Confira o que é tendência para sites e-commerce em 2020

Todos os anos começamos nossos anos nos perguntando como será o futuro e o que podemos fazer para não ficarmos parados no tempo. Pensando nisso, listamos 14 tendências para sites e-commerce em 2020.

[#1 tendência para sites e-commerce] Grande foco na experiência do cliente

Muitas empresas já entenderam que clientes que tiveram boa experiência na hora da compra tendem a retornar e comprar mais.

Em 2020, essa tendência para sites e-commerce terá ainda mais destaque.

Para oferecer uma boa experiência de compra, você deve ter um e-commerce organizado e visualmente bonito e atraente.

Outro ponto que conta bastante para a experiência do cliente é a maneira como ele preenche os dados necessários na primeira vez que ele realiza uma compra. Ninguém gosta de preencher campos de texto e formulários, por isso trate de preencher o máximo possível pelo seu cliente.

[#2 tendência para sites e-commerce] Uso de realidade virtual e realidade aumentada

Essa tendência para sites e-commerce vem de encontro com o foco na experiência do usuário.

Mais empresas passarão a adotar o uso de realidade virtual e também realidade aumentada.

Realidade virtual:

O uso de realidade virtual será feito por empresas que desejam dar ao cliente a sensação de ter ou estar com seu produto.

Por exemplo, uma construtora pode ter alguns modelos de imóveis prontos e através da realidade virtual permitir que as pessoas visitem este modelo de forma online.

A tendência para sites e-commerce do uso de realidade virtual também pode vir num contexto de permitir ver seu produto em todos ângulos possíveis.

Realidade aumentada:

O uso da realidade aumentada é semelhante em alguns aspectos com a realidade virtual, porém ela recebe o nome de aumentada pois ela deverá mostrar alterações em uma imagem fornecida pelo próprio cliente.

Dois grandes exemplos que já existem no Brasil são os aplicativos das marcas de tinta Coral e Suvinil. Estes aplicativos permitem você escolher uma foto sua da sua casa e simular que você pintou de uma cor a parede ou espaço selecionado.

A realidade aumentada usará a câmera para enxergar o ambiente e então deverá expor o produto na tela do cliente.

Outro bom exemplo do uso de realidade aumentada é o de empresas de móveis, que poderiam usar a realidade aumentada para deixar o cliente visualizar como ficaria um sofá diferente na sua sala de estar.

[#3 tendência para sites e-commerce] Machine Learning e Inteligência artificial

Grandes e-commerces passarão a usar machine learning e inteligência artificial para aumentar a assertividade do seu marketing digital.

Ter uma inteligência artificial capaz de aproveitar todos os dados do cliente e fornecer boas recomendações para os clientes é uma tendência para sites e-commerce que poderá aumentar significativamente as conversões.

[#4 tendência para sites e-commerce] Pesquisa avançada de produtos

Outra tendência para 2020 é que as pesquisas por produtos se tornem mais relevantes pros cliente. Podemos pegar Amazon como exemplo.

Quando procuramos por algo na Amazon, ela tende a dar sugestões de produtos relevantes e também oferece sugestões para outras pesquisas.

Se digitarmos LG, ela poderá oferecer a sugestão de televisão ou outro produto, sem mesmo a necessidade de clicar em pesquisar, apenas escrevendo no campo de texto.

[#5 tendência para sites e-commerce] Anúncios baseados nos interesses do usuário

Esse ponto já vem em tendência ao menos nos dois últimos anos. Ter anúncios baseados nos interesses identificados ou determinado por outros fatores será cada vez mais comum.

Anúncios de produtos que o usuário visitou são bem comuns em técnicas de remarketing, porém a tendência para sites e-commerce é que eles evoluam.

Além de produtos que o usuário visitou, acreditamos que será possível organizar as pessoas em grupos e assim oferecer produtos que tendem a ser relevantes para estes grupos de pessoas, no caso de novos usuários.

[#6 tendência para sites e-commerce] Personalizado para o usuário

Essa tendência para 2020 pretende dar ao usuário mais do que ele deseja, através de integração com machine learning e inteligência artificial.

Recomendações mais inteligentes, capacidade de criar uma lista de pedidos, salvar o carrinho no momento antes da comprar para poder comprar em um outro momento.

