Dicas de como integrar o e-commerce com a loja física

Um dos principais desafios para uma loja física é realizar a integração da loja virtual com a loja física. Veja em nosso artigo algumas dicas para integrar o e-commerce com a loja física.

Porque integrar o e-commerce com a loja física

Atualmente estamos vivendo um período de transição e adaptação das lojas com a popularização da internet nos últimos anos.

Vimos que em pouco tempo, empresas como a Amazon e Google se tornaram gigantes ao começar seus negócios usando a internet e expandindo junto com ela.

Com a popularização da internet, diversos serviços também começaram a mudar as formas de comunicação e a realização de vendas, começando pelos e-mails e chats que revolucionaram a maneira de se mandar mensagens escritas para as pessoas e atualmente estamos num momento onde é possível realizar até mesmo importações de outro país pela internet.

  • Mudança no processo de compra dos clientes

Um dos principais motivos para você integrar sua loja física com loja online é para se adequar à mudança no processo de compra dos clientes.

Atualmente, clientes com acesso a internet tem demonstrado um comportamento comum de pesquisar pelo produto desejado na internet e então buscar pelo mesmo produto nas lojas físicas.

Este comportamento provavelmente acontece devido à curiosidade de “ver o produto com as mãos”. Outro possível fator que colabora com isso é o desejo de ver melhor o produto, pois muitas vezes os e-commerces não colocam mais de uma foto do produto.

Colocar mais de uma foto nos produtos do e-commerce tem impacto direto na conversão dos clientes, como explicamos no artigo O que levar em conta na hora de ter um e-commerce.

  • Aumento da fidelização e satisfação do cliente

Clientes que encontram o que desejam facilmente e têm uma boa experiência de compra, tanto online como offline, saem satisfeitos da sua loja.

Se você possui loja física e e-commerce integrados, pode viabilizar que o cliente escolha a melhor maneira de comprar e ter o produto desejado.

Lembre-se que clientes satisfeitos tendem a fidelizar com sua marca e até mesmo realizar a divulgação voluntária da sua empresa, pelo fato “simples” de terem tido uma boa experiência de compra e se sentirem satisfeitos com suas aquisições.

  • Aumento da receita da empresa

Se você possui clientes satisfeitos e fiéis, então as receitas da sua empresa tendem a aumentar. Ao aumentar suas receitas você poderá expandir sua loja física ou então expandir a atuação do seu e-commerce.

  • Troca de informações e expansão da base de clientes

É inegável que uma loja online consegue receber um número muito maior de visitas e tende a ter maior volume de vendas também. Devido a isso, ao integrar o e-commerce com a loja física você consegue expandir sua base de clientes e então criar estratégias de marketing para aumentar suas vendas.

  • Relacionamento com os clientes integrado

Outro grande benefício de integrar o e-commerce com a loja física é conseguir unificar o relacionamento com os clientes. Com isso, você consegue ser mais assertivo com seus clientes.

Da mesma forma que é possível exibir anúncios de produtos que o cliente demonstrou interesse na internet, em breve será possível registrar quais produtos o cliente gostou na loja física e dessa forma exibir anúncios para que ele finalize a compra ou retorne à loja para comprar.

Os benefícios de integrar o e-commerce com a loja física

  • Uma loja online tem um alcance muito maior do que física;
  • Você pode expandir seus canais de contato e melhorar o atendimento aos seus clientes;
  • O horário não será mais um problema;
  • Dá comodidade ao cliente;
  • As pessoas confiam mais em marcas que tem presença virtual e física;
  • Permite que as pessoas possam retirar o que compraram na internet diretamente em sua loja física;
  • Permite que a troca de um produto comprado na loja online possa ser feita na loja física;

Dicas de como integrar o e-commerce com a loja física

  • Use um ERP para gerenciar o seu negócio

Um ERP é um sistema de gerenciamento integrado para sua loja. Neste tipo de sistema você terá normalmente seu estoque cadastrado e quando o cliente realiza a compra o sistema automaticamente registra a compra e diminui a quantidade de produtos no estoque.

Acontece que o uso de um ERP é praticamente indispensável hoje em dia. Os principais ERPs são:

  • Bling ERP
  • Cake ERP
  • ContaAzul ERP
  • eGestor ERP
  • Tiny ERP
  • RD Station

Pesquise por estes sistemas e veja se neles é possível integrar o e-commerce com a loja física e assim você poderá aumentar suas vendas e atrair mais clientes.

  • Busque usar um ERP que gerencie online e offline

Existem no mercado opções de ERPs que fazem o gerenciamento online e offline. Para realizar a integração do e-commerce com a loja física o ideal é que seu sistema seja capaz de lidar tanto com as vendas online como offline.

A Ação Web cria e-commerces focados em conversão com nosso sistema próprio, totalmente programável. Isso significa que nosso sistema pode ser adequado para atender perfeitamente as necessidades da sua empresa, inclusive para gerenciamento online e offline. Veja nossos serviços e descubra como podemos contribuir com sua empresa.

  • Use dois sistemas ERPs e busque realizar a integração deles

Caso você já use um sistema de gerenciamento para sua loja física, uma opção que você tem é utilizar sistemas de gestão diferentes.

Nesse cenário, um sistema irá gerenciar suas vendas e pedidos online e outro as vendas offline.

O ideal é que estes dois programas consigam se integrar de alguma forma, mas isso irá depender de diversos fatores de programação do programa, mas as vezes os próprios desenvolvedores fazem plug-ins de integração com outros programas.

Para realizar a integração, talvez seja necessário o auxílio de pessoas capacitadas pois muitas vezes é necessário lidar com bancos de dados sensíveis.

  • Integre manualmente seus sistemas de gestão

Caso não seja possível realizar a integração dos sistemas de forma automática, então a opção será realizar a integração manualmente entre os sistemas.

Para isso, será necessário criar uma cópia do banco de dados do sistema existente e colocar no novo sistema e então toda vez que for realizada uma venda no meio offline, cadastrar a venda no sistema online.

Da mesma forma, quando realizar uma venda online será necessário registrar aquela venda no sistema de gerenciamento offline, para que ambos mantenham seus dados atualizados.

 

Para ler mais sobre as tendências dos e-commerces, indicamos a leitura do artigo sobre as tendências para sites e-commerce em 2020.

Gostaria de ter seu site e-commerce focado em conversões? Entre em contato conosco e tenha seu site e-commerce montado de acordo com suas necessidades.

Últimas postagens

Solicite agora um orçamento do seu site focado em vendas

Obrigado pela sua mensagem. Em breve retornaremos o contato.
Erro. Favor verifique a sua conexão com a internet e envie novamente.

Outros serviços

material gráfico

Material Gráfico

serviços  marketing digital

Marketing Digital

serviços manutenção de sites

Manutenção de sites

serviços e-commerce

Sites E-Commerce

serviços google

SEO e Anúncios Google

Cases

Facebook

Onde nos encontrar

 Rua Gomes Jardim, 49, Sala 301, Centro,
Novo Hamburgo - RS

Nos acompanhe

WhatsApp

Solicite agora um orçamento que atende suas necessidades

Obrigado pela sua mensagem. Em breve retornaremos o contato.
Erro. Favor verifique a sua conexão com a internet e envie novamente.