10 Dicas para você ter sucesso nas fidelizações do seu Instagram

Um cliente fidelizado, é um cliente que compra o seu produto ou serviço, gosta do que você entregou para ele e compra novamente, além de te indicar para outras pessoas.  Mas não se engane, antes de mais nada, você deve aplicar um conjunto de estratégias para que os consumidores continuem comprando com frequência e acabam por te escolher ao invés da concorrência. Por exemplo, quantas vezes você comprou um produto em que na maioria das vezes era mais caro, porque você já conhecia a empresa, sabia que o produto era bom, entregava no prazo etc.

É isso que é a fidelização, é tornar seu produto ou serviço especial e existem estratégias para que isso aconteça, neste artigo, separamos 10 dicas para você ter sucesso nas fidelizações do seu Instagram, vamos a elas:

  1. Escute seus clientes

Seu cliente tirou um tempinho para te dar uma devolutiva, tanto positiva como negativa, o mínimo que você deve fazer é responder de volta. Esta atitude mostra que o cliente é importante para você.

Ao escutar os seus clientes, você também ganha aplicando melhorias no seu negócio, além de estreitar o relacionamento com eles.

  1. Dá-lhe Marketing de conteúdo

Essa é uma estratégia coringa, pois é uma das principais dentro do marketing digital. Não é uma estratégia apenas para atrair leads, é também um método de fidelização.

Você sabia que o conteúdo é um dos métodos que mais atraem público? Ele é importante, pois:

  • Demonstra conhecimento e autoridade para seus clientes e seguidores;
  • Aumento de tráfego orgânico;
  • Aproximação com o cliente;
  • Criação de identidade;
  • Está ligado ao aumento de vendas.

Se você tem um e-commerce e não possui blog nem Instagram, está perdendo de atrair mais clientes e com isso, perdendo de vender.

Faça uma conta no WordPress (é uma plataforma de gerenciamento de blogs e sites), outra no Instagram, comece a publicar conteúdo ou contrate redatores freelancer para fazer esta parte para você, pagando por textos. Ele é um ótimo site para o marketing digital, pois recebe mais de 20 bilhões de visualizações de páginas por mês, na língua portuguesa é a 4º mais acessada. Outro ponto para o WordPress são os plugins, o site conta com mais de 50 mil, em que você pode usar para otimizar o seu site.

Alguns plugins indispensáveis para te ajudar nos seus conteúdos:

  • Yoast SEO: é o mais popular, ele analisa o post buscando informações como: legibilidade, palavras-chave, palavras de transição etc.
  • Sitemap XML: para ranquear o seu site, os mecanismos de busca indexam o seu blog e é feito através do sitemap, que é nada mais nada menos que uma lista de todas as páginas do seu site. Porém, as vezes a forma automática que o WordPress faz não é detectado pelo google, por exemplo, é aí que entra esse plugin.
  • All in one Schema Rich Snippets: é uma forma mais fácil de aumentar o tráfego de busca sem precisar entender muito de programação, pois o Rich Snippets (forma de aumentar o tráfego) requer conhecimento do Schema Markup (uma linguagem de programação, assim como o HTML).

Podemos escrever um artigo apenas sobre WordPress e plugins de tanta coisa que existe. Pois não tenha medo, é uma plataforma simples para você colocar os seus textos, depois vai adquirindo conhecimento, criando landing pages e assim por diante.  

  1. Interação nas redes sociais

Esse é um dos motivos pelos quais as redes sociais são tão importantes para o marketing digital e consequentemente para as vendas, pois possibilita que a mensagem seja entregue direto ao público e com isso permite a construção de um relacionamento.

Empresas grandes como a Netflix, interage respondendo os comentários. Faça da mesma forma, comente, brinque, escreva comentários engraçados, ajude, este é o caminho.

  1. Programas de fidelidade

De acordo com Sirdeshmukh, Singh e Sabol (2002), lealdade pode ser definida como uma intenção comportamental de manter um relacionamento duradouro com uma marca, e os programas de fidelidade garantem esta fidelidade.

Uma matéria publicada no SEBRAE, mostra que a fidelidade foi uma das estratégias para melhorar o relacionamento com o público durante a pandemia, com o intuito de não haver tantas quedas nas vendas.

No final do artigo, listamos algumas ideias para programas de fidelidade para você implementar no seu negócio.

  1. Newsletter, materiais institucionais e conteúdos segmentados

O e-mail ainda continua sendo uma forma de ligação entre você e o seu cliente. Através dele que você vai enviar materiais institucionais, sempre que houver algo importante ou interessante acontecendo.

Os conteúdos também podem ser enviados em forma de newsletter, além da relação de pós-venda através do e-mail marketing.  

Já os conteúdos segmentados, são materiais específicos e diferenciados para um púbico distinto, atraindo um público mais seleto.

  1. Identidade forte

O melhor exemplo que eu posso dar é das capinhas do Iphone que tem um espaço para que a marca não seja encoberta. Sabe o motivo disso acontecer? Porque a identidade da marca é impactante, forte.

No caso do Iphone também é por status, porém, a identidade também pode trazer outras sensações, como inovação, aventura ou por ter um desenho bonito.

