Como a boa experiência do usuário (UX) pode aumentar suas vendas

A experiência do usuário (user experience – UX) vêm ganhando espaço e relevância nas campanhas de marketing digital por ser capaz de aumentar as vendas em muitos casos.

Entender o conceito de experiência do usuário para o aumentar as vendas pode parecer difícil, mas explicaremos de forma simples e objetiva nesse artigo.

Uma vez que você entender a importância da experiência do usuário para sua loja física ou online, você poderá analisar seu negócio e tomar medidas para aumentar suas vendas.

Para entender o que é experiência do usuário, também precisaremos entender o que é a Interface do usuário (user interface – UI) pois estes dois conceitos estão intimamente ligados.

Veja também outras dicas para vender mais por meio de e-commerce e 8 dicas para deixar o e-commerce mais próximo do sucesso.

 

1. O que é UI – User Interface ou Interface do usuário

O conceito de UI pode ser dado como a interface onde o usuário irá interagir.

Conceito de UI - User Interface

Se for um site, UI será o layout em que o usuário interage. Se for uma bisnaga de ketchup, UI é a própria bisnaga em que o usuário interage.

A interface do usuário irá guiar ou indicar ao usuário quais medidas ele deve tomar para alcançar o resultado que ele deseja.

No casos das lojas online, a interface deverá guiar o usuário até a conclusão de um pedido ou a geração de um contato.

2. O que é UX – User experience ou Experiência do usuário

A experiência do usuário irá depender em parte da UI e parte de outros fatores, variando de caso para caso.

Conceito de UI - User Interface

Uma boa Interface de Usuário normalmente oferecerá uma boa Experiência do Usuário.

Para conseguir trazer uma boa experiência do usuário, visando aumentar as vendas, é importante que a experiência do usuário seja planejada de forma estratégica.

No exemplo das bisnagas de ketchup, a alteração feita no formato e disposição da tampa (Interface do usuário) causa a melhora na UX (Experiência do Usuário).

A melhora da experiência do usuário acontece pois com a nova embalagem mantém o ketchup que está dentro da embalagem sempre próximo à tampa.

Traduzindo este exemplo para as lojas virtuais e e-commerces, quanto maior a facilidade do seu usuário concluir o pedido, maiores serão suas vendas.

3. O que fazer para melhorar minha experiência do usuário? (veja os exemplos)

Para oferecer uma boa experiência do usuário capaz aumentar as vendas, você precisa entender o contexto de uso de seu produto, para que dessa forma seja possível ser mais assertivo na hora de trazer soluções para clientes.

Exemplo 1:

Um site de receitas culinárias deve entender que a maioria dos acessos vêm de pessoas que estão preparando uma receita naquele momento ou pretendem começar logo em seguida.

Este site também deve levar em conta que a maioria das pessoas estará em casa, acessando o site de um dispositivo perto de um fogão, como um tablet ou celular.

Levando este contexto em consideração, os desenvolvedores da interface e da experiência do usuário que visam aumentar as receitas e visitas do site deveriam se perguntar:

Seria interessante adicionar uma ferramenta de timer no site? Poderíamos adicionar uma forma das pessoas marcarem quais ingredientes já usou ou preparou? É interessante ter espaço para comentários e dicas dos próprios usuários?

Tudo isso faz parte de entender o contexto de uso dos produtos. Vamos para mais um exemplo.

Exemplo 2:

Um site que tem como público-alvo os idosos, deve levar em conta que letras pequenas são difíceis de serem lidas por pessoas idosas. Essa e outras questões devem ser levadas em conta na hora de desenvolver a interface do usuário e a experiência do usuáiro.

O caminho para ter uma experiência do usuário capaz de aumentar as vendas é conhecer as necessidades dos clientes e oferecer soluções efetivas para eles.

4. Como ter uma boa experiência do usuário para aumentar as vendas

Uma boa experiência do usuário, capaz de aumentar as vendas, virá de um conjunto de fatores importantes para as empresas.

O primeiro passo é a empresa entender que o papel dela é solucionar os problemas dos seus clientes. Os clientes são pessoas que buscam alguém para ajudar a resolver os seus problemas.

É necessária a autoavaliação da empresa sobre como ela tem resolvido o problema de seus usuários. Esta é uma etapa fundamental do processo.

Exemplo:

Um site/app de compra e entrega de comida deve entender que seus usuários querem escolher de forma rápida o tipo de comida ou o tipo de restaurante do qual eles vão pedir.

Além disso, ao acessar o restaurante o usuário deseja ver o cardápio com todas as opções de pedidos que ele pode fazer.

