9 Passos Para o Seu Instagram Crescer Organicamente

Antes de mais nada, se você está iniciando no mundo do marketing digital, seja para alavancar o seu negócio ou pelo próprio marketing digital, você já deve saber que o Instagram é uma das redes sociais mais importantes para gerar leads (possíveis compradores). Isso porque o IG oferece uma das principais táticas do marketing digital que é o marketing de conteúdo.

Em outras palavras, o marketing de conteúdo é uma estratégia, assim como outras dentro do marketing digital, para produzir conteúdo para um determinado tipo de público. Este conteúdo deve ser informativo, ou seja, para manter o público interessado e fiel, e com isso vai te ajudar a:

  • Manter e aumentar interação com a marca
  • Melhorar pós-venda
  • Ganhar confiança do público
  • Adquirir propagadores da marca
  • Nutrir base de leads
  • Aumentar visibilidade na internet

Neste sentido, podemos entender que todos estes elementos são importantes para trabalharmos com os leads até que eles estejam no fundo do funil, para a venda ser concretizada, a final, como alguém vai comprar o seu produto sem saber dele e adquirir confiança?

Segue abaixo uma lista com os tópicos que serão abortados, para auxiliar sua leitura!

Mas por que conteúdo pelo Instagram?

Assim como a ideia é que sua marca tenha conteúdos espalhados por várias redes sociais, como blogs, Telegram, o próprio e-mail (no envio de Newsletter), etc., ah, estamos falando aqui no conteúdo estático, em formato de texto/imagem, pois ainda temos o Youtube para vídeos, e por ai vai, o Instagram deve ter uma atenção especial para o seu negócio. Por conta dos números de usuários e sua popularidade.

O Instagram é a 3º rede social mais usada, com 1.158 bilhão de usuários, sendo que a primeira é o Facebook e a segunda é o Youtube.

De acordo com uma pesquisa feita pela Kantar, Cuponation e IPos, 83% das pessoas já compraram pelo Instagram e 85% acreditam que o Instagram é um novo meio de encontrar produtos.

O motivo de você escolher o Instagram e apostar nele, é que o Instagram é uma rede social de fácil assimilação, e oferece um recurso interessante que são as imagens, ou seja, você pode criar os seus textos e conteúdos através de:

  • Frases de repetição
  • Infográficos
  • Mapas mentais
  • Listas

Em suma, o Instagram é o local onde você vai postar conteúdos mais resumidos e visuais, não é um local por exemplo para você escrever um artigo de mil palavras, e o fator positivo disso tudo é que o seu conteúdo vai direto ao assunto.

Ao passo que o tráfego orgânico é o melhor jeito de conseguir leads e impulsionar sua marca, o tráfego orgânico nada mais é, quando o seu site é encontrado através dos mecanismos de busca de forma gratuita, ou seja, espontânea, mas engana-se se você acha que não tem estratégias dentro disso.

Para que seu site esteja no topo das buscas e atinja mais seguidores, você deve utilizar algumas técnicas, como o engajamento, então vamos aos 9 Passos Para o Seu Instagram Crescer Organicamente?

  1. Gerir identificação

Em primeiro lugar, você deve criar posts em que o seu público se identifique, e o ponto fundamental para que isso ocorra, é que você entenda o seu público, na qual chamamos de persona. Para isso, você deve observar suas dores. O que o seu público busca?

Ex: seu público é composto por mulheres de 50 anos que são inseguras em relação ao corpo e você vende produtos fit, ou tem uma academia, então trabalhe com esta dor, crie conteúdos sobre como esta mulher de 50 anos pode melhorar a sua alimentação, emagrecer, trabalhar com a ansiedade, etc. Não faz sentido neste caso, criar conteúdos que fuja desta realidade, como ganhar músculos, e focar no público masculino.

  1. Conteúdos mais pop

A ideia aqui é você inserir conteúdos da cultura POP, ou seja, memes famosos, tirar alguma lição de algum filme ou livro do momento que tenha a ver com o seu público e coisas do gênero.

