12 dicas para melhorar o engajamento no Instagram em 2019

Todas as empresas que possuem conta no Instagram e lidam diariamente com a plataforma já devem ter se perguntado “como faço para melhorar o engajamento no Instagram?”.

Para ajudar a responder essa pergunta, separamos 12 dicas que visam melhorar o engajamento no Instagram em 2019.

Antes de prosseguir, precisamos entender seu significado: afinal, o que é engajamento?

O engajamento no Instagram deve ser visto como a interação e o comprometimento criado no relacionamento entre cliente e marca.

Através do engajamento com o público, a empresa consegue formar um relacionamento de confiança com os clientes e fidelizar uma boa parte dessas pessoas.

O engajamento das pessoas com marcas e influenciadores se tornou um dos principais números a serem usados como métrica nos últimos anos.

Isso acontece porque não basta o número de seguidores, mas sim quantos desses seguidores de fato acompanham e interagem com a marca ou pessoa.

Melhorar seu engajamento deverá ir em linha com a ideia de melhorar seu relacionamento com o público.

Agora, que entendemos o que é, daremos dicas de como melhorar o engajamento no Instagram.

Importante: A partir deste ponto, vamos assumir que sua empresa tenha uma conta comercial/profissional do Instagram.

Se ela ainda não é, acesse as configurações da sua conta e faça a conversão pois você precisará utilizar as ferramentas de análise que só estão disponíveis neste tipo de conta.

Descubra o que seu público quer ver

O primeiro passo para melhorar o engajamento no Instagram é conhecer seu público.

Para visualizar informações básicas do seu público, vá na aba do seu perfil, toque no ícone do menu (aqueles três risquinhos no canto superior) e toque em informações.

Nesta aba, você poderá ver informações sobre seu público como gênero, faixa etária, etc. Ter essas informações é importante, mas apenas isso não irá responder o que seu público quer ver nem melhorar o engajamento no Instagram.

Para você melhorar o engajamento no Instagram, você deve investir seu tempo em conhecer seu público, trazendo tipos de conteúdo diferentes.

Aposte em humor, dicas relacionadas ao seu negócio, frases para reflexão, etc.

Você deverá encontrar um tipo de conteúdo que gera mais interação e resultados com seu público. Sabendo isso, busque investir seu tempo na criação de mais conteúdos desse tipo e assim será possível melhorar o engajamento no Instagram.

Neste experimento, provavelmente você já sentirá uma melhora no engajamento, mas entender seu público é o primeiro passo para você melhorar o engajamento no Instagram.

Crie sua identidade visual

A identidade visual é um ponto importante a ser levado em consideração quando se trata de melhorar o engajamento no Instagram.

Um perfil com uma boa identidade visual geralmente tem uma aparência mais comercial e se torna fácil de ser reconhecido.

Dicas poderosas para deixar seu perfil atraente e melhorar o engajamento no Instagram:

  • Use a mesma fonte que seu logotipo ou alguma muito similar.
  • Crie uma pequena paleta de cores baseada nas cores do logotipo
  • Crie as capas dos seus destaques dos Stories usando uma ou mais cores da paleta e também a fonte. Um app que pode ser útil é Highlight Cover Makek, disponível para Android e iOS
  • Use ícones para deixar seu perfil um pouco mais descontraído ao criar a capa dos destaques.

Seguindo estes passos, você terá um perfil com aparência muito mais profissional e certamente poderá melhorar o engajamento no Instagram.

Agora que você ajeitou a aparência inicial do seu perfil, vamos ao segundo passo da identidade visual: suas publicações.

É interessante que suas publicações também tenham seu logo e de preferência usem a cor principal da paleta criada.

Dessa forma, será fácil de reconhecer todas as suas publicações pois elas terão um padrão visual e dessa forma você poderá melhorar o engajamento no Instagram.

Use conteúdos deslumbrantes

Não é novidade que a essência do Instagram é ser uma rede social visual e emotiva.

Se você quer melhorar o engajamento no Instagram, você deve utilizar imagens ou vídeos que sejam impossíveis do seu público ignorar.

Uma dica simples e muito eficiente é você trabalhar as cores das suas postagens para que tenham a ver com sua empresa e sejam belas, tornando possível melhorar o engajamento no Instagram

Confira nossa próxima dica sobre como editar fotos de forma profissional para melhorar o engajamento no Instagram.

Edite suas fotos como profissional

Geralmente, fotos para Instagram têm boa nitidez e cores mais vivas fazem bastante sucesso e ajudam a melhorar o engajamento no Instagram.

Para editar suas fotos pro Instagram, é aconselhável você usar softwares de edição de imagens como o Photoshop ou Lightroom.

No Photoshop, use o plug-in nativo chamado Camera Raw, onde você terá acesso a diversos recursos para realizar retoques nas suas imagens e melhorar o engajamento no Instagram.

Estes são as possíveis edições que você deve realizar:

  • Balanço de brancos
  • Saturação
  • Nitidez
  • Contraste
  • Níveis de pretos e brancos

Se você estiver trabalhando com fotos de pessoas para o Instagram, você também pode usar a ferramenta Pincel de Recuperação para Manchas (o ícone lembra um curativo) para retirar pequenas manchinhas da pele automaticamente.

Se não for possível o uso de programas no computador, a dica para os dispositivos móveis é utilizar o app Snapseed, disponível para Android e iOS.

Com ele você pode usar tanto as ferramentas avançadas de retoque, quanto presets.

Edite suas fotos para melhorar o engajamento no Instagram.

Ainda é possível salvar os efeitos e configurações das ferramentas em novos presets, facilitando o uso no dia a dia.