Quando você for montar o seu negócio, pense em 3 poderosos recursos:

10 Dicas para você ter sucesso nas fidelizações do seu Instagram

 

  1. Missão: razão pela qual a empresa existe
  2. Valor: ideais e atitudes
  3. Visão: onde a empresa deseja chegar

Estes recursos garantem uma identidade para a sua empresa e qual será finalidade dela, por esta questão, busque quando for criar a identidade visual da marca, algo que transpareça o valor, a missão e a visão do seu negócio.

Exemplo: você pode ter uma lanchonete vegana que defende a produção de pequenos produtores, uma livraria em prol da educação e assim por diante. Mostre a sua causa aos seus clientes e eles terão a honra de ser fiel ao seu produto, marca ou serviço.

  1. Resolva os problemas (suporte técnico)

Não tem como não pensar nesta etapa, é a mesma questão do item número 1, ter contato com o cliente, escutá-lo e principalmente, quanto mais rápido for a resposta, melhor.

Muitas empresas têm com meta o alcance das notas 9 e 10 para atendimento e não é à toa. Ninguém quer ficar sem resolução do seu problema ou esclarecimento de uma dúvida.

É importante treinar sua equipe, ou caso você esteja começando e seja apenas você com você mesmo, o hábito de responder e resolver os problemas com simpatia.

  1. Ofereça incentivos e serviços adicionais

Sobre os incentivos, uma ideia interessante é dar descontos, uma versão demo para conhecer o produto ou serviço, se você é professor de idiomas, pode dar uma aula gratuita teste, ou você pode fechar um pacote de 3 meses que seriam 12 aulas e acrescentar mais uma de graça.

Que tal você oferecer um guia, tutorial ou e-book sobre como funciona o produto ou ferramenta, já inserindo algumas dúvidas respondidas?

  1. Materiais auxiliadores

Um dos mais marcantes e talvez o primeiro marketing de conteúdo de que temos notícias é o Guia Michelin.

Michelin é uma marca de pneus francesa, que em 1900, lançaram um guia com informações sobre hotéis e restaurantes, sendo que na época, havia apenas 3 mil veículos na França.

A ideia deste guia, é que os viajantes pudessem explorar estes lugares, gastar os pneus e comprar outros novos. A primeira edição teve 35 mil cópias e foi distribuída de graça.

Você também pode criar matérias que respondam as dúvidas, que fale um pouco do produto/serviço, sua história, como funciona, isso ainda ajuda no reconhecimento do valor do que você está oferecendo.

  1. Webinars

Por último, os webinars, que vem da junção web-based+seminar. É um seminário ou conferência que ocorre ao vivo. São eventos privados em que os participantes precisam se registrar (diferente da live) e o foco principal são as vendas.

Você pode fazer treinamentos, apresentação/introdução do produto, curso, fazendo com que seu cliente tire mais proveito e entenda melhor o que você tem a oferecer.

Agora, vamos entender quais são as vantagens de pensar na fidelização do seu negócio:

Quais são as vantagens?

  1. Novos clientes à vista

Este é um dos principais motivos, pois clientes satisfeitos indicam para outras pessoas, é uma das estratégias do crescimento orgânico. Tenho amigos professores, que conseguiram seus alunos através de outros alunos que os indicaram.

  1. Redução de investimento em marketing

Aqui, podemos pensar no exemplo das indicações e sistema de fidelização bem planejado. Os esforços e gastos com publicidade paga será menor, pois a sua melhor propaganda, será o seu trabalho de ótima qualidade.

  1. Preços atrativos para você

Por fim, a precificação, que se tratando de clientes fiéis, o mesmo pode ser mais valorizado, isso porque os clientes vão optar pelo seu produto e o preço não será o fator principal.

Exemplos de programas de fidelidade que você pode aplicar:
  1. Cartão carimbo: funciona assim, você dá um cartão para o cliente e toda vez que ele comprar no seu estabelecimento, o cartão será carimbado. Na 5ª vez, 10º vez, etc. (você escolhe) que ele fizer uma compra, a próxima será de graça, esta opção é bem comum em lanchonetes.
  2. Cashback: um dos queridinhos dos consumidores. O cashback é quando você compra um produto e recebe uma porcentagem do valor de volta. Os mais conhecidos são: Méliuz e AME Digital.
  3. Milhas: são oferecidas pelas companhias aéreas ou cartões de crédito, em que você acumula pontos toda vez que viajar com determinada empresa, depois, estes pontos serão convertidos em passagens, prêmios ou bônus.
  4. Bônus: outro queridinho dos compradores. Você pode oferecer desde brindes (quando são produtos físicos) a bônus digitais, como cursos, lives fechadas, vídeos, e-books etc.  
  5. Parcerias com outras empresas de outros segmentos: por exemplo, uma empresa do segmento de telecomunicações pode firmar parcerias com companhias de teatro, mercados etc. Se você assinar o plano, você ganha descontos nestes produtos ou até alguns produtos e serviços de graça.

Como resultado, observamos o quão benéfico é o sistema de fidelização para o seu negócio, fique sempre atento ao histórico de compras de cada cliente, pensando que um produto, na maioria das vezes, gera a necessidade de outro produto.  Se você gostou destas dicas, saiba que em nosso blog existem outras sobre Instagram, e-commerce, vendas, marketing digital etc.  Boa leitura e até a próxima.

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