  1. Faça lives

As transmissões ao vivo, ainda mais na pandemia, são uma ótima forma de ajudar no seu negócio, justamente pela interação com o público e por causar a sensação de urgência, pois será apenas naquele horário (fica a dica para você não deixar gravado, ou utilizar esta gravação posteriormente, como um bônus). Geralmente é através das lives que são feitos lançamentos para um produto pago, porque é o momento em que está todo o mundo ali prestando atenção no conteúdo que você está entregando gratuitamente, para falar deste produto pago.

  1. Faça stories

O stories é outra ferramenta que ajuda no alcance, a dica em relação ao algoritmo é que você mantenha a consistência dos posts e stories, quanto mais conteúdo você fizer, mais pessoas você vai interagir, claro, toda esta construção não é de um dia para o outro, é com o tempo.

  1. Temas polêmicos

Outro fator importante é o posicionamento, o público gosta de pessoas com opinião forte, se você é um influenciador, é importante ter o seu ponto de vista sobre os temas e principalmente sobre temas polêmicos. Ser do contra também é atrativo, a final, de que adianta se a maioria fala a mesma coisa e tem a mesma opinião sobre um assunto?

  1. Conteúdo viral

Pense em conteúdos que vão causar grande repercussão, aquele com mais salvamento, compartilhamento, marcações, que vai gerar o famoso efeito manada.

Use: gatilhos mentais, storytelling, temas atuais, relevantes e humor.

  1. Post de engajamento

Nesse meio tempo, em que você faz tudo isso, você deve engajar o seu público e para isso, eu cito uma leitura bem interessante do Manuel Castells, em que ele faz uma comparação das redes sociais com a Roma antiga. Naquela época, haviam praças em que o pessoal se reunia para falar sobre o que estava acontecendo e isso se iniciava com perguntas, neste sentido, a ideia é que você trabalhe com posts que inicie um diálogo entre os seguidores. Peça para deixarem comentários, marcar outras pessoas, contar sua história, o que eles acham etc.

  1. Sempre use hashtags

As hashtags são uma forma de aumentar consideravelmente o desempenho do seu perfil, ajudando no crescimento de forma orgânica. Escolha sempre as hashtags certas e uma dica é: pesquise sobre as mais buscadas e as mais estratégicas.

  1. Trabalhe o visual do seu Insta

Por último, mas não menos importante, dê atenção ao aspecto visual, procurando deixar o mais atraente possível, pesquise sobre as cores, fontes, defina um tema padrão e uma paleta de cores padrão, use um ou dois filtros.

A Biografia é muito importante, utilize head lines (títulos) atrativos, pois é o seu cartão de visita. Votando ao exemplo da academia ou produtos fits:

“Ajudo mulheres de 50 anos a resgatarem sua autoestima através dos nossos produtos e serviços”.

Concluindo, o Instagram precisa ter toda uma estratégia por trás, não é simplesmente sair postando o que vier à sua cabeça, você deve analisar o público, montar a sua persona, ler os comentários, buscar entender o que eles procuram e a partir daí elaborar estas estratégias deste artigo.

Lembre-se que a internet não é estática, então as coisas mudam, inclusive os algoritmos, logo, tenham em mente que você deve estar atento sempre, além de testar, a palavra do marketing digital é TESTAR. Teste cores, posts, o que pega mais, o que o público interage mais, qual palavra chama mais atenção “sonho” ou “meta”, e assim por diante.  

Comenta aqui se este artigo foi útil e o que você gostaria de encontrar por aqui

Boas vendas e até a próxima!

Últimas postagens

Solicite agora um orçamento do seu site focado em vendas

Obrigado pela sua mensagem. Em breve retornaremos o contato.
Erro. Favor verifique a sua conexão com a internet e envie novamente.

Outros serviços

material gráfico

Material Gráfico

serviços  marketing digital

Marketing Digital

serviços manutenção de sites

Manutenção de sites

serviços e-commerce

Sites E-Commerce

serviços google

SEO e Anúncios Google

Cases

Facebook

Onde nos encontrar

 Rua Gomes Jardim, 49, Sala 301, Centro,
Novo Hamburgo - RS

Nos acompanhe

WhatsApp

Solicite agora um orçamento que atende suas necessidades

Obrigado pela sua mensagem. Em breve retornaremos o contato.
Erro. Favor verifique a sua conexão com a internet e envie novamente.