Dedique seu tempo para tratar as suas fotos e vídeos e dessa forma será possível você melhorar o engajamento no Instagram.

Use os Stories

Fazer bom uso dos Stories é algo que fará melhorar o engajamento no Instagram.

Observe como influenciadores usam seus Stories para compartilhar o que estão fazendo e melhorar o engajamento no Instagram, deixando o relacionamento com seus seguidores mais pessoal e próximo.

Está é uma boa estratégia para criar um relacionamento aberto com seu público e melhorar o engajamento no Instagram.

Usando os Stories do Instagram, você ainda pode realizar enquetes e assim pode conhecer melhor seu público e melhorar o engajamento no Instagram.

Você também pode permitir que seus seguidores façam perguntas ou repostar publicações de pessoas que estão falando bem do seu produto ou serviço, dessa forma você irá melhorar o engajamento no Instagram.

Também é possível divulgar links das suas outras redes sociais em contas que tenham mais de 10.000 seguidores.

Use estas dicas para melhorar o engajamento no Instagram.

Qual tipo de conteúdo gera maior engajamento

O é mais efeito para melhorar o engajamento no Instagram? Fotos ou vídeos?

Os melhores tipos de conteúdo que irão melhorar o engajamento no Instagram são vídeos dos bastidores, dicas de conteúdos da sua área, frases motivacionais, entre outros conteúdos.

Dê preferência pelo uso de vídeos em suas publicações pois eles costumam manter a atenção do usuário e têm maior chance do usuário interagir e melhorar o engajamento no Instagram.

Pesquise por hashtag relevantes

Para melhorar o engajamento no Instagram, evite hashtags genéricas como #Amor e #Comida nas suas publicações.

Essas tags podem trazer bastante visualizações, porém essas pessoas normalmente não têm um real interesse na marca. Dê preferência para hashtags mais focadas no seu produto ou serviço.

Use o buscador do Instagram ou então este outro buscador de hashtags para pesquisar tags que façam sentido para sua publicação.

Usando as hashtags corretas você irá melhorar o engajamento no Instagram.

Use chamadas para ação

Por mais que o Instagram seja uma rede social de natureza visual, você não deve esquecer de usar Chamados de Ação em suas publicações para melhorar o engajamento no Instagram.

Use os Call to Action (CTA) de acordo com sua publicação. Se você está anunciando um produto, poderia ser “peça o seu no link da bio”. No caso de um serviço, poderia ser “entre em contato e peça um orçamento”. O uso de CTAs irá melhorar o engajamento no Instagram

Para melhorar o engajamento no Instagram, uma das opções de CTA seria “conte pra gente o que você acha disso”.

Pesquise também quais CTAs o que seus concorrentes usam para ter uma boa ideia de qual o mais indicado para suas publicações e assim poder melhorar o engajamento no Instagram.

Crie legendas diferentes e atrativas

Em linha com o uso de CTA nas legendas, você não deve esquecer que este espaço também é muito importante para melhorar o engajamento no Instagram.

Em geral, os usuários dessa plataforma não esperam um tom formal e sério, por isso aposte em legendas criativas e diferentes do comum.

Use emojis para complementar suas legendas e torna-las mais descontraídas. Esta tática tende a ter ótimo retorno para melhorar o engajamento no Instagram.

Vamos para as dicas matadoras de como criar boas legendas:

  • Coloque as palavras mais importantes (e interessantes) no início das legendas.
  • Reescreva sua legenda num rascunho quantas vezes forem necessárias.
  • Tire os termos desnecessários
  • Experimente contar uma história (storytelling)
  • Crie legendas com até 138 caracteres. Mais que isso será ocultado e o usuário terá de tocar no botão mais para ler.

Publique conteúdo de qualidade

No inglês existe uma expressão chamada “eye catching”, que pode ser traduzida como atraente ou de forma mais literal como fisga-olho.

Essa expressão transmite exatamente o que sua publicação deve ser. Ela deve atrair o olho do usuário para que ele preste atenção na sua mensagem e através disso você possa melhorar o engajamento no Instagram.

Você deve ter em mente o que seu usuário deseja ver para proporcionar a ele um conteúdo relevante e que também seja de qualidade.

Poste de forma frequente

Para ser lembrado, você precisa ser visto.

Seguindo está lógica, podemos afirmar que suas postagens devem ser frequentes o suficiente para que as pessoas não esqueçam da sua marca.

Recomendamos que você poste no mínimo de duas a três vezes por semana, mas tenha em mente que quanto maior a frequência mais resultados irão aparecer e de forma mais rápida também.

Esteja atento às oportunidades (como usar marketing de oportunidade)

As redes sociais (e a internet também) têm um fluxo de conteúdo muito dinâmico e rápido.

A informação de hoje já estará muito defasada amanhã, por isso aproveite as oportunidades quando elas surgirem.

Essa pode ser uma das chaves para ter sucesso no Instagram e melhorar o engajamento no Instagram.

Você pode aproveitar programas com grande audiência (como MasterChef, The Voice e novelas) ou mesmo séries populares (como Stranger Things) para realizar marketing de oportunidade e melhorar o engajamento no Instagram.

Uma dica para você se inspirar é o perfil do twitter @NetflixIsAJoke. Este perfil é oficialmente administrado pela Netflix e faz marketing de oportunidade com as séries da empresa, sempre com muito humor.

Estas foram as dicas de ouro para você melhorar o engajamento no Instagram.

Recomendamos a leitura de outra publicação para saber Como tirar fotos impactantes dos seus produtos. Esta dica também irá ajudar você na hora de publicar seus produtos no Instagram.

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