[#7 tendência para sites e-commerce] Busca por melhores métodos de pagamento

Acreditamos que em 2020 será um ano onde ocorrerão mudanças na maneira como realizamos o pagamento em cada site.

Essa tendência para sites e-commerce tornará o processo de compra mais fácil e mais seguro, além de que criptomoedas estão se tornando cada vez mais populares e talvez possamos ver os principais sites e plataformas de pagamento passando a aceitar este tipo de transação.

[#8 tendência para sites e-commerce] Maior uso de vídeos

Outra tendência para sites e-commerce é aumento no uso de vídeos nos chamados heros, que são as partes superiores de um site.

Em 2019 mais empresas passaram a adotar o uso de vídeos em e-commerce como em redes sociais, pois os vídeos tendem a chamar mais atenção que imagens estáticas. Em 2020 a tendência é que mais empresas aumentem suas produções e uso de vídeos.

[#9 tendência para sites e-commerce] Lojas físicas começam a virar showroom

As lojas físicas começarão a se transformar em showroom omnichannel para que seus usuários possam experimentar e comparar a qualidade dos produtos.

Não sabe o que é omnichannel? Veja nosso artigo e entenda como esta estratégia pode beneficiar você e também a sua loja.

[#10 tendência para sites e-commerce] Aumento da velocidade da internet e páginas carregando mais rápido.

Em 2020 a tendência é de aumento na velocidade média de navegação dos consumires, mas ainda por cima irá aumentar o uso da tecnologia chamada Google AMP.

A sigla AMP significa Acelerated Mobile Pages, e tem como objetivo o carregamento praticamente instantâneo das páginas.

[#11 tendência para sites e-commerce] E-commerces visualmente mais atraentes

Um ponto chave para atrair atenção do usuário e que é tendência para sites e-commerce em 2020 é melhorar o visual de sites antigos.

Em maio de 2019 o Facebook, a maior rede social do mundo, anunciou que estava trabalhando no redesenho da sua interface para ser mais atrate.

Ao final de 2019, todos já possuem a versão redesenhada da plataforma nos dispositivos mobile, e início de 2020 o Facebook começa a liberar sua nova versão para dispositivos maiores como notebooks e computadores de mesa.

[#12 tendência para sites e-commerce] Uso de chatbots

Algo que também é tendência para sites e-commerce é o início do uso de chatbots para aumentar as taxas de conversão.

Esses bots poderão auxiliar os usuários na solução de problemas, esclarecimento de dúvidas do produto ou ainda ajudar o cliente a se decidir sobre produtos.

Com a melhora da inteligência artificial, os chatbots ficarão cada vez mais populares e com mais funcionalidades.

[#13 tendência para sites e-commerce] Uso de redes sociais

Será indispensável que grandes e-commerce estejam presentes nas redes sociais onde seu público está, criando conteúdos e mantendo seu público em contato com a marca.

[#14 tendência para sites e-commerce] Omnichannel

Essa tendência não envolve apenas os sites e-commerce, mas todas as grandes lojas. Estamos falando da estratégia omnichannel, onde as empresas passam a utilizar todos os canais possíveis para remover possíveis barreiras que impeçam o usuário de comprar seus produtos.

Para ler mais sobre o assunto, veja nosso artigo Conheça a estratégia omnichannel para lojas físicas e e-commerce.

 

Gostaria de ter seu site e-commerce focado em conversões? Entre em contato conosco e tenha seu site e-commerce montado de acordo com suas necessidades.

Últimas postagens

Solicite agora um orçamento do seu site focado em vendas

Obrigado pela sua mensagem. Em breve retornaremos o contato.
Erro. Favor verifique a sua conexão com a internet e envie novamente.

Outros serviços

material gráfico

Material Gráfico

serviços  marketing digital

Marketing Digital

serviços manutenção de sites

Manutenção de sites

serviços e-commerce

Sites E-Commerce

serviços google

SEO e Anúncios Google

Cases

Facebook

Onde nos encontrar

 Rua Gomes Jardim, 49, Sala 301, Centro,
Novo Hamburgo - RS

Nos acompanhe

WhatsApp

Solicite agora um orçamento que atende suas necessidades

Obrigado pela sua mensagem. Em breve retornaremos o contato.
Erro. Favor verifique a sua conexão com a internet e envie novamente.