que podem ser várias, porém, a conversão mais conhecida e requisitada no mercado é a venda.

A taxa de conversão é uma métrica utilizada para mensurar os resultados, ela mostra o retorno de cada investimento em relação ao tempo e dinheiro com base nas vendas.

Vamos pegar o exemplo da Landing Page, vamos supor que você tenha criado uma página para divulgar uma live. O número de pessoas que preencheram o formulário corresponde a x números de conversões, correto.

Vamos supor que você tenha conseguido 2 mil pessoas inscritas. Agora você precisa contabilizar o número de pessoas que assistiram a sua livre e por fim, o número de pessoas que compraram o seu produto.

Uma estimativa é que a cada 200 pessoas, 10 vão ser compradoras.

A seguir, uma equação básica para você calcular:

Taxa de conversão = (número de conversões / número de total de usuários) x 100

Agora vamos às 7 dicas para melhorar suas conversões:

Leads para consórcio:  dicas de como captar mais clientes e vender mais

1. Copywriting

São conteúdos com o objetivo de converter, as ideias inseridas são persuasivas e estão associadas às estratégias de marketing. Para que seu texto tenha estas características, atente-se a:

  • Texto que possa estimular a compra/realizar uma ação;
  • Despertar o desejo pelo seu produto/serviço;
  • Atiçar o interesse do leitor;
  • E para tudo isso acontecer, chamar a atenção da pessoa que está lendo.

Vamos a um exemplo:

O que dizer: uma pesquisa mostrou que o mercado de consórcios tem recorde de vendas durante a pandemia, você sabia? Porém, é preciso se atentar a algumas dicas para que a sua compra seja realizada de forma segura e com os melhores benefícios oferecidos. Aqui na nossa empresa X, você encontra todos os serviços para que seu consórcio seja feito de forma segura, rápida e com os melhores benefícios que você pode ter!

Entre em contato com a gente, leia nosso blog e siga nosso Instagram para mais dicas e orçamentos.

Dica: nesta copy, coloquei as palavras “seguro”, “benefício” e “rápido”, imaginando que estas sejam as dores da persona. Por isso é importante se atentar aos medos do seu público, através de posts interativos e pesquisas, por exemplo, para quebrar estas objeções em seus textos.

O que não dizer: A empresa X possui os melhores profissionais para te atender. Nós oferecemos consórcios de qualidade. Mande uma mensagem já!

Bem mais atrativo o primeiro, não é?

2. Avaliar a relevância do conteúdo

A dica é que você observe se o seu conteúdo condiz com o seu público, ou seja, é importante saber quem são os seus leitores. Caso seus artigos não estejam convertendo o bastante, faça novamente um roteiro, avaliando as palavras que você usa, as palavras que seu público costuma dizer, para reestruturar suas estratégias.

3. Tire distrações

Se for uma Landing Page, procure deixar seus CTAs visualmente mais disponíveis, ou seja, que a pessoa possa encontrar facilmente, aposte em páginas minimalistas, mas com os conteúdos certos que não podem faltar.

4. Abuse da criatividade nos CTA

Você já ouviu falar em UX writer? É uma escrita diferente do copy, pois visa passar mensagens mais diretas e objetivas, porém, pode ser muito bem aplicado a CTAs criativos.

Exemplo para não usar: clique aqui para se inscrever

Exemplo para usar: quero aprender mais sobre consórcio ou quero baixar gratuitamente o manual/e-book

5. Deixe os formulários mais simples

Evite pedir muitas informações, ainda mais se for um formulário para uma live ou para baixar um e-book.

6. Utilize vídeos

Para landing pages, coloque um vídeo no início da página, pode até colocar um post no Instagram em forma de vídeo explicativo, pois além de ser didático ele cria uma relação de proximidade com a pessoa.

7. Chat

Deixe um chat à disposição para criar um canal de comunicação rápido com o seu futuro cliente.

Conclusão

Neste artigo, você aprendeu passo a passo, de forma simples e prática, como captar mais leads e transformá-los em clientes.

Gostou do nosso artigo? Comenta aqui embaixo suas experiências para nós.

Até a próxima! 

Siga nosso INSTAGRAM

Veja mais conteúdo

Solicite agora um orçamento do seu site focado em vendas

Obrigado pela sua mensagem. Em breve retornaremos o contato.
Erro. Favor verifique a sua conexão com a internet e envie novamente.

Outros serviços

material gráfico

Material Gráfico

serviços  marketing digital

Marketing Digital

serviços manutenção de sites

Manutenção de sites

serviços e-commerce

Sites E-Commerce

serviços google

SEO e Anúncios Google

Cases

Facebook

Onde nos encontrar

 Rua Gomes Jardim, 49, Sala 301, Centro,
Novo Hamburgo - RS

Nos acompanhe

WhatsApp

Solicite agora um orçamento que atende suas necessidades

Obrigado pela sua mensagem. Em breve retornaremos o contato.
Erro. Favor verifique a sua conexão com a internet e envie novamente.