7 Gatilhos Mentais para Usar No Instagram e Atrair Mais Clientes

O Instagram é uma das várias ferramentas digitais para você divulgar o seu negócio e vender, justamente por estabelecer uma relação mais estreita com o público, porém, não basta apenas ter uma conta no Instagram e sair postando aleatoriamente, se você leu nosso artigo em que ensinamos os “9 Passos Para o Seu Instagram Crescer Organicamente” 9 Passos Para o Seu Instagram Crescer Organicamente (acaowebsites.com.br) você percebeu que existem estratégias para criar uma relação mais próxima com o público para depois começar a vender.

Contudo, se destrincharmos um pouco mais, quando falamos de marketing de conteúdo principalmente, devemos pensar em mais uma estratégia, que são os gatilhos mentais e são sobre eles que vamos falar hoje.

Para auxiliar sua leitura, segue abaixo uma lista com links dos tópicos que serão abordados neste artigo. 

O que são gatilhos mentais?

Sabe quando você compra um produto e nem se deu conta, pois não estava nos seus planos? É exatamente este o poder dos gatilhos mentais sobre as vendas.

Neste sentido, gatilhos mentais são estímulos enviados para o nosso cérebro para realizar uma determinada ação e esta ação passa a ser automática, como um hábito.

Entendendo um pouco mais sobre o nosso cérebro

O nosso cérebro trabalha bastante, com isso, ele tenta a todo momento poupar energia, quanto menos gastar, melhor pra ele, nesse sentido, tudo que for automático, poupando-o de pensar, será bem-vindo, logo os gatilhos mentais ajudam nosso cérebro a poupar certos pensamentos.  

Em outras palavras, é por isso que é importante usar gatilhos mentais para persuadir na hora de usar as estratégias de venda e de marketing, pois vão te ajudar a faturar muito mais todos os meses.

 Todavia, é importante ressaltar que persuasão e manipulação são duas coisas diferentes.

  • Persuasão: envolve detalhes e características positivas, você vai apenas dar um “empurrão” para onde essa pessoa deseja ir, é uma forma de incentivo, em outras palavras, você vai fazer com que ela perceba algo que ela já quer.
  • Manipulação: a manipulação é quando a pessoa é forçada a fazer algo que não quer, envolve características negativas.

Sobre o uso dos gatilhos mentais, além dos posts no instagram, você também pode utilizá-los:

  • Página de vendas
  • E-mail marketing
  • Conteúdo
  • Re-Marketing
  • Facebook
  • Youtube
  • Telegram

Então vamos aos gatilhos?

  1. Escassez

Este está por todos os lados, você provavelmente já deve ter escutado “por tempo limitado”, “últimas vagas”, “vagas limitadas”, “apenas hoje”, “os 10 primeiros que comprarem ganham bônus”.

Quando você escuta estas frases, seu cérebro logo pensa “preciso correr, caso contrário, eu vou perder”, e esta sensação de “eu vou perder”, my friend, é poderosíssima!

  1. Autoridade

Existem dois tipos de pessoas na nossa sociedade, aquelas que comandam e aquelas que seguem os comandos e a maioria das pessoas se concentra no segundo grupo, porque é mais fácil, além de que todos nós temos a necessidade de seguir alguém que tem mais conhecimento. Buscamos sempre um “guru” e não é diferente no marketing.

Pensa comigo: você vai comprar um curso de música, investimentos, marketing, etc., de alguém que tem e mostra os resultados por conta da experiência e estudos, ou de alguém que não tem case de sucesso, não sabe muito bem do que está falando, sem experiências, cursos, estudos, etc.?

Você pede e segue conselho de quem sabe do que está falando, passou pelas mesmas situações ou quem fala sem ter experiências e vivências neste assunto?

  1. Urgência

Não é novidade que a urgência seja um gatilho, já que estamos vivenciando um momento em que tudo é muito rápido, logo, estamos condicionados a querer as coisas de forma rápida também.

É o famoso exemplo “Apenas hoje você compra pela metade do preço”, “você tem 24 horas para aproveitar esta promoção”.

  1. Reciprocidade

É um gatilho interessante para criar conexão com o público. Sabe quando você ganha um presente e logo em seguida compra outro para a pessoa? É quase automático, não é? No marketing e nas vendas, a ideia é a mesma. Uma dica é enviar material gratuito, bônus, etc.

  1. Novidade

Outro gatilho interessante, o maior exemplo é a Apple, que usa bastante. Todos nós gostamos de novidades. Pense comigo, se você tem um curso, que tal no ano seguinte criar alguma novidade dentro dele? Acredite, muitas das pessoas que já fizeram, vão querer fazer novamente.

  1. História

Este gatilho merece um artigo só para ele, storytelling é uma ferramenta poderosa, pessoas adoram contar e escutar histórias, quer um exemplo? Literatura, séries de Tv, novelas, a própria bíblia, pintura nas cavernas, etc.

Muitas marcas utilizam este recurso, a Coca cola é um exemplo, quem não se lembra daquelas propagandas criativas e bonitas visualmente na época de natal?

Isso tudo porque a história nos leva pra dentro dela e a gente tem a sensação de estar vivenciando e sentindo tudo que se passa na história, ou seja, histórias nos envolvem.

  1. Exclusividade

Por último, o gatilho que escolhemos para você utilizar no seu Instagram e atrair mais seguidores e possíveis clientes, é a exclusividade, que traz aquela sensação de ser uma pessoa importante, valorizada.

Exemplo: conteúdos exclusivos, lista vip, cartão com desconto, etc...

Lembre-se que você pode usar mais de um, principalmente junto com a escassez, pense nas suas estratégias junto com as 9 dicas que demos para você fazer o seu Instagram bombar. E a última dica é, cumpra com as suas promessas, se você vai tirar o produto do ar em 24 horas, tire do ar, se você não tiver uma novidade, não fale que tem, as pessoas que te acompanha vão saber.

E agora, você vai colocar tudo isso em prática?

Deixe aqui nos comentários se você já conhecia e se sim, qual utiliza mais.

Até a próxima

Siga nosso INSTAGRAM

Veja mais conteúdo

Solicite agora um orçamento do seu site focado em vendas

Obrigado pela sua mensagem. Em breve retornaremos o contato.
Erro. Favor verifique a sua conexão com a internet e envie novamente.

Outros serviços

material gráfico

Material Gráfico

serviços  marketing digital

Marketing Digital

serviços manutenção de sites

Manutenção de sites

serviços e-commerce

Sites E-Commerce

serviços google

SEO e Anúncios Google

Cases

Facebook

Onde nos encontrar

 Rua Gomes Jardim, 49, Sala 301, Centro,
Novo Hamburgo - RS

Nos acompanhe

WhatsApp

Solicite agora um orçamento que atende suas necessidades

Obrigado pela sua mensagem. Em breve retornaremos o contato.
Erro. Favor verifique a sua conexão com a internet e envie novamente.