Todas estas ações também deverão ser rápidas, pois quando estamos com fome, parece que o tempo passa de forma mais devagar.

Certamente se o site ou app conseguiu solucionar todos estes problemas e ainda manteve uma interface bonita e amigável, sua experiência do usuário terá impacto direto no aumento das vendas.

Entender seu público é parte fundamental de todo o processo. Aqui no blog temos um artigo sobre como definir um público-alvo que pode ser útil para você entender o seu público.

Quando você conhecer bem as necessidades do seu cliente, você poderá planejar de forma estratégica sua experiência do usuário para aumentar as vendas.

5. Dicas para oferecer uma boa experiência do usuário para aumentar as vendas.

Nossas dicas de ouro sobre como desenvolver uma experiência do usuário para aumentar as vendas.

Preenchimento de formulários

Digamos que sua empresa tenha um e-commerce e que para a conclusão da compra seja necessário o preenchimento com diversos dados.

Isso certamente será uma dificuldade do usuário concluir a compra, por isso, preencha de forma automática o máximo de dados que puder.

Uma experiência do usuário para aumentar as vendas trará a menor quantidade possível de campos para o usuário preencher.

Se o usuário já está logado, você provavelmente já possui seu nome e endereço de e-mail e através do IP de acesso, você consegue facilmente definir o país de onde o usuário está acessando o site.

Se ele estiver num dispositivo móvel, você pode pedir acesso ao gps do dispositivo e determinar a localização dele com base nesse dado. Lembre-se de pedir a permissão de uso do gps apenas no momento do preenchimento de dados.

Preencha quantos campos forem possíveis para diminuir o número de campos que o usuário precisará preencher.

Também deixe ativos os recursos de autocompletar nos campos do formulário.

Muitas vezes os navegadores guardam as informações preenchidas anteriormente e assim eles podem acabar ajudando o usuário e também a empresa a preencher de forma rápida um formulário.

Se o e-commerce pede login e senha para o usuário concluir a compra, dê a opção do usuário deixar salvo as informações que ele já preencheu anteriormente.

Nas próximas compras, preencha todos os campos com as informações que ele salvou e dessa forma as próximas compras do usuário serão bem mais rápidas e oferecerão uma experiência muito melhor que na primeira vez.

Responsivo é obrigação

Uma experiência do usuário para aumentar as vendas certamente deverá contar com um site responsivo.

Um site responsivo irá se adaptar a diferentes tamanhos de tela e dispositivos. Isso quer dizer que seu usuário pode acessar o site do computador e do celular que ele poderá realizar as compras sem dificuldades.

Atualmente mais da metade dos acessos à internet no Brasil acontece através de celulares. Isso significa que provavelmente a maioria dos seus acessos vêm desses dispositivos.

Usabilidade dos teclados em celulares e tablets

A boa experiência do usuário para aumentar as vendas irá exibir o teclado ideal para cada tipo de dado necessário nos formulários.

Muitos não sabem, mas dependendo do tipo de campo dos formulários, o teclado dos celulares pode ser alterado.

Campos de tipo número mostram um teclado de apenas números (o que pode facilitar o usuário preencher o formulário).

Campos do tipo data oferecem ao usuário um calendário para ele selecionar a data e assim por diante. Existem diversos tipos de campos, adequados aos diferentes tipos de informações.

Destaque o que é importante, principalmente em dispositivos móveis

Uma boa UI fará o usuário entender claramente o que ele deve fazer. Use cores chamativas (como laranja, azul, verde, etc) para destacar seus botões de ação.

Em dispositivos móveis podemos ir ainda mais longe, mantendo os botões de ação da mesma largura do site, sempre respeitando a margem geral.

Funcionalidades

Uma boa experiência do usuário para aumentar as vendas irá oferecer funcionalidade importantes para o cliente.

Sabemos que num e-commerce, um dos principais fatores de conversão é a imagem dos produtos.

Para aumentar as vendas, é preciso entender que os clientes desejam ver boas imagens do que eles estão prestes a comprar.

Uma funcionalidade que poderá aumentar as vendas é a função de zoom ao passar o mouse ou dedo por cima da imagem, permitindo o cliente ver em detalhes o produto.

Esteja atento às boas práticas para o Google

Veja o estudo do Google sobre 25 técnicas infalíveis para ter o melhor site mobile e tente aproveitar para revisar o site da sua empresa.

 

Use estas dicas para melhorar a experiência do usuário em sua loja online ou física e aumente suas vendas.

Veja também nosso artigo com 8 Dicas para deixar seu e-commerce mais próximo do sucesso, com dicas para boas fotos, descrição de produtos, etc.

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